Celular

27/09/2016 07h00 - Atualizado em 27/09/2016 07h00

3D Touch no iPhone: conheça os atalhos dos principais apps

Lucas Mendes
por
Para o TechTudo

O iPhone 6S e o iPhone 7 contam com o recurso 3D Touch, que agiliza funções do celular. Ao pressionar a tela, um pouco mais forte do que o normal, em cima de um aplicativo, o smartphone da Apple oferece diversos atalhos. Com isso, o app já abre em uma página escolhida anteriormente, o que deixa o uso do iPhone (iOS) bem mais rápido. 

Testamos o iPhone 7: o celular da Apple com botão home renovado

Para descobrir o que é possível fazer com o 3D Touch no iPhone 7 e no iPhone 6S, o TechTudo listou os atalhos dos principais aplicativos usados no Brasil, como WhatsApp, Facebook, Instagram, Snapchat e Twitter. Por isso, caso você esteja pensando em comprar um dos dois iPhones (do iPhone 6 para baixo, a função não existe), já vai conhecer dicas úteis para usar o 3D Touch. 

Lateral do iPhone 7 preto fosco, que mais parece um item do cinto de utilidades do Batman (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)3D Touch no iPhone: conheça os atalhos dos principais apps (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

WhatsApp e Facebook

Ao pressionar o ícone com mais força, o WhatsApp e o Facebook contam com atalhos que podem agilizar bastante o uso dos aplicativos. Começando pelo mensageiro, além de poder convidar outras pessoas a baixarem o aplicativo com o comando “Compartilhar WhatsApp”, o 3D Touch do iPhone permite a você abrir o aplicativo diretamente nas páginas de “Mensagens Marcadas”, na câmera do aplicativo, em uma “Nova Conversa” e na aba de “Buscar” contatos.

Há também um opção de adicionar widgets com as conversas recentes. É importante ressaltar, contudo, que o widget não fica na tela inicial, mas na página de notificações do iPhone – aquela que aparece quando você arrasta com o dedo para baixo na tela.

Já para o Facebook, os atalhos são “Escrever publicação”, “Enviar foto/vídeo” (que também é referente à publicação), “Transmitir ao vivo”, “Pesquisar” e “Compartilhar Facebook”. Basta selecionar qual dessas funções você deseja utilizar que o app irá abrir diretamente na página escolhida.

WhatsApp e Facebook têm vários atalhos disponíveis (Foto: Reprodução/Lucas Mendes)WhatsApp e Facebook têm vários atalhos disponíveis (Foto: Reprodução/Lucas Mendes)

Instagram e Snapchat

O Instagram também conta com atalhos disponíveis através do 3D Touch. Entre as opções, é possível criar uma “Nova publicação”, “Ver atividades” (recentes), “Pesquisar” (dentro do app) e até mandar uma mensagem direta (“Direct”) para alguém. Já o Snapchat apresenta apenas dois atalhos úteis, que são “Adicionar amigos” e “Conversar com…”. Curiosamente, não há atalhos relacionados à publicação de fotos na história ou envio para alguém, por exemplo.

Os dois aplicativos também permitem ao usuário compartilhar o app com outros amigos, em "Compartilhar", obviamente. 

iPhone 7 ou Galaxy Note 7: qual o melhor celular de 2016? Comente no Fórum do TechTudo

Conheça os atalhos do Instagram e do Snapchat (Foto: Reprodução/Lucas Mendes)Conheça os atalhos do Instagram e do Snapchat (Foto: Reprodução/Lucas Mendes)

Twitter

Entre os principais aplicativos disponíveis para iOS, o Twitter é um dos poucos que não oferecem atalhos para os usuários de iPhone 6S e iPhone 7. Ao pressionar o aplicativo com um pouco mais de força, a única opção que surge é “Compartilhar Twitter”. Em outras palavras, convidar pessoas para fazerem download do aplicativo.

Twitter não oferece atalhos (Foto: Reprodução/Lucas Mendes)Twitter não oferece atalhos (Foto: Reprodução/Lucas Mendes)
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Victor Hugo
    2016-09-27T10:51:03

    O Twitter tem funções 3D touch sim. Provavelmente vocês acabaram de baixar o app e abriram ele. Reinicie o iPhone!