Media centers

25/08/2016 06h00 - Atualizado em 25/08/2016 06h00

Roku: veja se vale comprar o rival do Chromecast no Brasil

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

O Roku é um set-top box campeão de vendas nos Estados Unidos. O aparelho permite acesso a serviços de streaming, aplicativos, espelhamento de Android e Windows, além de uma grande quantidade de canais por assinatura. Fácil de usar e cheio de recursos, o dispositivo começou a ganhar espaço no Brasil, onde é importado de forma extra-oficial. 

Chromecast: veja alternativas ao dongle do Google para comprar no Brasil

Mas será que vale a pena investir em um Roku ao invés do rival Chromecast, ou da concorrente Apple TV, que vendem oficialmente no mercado nacional? A seguir, saiba em detalhes quais são as vantagens e desvantagens do aparelho que permite transformar TV comum em Smart.

Concorrente do Chromecast tem conteúdos bloqueados no Brasil (Foto: Divulgação/Roku)Concorrente do Chromecast tem conteúdos bloqueados no Brasil (Foto: Divulgação/Roku)

Especificações

O Roku existe em dois formatos: o dongle, bem similar ao Chromecast, e um set-top box, mais parecido com a Apple TV, chamado de Roku 3 (ou o Roku 4, compatível com 4K). Nos dois casos, o dispositivo tem especificações técnicas adequadas à tarefa de reproduzir vídeo em alta resolução na sua TV.

Em termos de especificações técnicas, no entanto, o investimento mais inteligente recai sobre o Roku 4, modelo mais atual e compatível com a transmissão de 4K (UltraHD). Entretanto, no Brasil, o padrão ainda é bem difícil de ser encontrado em grandes conteúdos.

Compatibilidade

Roku 3 é o modelo mais comum no mercado brasileiro (Foto: Divulgação/Roku) (Foto: Roku 3 é o modelo mais comum no mercado brasileiro (Foto: Divulgação/Roku))Roku 3 é o modelo mais comum no mercado brasileiro (Foto: Divulgação/Roku)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Para controlar e usar o Roku, você não precisa de muita coisa. O recomendado é que tenha, ao menos, 1 MB de Internet para aproveitar o aparelho. Além disso, ao contrário do Chromecast, não é preciso usar o celular para controlar o dispositivo, que possui um controle remoto que pode ser personalizado.

O ponto forte do aparelho é o acesso a milhares de canais de TV via streaming, versatilidade que o tornou um produto muito popular no mercado norte-americano.

O Roku, com exceção do Roku 1, possibilita o streaming de tela de dispositivos com Windows ou Android. A transmissão é feita por um aplicativo específico, que torna o uso do dispositivo similar ao do Chromecast. Além disso, também é possível controlar o aparelho diretamente do celular por um app de controle remoto.

E o conteúdo?

Roku Streaming Stick é equivalente ao Chromecast em funcionalidades (Foto: Divulgação/Roku)Streaming Stick é equivalente ao Chromecast em funcionalidades (Foto: Divulgação/Roku)

Aqui as coisas começam a ficar um pouco mais complicadas. O Roku não é vendido oficialmente no Brasil e, por conta disso, a grande maioria dos canais acaba bloqueada a usuários com IPs de origem brasileira. Além disso, uma boa parte desses conteúdos só funciona com assinatura de TV, algo que pode tornar o uso do aparelho caro demais no país.

Entretanto, ao contrário do Chromecast, o Roku possui entradas USB e de cartão de memória, que permitem não apenas a expansão do armazenamento, mas acesso aos vídeos baixados da Internet. O Roku se dá bem com formatos populares de vídeo, como mp4 e mkv, possibilitando que usuários com bibliotecas grandes o utilizem para reproduzir o material em tela grande.

Nesse sentido, a compra do Roku pode ser atraente. Se você estiver disposto a abrir mão dos serviços que serão bloqueados por conta do IP brasileiro, ficando apenas com as funcionalidades e aplicativos básicos, como espelhamento de celular, Netflix e alguns outros, mais a possibilidade de assistir conteúdos baixados, o aparelho pode ser uma alternativa de media center interessante.

Entradas e saídas para acessórios

Roku 3 tem Ethernet, entrada para cartão microSD e porta USB para pendrive e HD externo (Foto: Divulgação/Roku)Roku 3 tem Ethernet, entrada para cartão microSD e porta USB para pendrive e HD externo (Foto: Divulgação/Roku)

A gente já adiantou esse aspecto no ponto anterior: o Roku possui entrada para cartão de memória microSD e para HD externo e pendrive via porta USB, nos modelos com formato maior, parecidos com a Apple TV.

Além disso, o equipamento pode ser conectado ao televisor via HDMI e possui porta Ethernet para conexão mais rápida e estável com a Internet (o Streaming Stick está limitado ao Wi-Fi).

Nos Roku 3 e 4 há ainda a possibilidade de conexão de fones de ouvido diretamente no controle remoto, proporcionando um isolamento bem interessante para quem quer ver TV sem incomodar.

Preço

Você pode encontrar o Chromecast facilmente por R$ 160, em um pacote que dá acesso a um produto oficialmente vendido no Brasil. Tudo funciona como deve e há grande oferta de aplicativos e serviços.

O Roku, por outro lado, não é bem assim. No país, o Roku 3 sai por R$ 799, preço alto e compatível com o cobrado pela Apple TV. Como não é vendido oficialmente por aqui, o aparelho acaba tendo uma grande parte de suas funcionalidades bloqueadas, tornando-se interessante apenas para um nicho de usuários que possuem muitos arquivos baixados da Internet. Para importar, o Roku 3 sai por US$ (R$ 375 em conversão direta, sem considerar frete e impostos).

No caso do Roku Streaming Stick, o aparelho pode sair por mais de R$ 375, preço alto para um dispositivo que, no Brasil, basicamente, oferece as mesas funções do Chromecast, tendo apenas o controle remoto como grande diferencial.

Roku 4 permite reprodução em 4K (Foto: Divulgação/Roku) (Foto: Roku 4 permite reprodução em 4K (Foto: Divulgação/Roku))Roku 4 permite reprodução em 4K (Foto: Divulgação/Roku)

Conclusão

O Roku, independente da versão, é um produto difícil de usar no Brasil por conta dos bloqueios de região que vetam o acesso a canais disponíveis no mercado norte-americano.

Mas, ao menos no caso do box Roku 3, é possível vislumbrar um uso mais interessante do dispositivo por usuários que possuem amplas bibliotecas de mídia em seus computadores. Pequeno, o modelo cabe em qualquer sala e permite conexão com unidades USB para distribuir conteúdo ao televisor.

Essa funcionalidade é chave para quem necessita de algo como o Chromecast, mas precisa de um dispositivo mais conveniente para reproduzir conteúdo baixado da Internet na tela da sala.

O que levar em conta na hora de comprar um Chromecast? Comente no Fórum do TechTudo

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Alvaro Pompeia
    2016-10-05T00:28:20  

    Ver filmes mp4, mkv, avi, fotos, videos basta apenas um pendrive de 32gb na faixa dos 30 reais. Basta ter usb na tv ou via home theater para quem ja tem.

    recentes

    populares

    • Alvaro Pompeia
      2016-10-05T00:28:20  

      Alvaro, com um media center você não precisa copiar arquivos nem ficar plugando e desplugando pen drive, porque ele vai acessar seus arquivos que estão no seu computador direto pela rede.

  • Marcos Amorim
    2017-05-04T17:20:00  

    Não sei se a resolução 4K para esses equipamentos são necessárias, posso estar escrevendo besteira, mas as Tvs que possuem essa resolução, acho que todas são Smart TV, daí não vejo porque utilizar o Roku ou Chrome Cast. É isso ou escrevi besteira?

    recentes

    populares

    • Marcos Amorim
      2017-05-04T17:20:00  

      Além de não servirem de media center (não dá pra acessar os arquivos do computador através de uma smart tv), essa tvs não costumam atualizar constantemente o netflix, por exemplo. Por isso o Netflix de um Chromecast costuma rodar mais liso

  • Vinicius Lacerda
    2016-11-28T01:27:46  

    Gostaria de saber onde eles encontram "facilmente por R$ 160,00" um Chromecast rsrs no mínimo uns R$ 240

    recentes

    populares

    • Vinicius Lacerda
      2016-11-28T01:27:46  

      Mercado Livre

    recentes

    populares

    • Vinicius Lacerda
      2016-11-28T01:27:46  

      Aqui no RJ tem um site chamado boadica, onde você encontra facilmente por volta desse preço

  • Ruido Rosa
    2016-08-26T05:03:41  

    Estudar, se instruir, ler livros de humanidades ninguem quer. quando chegar a velhice, amargarao uma vida 100% virtual. . muito significativo isto. 2 timoteo capitulo 3.......apostolo Paulo....

    recentes

    populares

    • Ruido Rosa
      2016-08-26T05:03:41  

      O mais engraçado é você criticar o uso das tecnologias usando ela.

    recentes

    populares

    • Ruido Rosa
      2016-08-26T05:03:41  

      Mínimo e cuidar cada um da sua vida ninguém quer. Gentinha insuportável

  • Silva Felipe
    2016-08-25T13:14:13  

    me ajudem aí galera, estou interessado em comprar um aparelho que tenha as mesmas funções ou até mais que o chromecast. quais que vcs me indicam?

    recentes

    populares

    • Silva Felipe
      2016-08-25T13:14:13  

      smart tv

    recentes

    populares

    • Silva Felipe
      2016-08-25T13:14:13  

      Eu uso um android stick mas já é um pouco antigo, hj em dia tem melhores. Entra no mercado livre e coloca android box ou android stick.

  • Deivison Sarraf
    2016-08-25T18:24:13  

    só abri por que li Goku.

    recentes

    populares

    • Deivison Sarraf
      2016-08-25T18:24:13  

      KKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    recentes

    populares

    • Deivison Sarraf
      2016-08-25T18:24:13  

      MITOU KKKKKKKKKKKKKK

  • Fabiano Mendes
    2016-08-25T10:38:41  

    Estão apagando meu comentario dando dica de outro aparelho;... pq será?

    recentes

    populares

    • Fabiano Mendes
      2016-08-25T10:38:41  

      É o megabox certo??? Tudo no vasco

    recentes

    populares

    • Fabiano Mendes
      2016-08-25T10:38:41  

      realmente apagam todos

  • Izael Fernandes
    2016-08-25T09:47:48  

    meu MXQ S8505 custou apenas 200 pilas e funfa kodi tranquilo, mais de 1700, canais funfando...

    recentes

    populares

    • Izael Fernandes
      2016-08-25T09:47:48  

      onde eu compro este S905 Adailson

    recentes

    populares

    • Izael Fernandes
      2016-08-25T09:47:48  

      alguém pode me informar por gentileza

  • Daniel Tavares
    2016-08-25T09:53:45  

    Prefiro o Cinebox ... entededores entenderão

    recentes

    populares

    • Daniel Tavares
      2016-08-25T09:53:45  

      Vendo por esses lados voce esta certo Fred. Entao vamos aguardar por uma lei que pna severamente todos os tipos de crimes com revisão deste codigo penal falido. Coisa que eu acho muito dificil acontecer.

    recentes

    populares

    • Daniel Tavares
      2016-08-25T09:53:45  

      Vamos lutar pela atualização e melhoramento das leis. Isso mesmo Jeferson. Pesquisar bem nosso candidato ao legislativo ou até candidatar-se (por que não?). Mas concordo contigo que as leis hoje estão longe de ideais.

  • Henrick
    2016-08-25T22:16:25  

    meu cinebox e muito melhor kk

    recentes

    populares

    • Henrick
      2016-08-25T22:16:25  

      prefiro meu Duosat Prodigy

    recentes

    populares

    • Henrick
      2016-08-25T22:16:25  

      esse e piratex tambem ta na mesma kkk

  • Miguel Nicoletti
    2016-08-26T14:46:07

    Prefiro o Cinebox e Dual Sat

  • Carlos Conceição
    2016-08-26T11:27:23

    O HTV também é bom

  • Gabriel Zandonadi
    2016-08-26T10:46:09  

    isso é pirataria

    recentes

    populares

    • Gabriel Zandonadi
      2016-08-26T10:46:09  

      Qual é o adjetivo para o que sofremos na mão do governo e do monopolio das empresas de tv a cabo?

  • Geraldo Furtano
    2016-08-26T11:27:30

    Nem Roku e nem Roxota, prefiro Rohla. rsrsrsrsrsrsrsrsrs risos

  • Julimar Meroto
    2016-08-26T07:31:52  

    e so fazer um gato de sky ou oi tv ou qualquer outro e nunca mais pagar

    recentes

    populares

    • Julimar Meroto
      2016-08-26T07:31:52  

      É melhor cometer um crime!!! Parabéns!!!

  • Evanei Ramos
    2016-08-26T09:49:03

    Besteira, qualquer TV hoje em dia tem entrada USB, só conectar o HD Externo com seus arquivos e pronto, muito caro para o que oferece.

  • Jeferson Silva
    2016-08-26T08:41:16

    Por 900,00 tem um ching ling na sta efigenia que precisa de 2mb tornas sua tv em smart desbloqueia todos os canais e ainda tem o iptv com todos os lançamentos de filmes da atualidade. esse caras ai estao realmente atrasados.

  • Lalah
    2016-08-26T09:25:02

    Maravilhoso só que não dá pra usar no Brasil. Agradeço por ter me obrigado a ler tudo isso até descobrir.

  • Bruno Cruz
    2016-08-26T08:08:15  

    vim do futuro do ano de 2589 viajei pela máquina do tempo para vir aqui dizer que até la o palmares ainda não tem mundial kkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Bruno Cruz
      2016-08-26T08:08:15  

      Com certeza, o Havelange viveu CEM anos e o parmera SEM mundial!

    recentes

    populares

    • Bruno Cruz
      2016-08-26T08:08:15  

      e a caninha 51?

  • Marcos Silva
    2016-08-25T22:28:37  

    Se eu usar o HDMI do computador não faz o mesmo efeito?

    recentes

    populares

    • Marcos Silva
      2016-08-25T22:28:37  

      só se o seu notebook for full hd

    recentes

    populares

    • Marcos Silva
      2016-08-25T22:28:37  

      Num sistema de home theater numa sala não fica bem estéticamente um computador para isso na minha opinião. Num quarto acho que atenderia.

  • Ruido Rosa
    2016-08-26T05:05:34

    Nao havera fim da futilidade, ate que a futilidade traga o fim.....bibxxxblia

  • Geraldo Wellington
    2016-08-25T14:35:25  

    Estou querendo um que eu possa assistir Netflix; Youtube e filme on lines, além de navegar na internet. Qual vcs indicam?

    recentes

    populares

    • Geraldo Wellington
      2016-08-25T14:35:25  

      meu tablet tem saida mini-hdmi ... com um adaptador mini-hdmi para hdmi e um um cabo hdmi ligado direto na tv, resolvi isso... android na tv

    recentes

    populares

    • Geraldo Wellington
      2016-08-25T14:35:25  

      Uma Smart tv !!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Fabiano Avila
    2016-08-25T23:17:56

    Agoro vamos falar da TecPix

  • Henrick