Celular

15/09/2016 08h00 - Atualizado em 15/09/2016 18h40

iPhone 7 repete recursos que já existem em outros celulares

Thássius Veloso
por
Da redação

Falta um dia para que o iPhone 7 chegue às lojas dos Estados Unidos, entre outros países – sem nem sinal do desembarque no Brasil, é bom que se diga. O smartphone foi anunciado na semana passada, em São Francisco, num evento que o TechTudo acompanhou ao vivo. Desde então, os interessados pela Apple vêm se perguntando: o que há de realmente novo no telefone? É bem verdade que ele e o iPhone 7 Plus vão estrear atributos nunca antes vistos no mundo da maçã, mas nem tudo é exatamente inédito.

Testamos o iPhone 7, o celular da Apple com botão Home renovado

Antes de prosseguir com a leitura, conheça os principais destaques do iPhone 7 no vídeo abaixo. Ele foi gravado nos Estados Unidos, durante o anúncio do telefone.


Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Até certo ponto, dá para dizer que a Apple corre atrás do prejuízo em um mercado que – verdade seja dita – está maduro, para não dizer saturado. Os celulares top de linha das principais fabricantes possuem boas especificações e apresentam características que somente agora a Apple incluiu no seu próprio dispositivo móvel.

Tome a resistência à água como exemplo. Quando o vice-presidente de marketing, Phil Schiller, revelou que o iPhone 7 e o iPhone 7 Plus podem entrar em contato com líquidos, uma parcela do auditório se lembrou de outros modelos que já são assim – e faz tempo.

Enquanto a Apple investe na certificação IP67, que confere à safra 2016 do iPhone o título de "resistente a respingos", algumas fabricantes oferecem telefones mais avançados neste sentido.

O Galaxy S7, anunciado pela Samsung neste ano, conta com a certificação IP68. Ele pode ficar submerso durante 30 minutos, a uma profundidade de 1,5 metro. Ou seja, tudo bem usar o Facebook enquanto espera o condicionador fazer o efeito. Ou então dar likes no Instagram diretamente da piscina do prédio.

Conheça vantagens e desvantagens do Sony Xperia M4 Aqua (Foto: Carol Danelli/TechTudo) (Foto: Conheça vantagens e desvantagens do Sony Xperia M4 Aqua (Foto: Carol Danelli/TechTudo))Sony Xperia M4 Aqua foi lançado em 2015 com resistência à água (Foto: Carol Danelli/TechTudo)

Outros tantos smartphones também podem entrar em contato ou ficar totalmente submersos em água. A Sony se orgulha de ter um telefone que homenageia essa característica no próprio nome: o Xperia M4 Aqua. Sem falar nos intermediários, como o Moto G 4, deste ano, ou o Moto G 3, de 2015.

A câmera dupla de 12 MP do iPhone chamou a atenção porque deixou a traseira do telefone esquisita: ali estão duas lentes, lado a lado, para capturar melhores fotos. Entre as funcionalidades que a novidade permite está o zoom ótico e a profundidade de campo, além de poder enquadrar mais pessoas que estão num mesmo ambiente.

A novidade é bem-vinda no mundo da Apple, mas já existe no LG G5. O smartphone foi anunciado durante a feira de celulares de Barcelona (MWC 2016), em fevereiro deste ano. No Brasil, porém, a fabricante lançou o LG G5 SE, uma "Special Edition" (Edição Especial) com hardware inferior à vendida no exterior.

iPhone 7 (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)iPhone 7 Plus tem câmera dupla de 12 megapixels (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Alguns fãs da Apple certamente ficaram chocados com o sumiço da saída de áudio de 3,5 mm. Agora será necessário plugar os fones de ouvido EarPods diretamente pela porta Lightning, a mesma usada para recarregar a bateria – e sim, por causa disso será necessário um acessório caso o consumidor queira recarregar o iPhone e ouvir música ao mesmo tempo.

Apesar de o kit do iPhone 7 ter os fones de ouvido com fio, a Apple fez questão de destacar as benesses dos AirPods, os fones wireless desenvolvidos por ela. São branquinhos, com a mesma ergonomia presentes nos fones do ano passado. De diferente, a ausência de fios: eles funcionam por meio de uma bateria que dura até cinco horas, de acordo com a fabricante. Ele também tem um estojo que serve para recarregar os fones, com autonomia total de 24 horas.

Bateria dos AirPods dura 5 horas, de acordo com a Apple (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)Bateria dos AirPods dura 5 horas, de acordo com a Apple (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

A funcionalidade, porém, data pelo menos de 2014. Naquele ano chegou ao Kickstarter o projeto do The Dash, um fone de ouvido sem fio e inteligente, que ainda pode entrar na água. Ele foi testado pelo TechTudo e recebeu nota 7,5.

Rival da Apple, a Samsung também apresentou fones de ouvido sem fio em 2016. O Gear IconX lembra bastante o The Dash. Ele tem armazenamento de 4 GB, para salvar músicas. O principal diferencial destes dois, porém, ainda é não parecer que você está com dois cigarros saindo pela orelha, como ocorre com os AirPods.

Fone de ouvido The Dash (Foto: Camila Peres/TechTudo)Fone de ouvido The Dash tem tamanho de uma moeda de um real (Foto: Camila Peres/TechTudo)

Como se vê, dentre as principais novidades do iPhone 7 estão recursos que são velhos conhecidos da indústria de tecnologia. A falta de algo realmente inovador deixa a dúvida: o que esperar da Apple daqui para frente?

iPhone 7 ou Galaxy Note 7: qual é o seu sonho de consumo em 2016? Comente no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Tiago Oliveira
    2016-10-06T16:43:45  

    Eu não sei por que tanto burburinho nesse fone sem fio da Apple? É feio o bichinho... parece um fone com fios "capado".

    recentes

    populares

    • Tiago Oliveira
      2016-10-06T16:43:45  

      eu tenho um moto maxx ,e um iphone 7 o moto maxx da show

  • Rogério Santos
    2016-10-28T20:35:52

    Não tem aparelhe e nem marca que vai se comparar ao iPhone. Samsung, o que explode? Sony, o que é a prova de aguá e se afoga? Motorola, que se descarregar todo tem que pegar um carregador da samsung, por que os engenheiros não fizeram uma carregador com a amperagem correta pra carregar seu próprio aparelho? Azus, cricricri... Lg, MEU DEUS!!! Positivo? Negativo! Nexus, LG incubado. Então, entra na fila, bebê!

  • Juliano Medeiros
    2016-09-25T16:23:19  

    Bom já perdi a quantidade de vezes que levei meu telefone SONY para assistência, comprei o Z1 - deu defeito, ganhei o Z2 na garantia deu defeito, troquei novamente o Z2 por outro Z2 deu problema, ganhei o Z3 que tambem deu problema . Lembrando que todos estavam na garantia. Aí você me pergunta - Por que ainda continua na sony ? Sem dúvidas são as melhores fotos. Mas já perdi a paciência a muito tempo. REALMENTE PROPAGANDA ENGANOSA .

    recentes

    populares

    • Juliano Medeiros
      2016-09-25T16:23:19  

      Sony e Nokia sempre dominaram o mundo das câmeras mobile. A Canon podia se aventurar em uma parceria...

  • Tiago Oliveira
    2016-10-06T16:43:45

    Eu não sei por que tanto burburinho nesse fone sem fio da Apple? É feio o bichinho... parece um fone com fios "capado".

  • Tiago Oliveira
    2016-10-06T16:40:28

    Esses aparelhos servem para fazer ligação?

  • João Henrique
    2016-09-19T11:08:56

    A maioria das criticas que vejo aqui é "apple é só design, só visual". Mentalidade típica de zé povinho, que acha que arte, capricho e visual tem pouco ou nenhum valor. Smartphone, qualquer um deles, por si só já é um luxo, quando vc compra qualquer um vc já faz parte da "modinha", então eu gostaria de gentilmente convidar todos os que entram nessas matérias para criticar a apple pra subir um pouco o nível e achar argumentos melhores. obrigado

  • João Henrique
    2016-09-19T11:12:56

    E esse galaxy ai resistente a profundidade do mar, mas não ao oxigênio?

  • Fernanda Voi
    2016-09-15T15:47:16  

    Todo ano é a mesma coisa: a Apple apresenta um novo iPhone, a parcela do público que não é consumidora dos smartphones da companhia parte para o ataque, diz que não inova em nada, blablablá Whiskas Sachet e quando os primeiros números das vendas são divulgados, fica todo mundo espantado enquanto Tim Cook conta a grana.

    recentes

    populares

    • Fernanda Voi
      2016-09-15T15:47:16  

      Não, galaxy S são 2 por ano. Quando sai uma nova geração, a mais antiga em linha "morre". No caso, o 7 matou o 5 mas manteve o 6 e assim por diante. Ano passado foi a maior diferença da história., inclusive

    recentes

    populares

    • Fernanda Voi
      2016-09-15T15:47:16  

      Fernanda Voi vender mais não diz que o aparelho é melhor!! Pesquisa o número de Fiat Uno que é vendido no ano e o número de Ferrari que é vendido. Qualidade do produto não é aliada ao número de vendas, mtas vezes não. Microsoft era responsável por 90% do mercado de softwares nos anos 90 e meados do 2000, o software da Apple sempre foi melhor, mas nunca foi tão difundido entre os desktops. Só p/ citar de exemplo.

  • Joao Pereira
    2016-09-16T17:02:53

    ou seja mais do mesmo, estão esperando outros lançarem para copiar

  • Fernando Albuquerque
    2016-09-16T14:08:14  

    Os caras são tão criativos que o nome da empresa chama Maça. E o logotipo? Uma maça mordida. História plagiada da bíblia. Imagina que vão inventar alguma coisa...

    recentes

    populares

    • Fernando Albuquerque
      2016-09-16T14:08:14  

      Fernando dizendo fernandices... inveja é uma me/r/da

  • Silvio Hiroki
    2016-09-15T12:15:00  

    Esqueceram de mencionar o Huawei P9 que utiliza câmera dupla, com lentes Leika...Veio antes que o LG, e lembrando que o Nexus hoje é fabricado pela Huawei...Apple já não é mais sinônimo de novidade, já se foi este tempo... Hoje ela corre atrás da concorrência e monta o deles com um pouco de cada concorrente...

    recentes

    populares

    • Silvio Hiroki
      2016-09-15T12:15:00  

      O primeiro smart com force touch no mercado, também foi da Huawei.

    recentes

    populares

    • Silvio Hiroki
      2016-09-15T12:15:00  

      Silvio. Se O íphone está usando um pouquinho de cada concorrente, parece que está usando o melhor de cada um porque realmente funciona melhor que todos concorrentes.

  • Fernando Albuquerque
    2016-09-16T12:19:53

    Os caras são tão criativos que o nome da empresa chama Maça. E o logotipo? Uma maça mordida. História plagiada da bíblia. Imagina que vão inventar alguma coisa...

  • Robert Camargo
    2016-09-16T11:51:00

    designe ultrpassado e com inovaçoes dos tempos das cavernas..... essa ea apple pos steve jobs

  • Julio Souza
    2016-09-15T12:53:57  

    Com esse celulares melhor e voltar ao motorola V3

    recentes

    populares

    • Julio Souza
      2016-09-15T12:53:57  

      Eu acho o seguinte: se vc gosta de iPhone, compre um iPhone seja feliz; se vc gosta de Android, compre um, instale um bom antivírus e seja feliz.

    recentes

    populares

    • Julio Souza
      2016-09-15T12:53:57  

      Eu acho o seguinte: se vc gosta de iPhone, compre um iPhone seja feliz; se vc gosta de Android, compre um, instale um bom antivírus e seja feliz.

  • Neto Rodrigues
    2016-09-16T09:27:48

    chamada e titulos incoerentes

  • Neto Rodrigues
    2016-09-16T09:23:31

    chamada da matéria, totalmente diferente do título . Decepcionado com a techtudo há tempos acabou a qualidade das materias

  • Daniel Cordeiro
    2016-09-15T18:46:55  

    A Apple ao meu ver, depois da morte do Steve Jobs, ficou um pouco perdida. Mas ninguém pode é questionar do desempenho dos Iphones. Aparelhos com 3 anos rodando muito bem, enquanto outros fabricantes, você precisa formatar seu tel a cada 3 meses. Experiência de quem já teve toda linha Galaxy S e hoje não troca seu Iphone por nada. Esperava um pouco mais do Iphone 7, mais sem dúvidas, ainda são os melhores! (Só ver as matérias, todos os gadgets são comparados ao Iphone.)

    recentes

    populares

    • Daniel Cordeiro
      2016-09-15T18:46:55  

      tenho iOS e Android, meu iPhone é ate antigo, um iPhone 5, mas funciona bem melhor que meu LG G4, que tem mais do triplo de processamento e de memória ram, o lance é que o iOS é mais pratico, ele não aceita muita modificação, mas tem coisas que não há necessidade de ficar fuçando, se esta funcionando ta ótimo. só queria mesmo uma bateria que durasse 2 dias pelo menos.

    recentes

    populares

    • Daniel Cordeiro
      2016-09-15T18:46:55  

      nunca mais na mina vida eu compro um lg... prefiro motorola...

  • Daniel
    2016-09-15T12:24:43  

    Usuários de iphone: Bem vindos a 2014!

    recentes

    populares

    • Daniel
      2016-09-15T12:24:43  

      O primeiro smartphone foi o Ericsson R380. E o BlackBerry vendia mais que o iPhone nos EUA até o iPhone 4.

    recentes

    populares

    • Daniel
      2016-09-15T12:24:43  

      O primeiro smartphone comercialmente vendido foi o Nokia 6600, que em 2004 já rodava tinha pacote office, push, tocava MP3 e rodava flash. O primeiro smartphone touchscreen foi o LG prada de 2006.

  • Amarildo Júnior
    2016-09-16T07:41:15

    Apple sempre explorando os metidos!

  • Rubens Silveira
    2016-09-15T15:43:05  

    O que todos esqueceram de dizer é em relação a durabilidade e confiabilidade. Todos os celulares android mesmo top de linha vivem travando e tem baixa durabilidade de hardware. Diferente dos aparelhos a apple

    recentes

    populares

    • Rubens Silveira
      2016-09-15T15:43:05  

      Galáxy s7 , galaxy s8, galaxy s9. . . . Sempre será uma ferrari com motor de fusca! Hardware uma ferrari, com coração de fusca por causa do Android! Apple é Apple ! Tudo funciona. Não tem comparação

  • Leony Belarmino
    2016-09-15T12:03:10  

    quero saber se copiaram a explosão de tecnologia do NOTE 7?

    recentes

    populares

    • Leony Belarmino
      2016-09-15T12:03:10  

      Se você contar os iPhones que já explodiram e as estrelas no céu as estrelas acabam primeiro.

    recentes

    populares

    • Leony Belarmino
      2016-09-15T12:03:10  

      rsrsrs e ruim hein meu chapa.exagera nao!!!

  • Loubot
    2016-09-15T22:45:15

    Hoje visitei dois clientes. Um deles estava com um iPhone 5S que travava a cada 5 minutos e cujo teclado digitava sozinho. Em dado momento o dono quase o atirou contra a parede. O outro tem um 6S que tinha escorregado da mesa e resvalado na cadeira do escritório, ficando com a tela rachada de alto a baixo. Nenhum deles vai comprar mais celulares da Apple. O sonho acabou. O iPhone é o top de linha mais defasado do mercado.

  • Vinicius Marinho
    2016-09-15T21:31:04

    O iPhone foi a vanguarda dos smartphones de verdade, mas a pergunta a ser feita é: Até quando a Apple vai continuar vendendo enrolando? O iPhone 7 é o último telefone dela a ser tolerado sem novidades. Desdenha o VR (que é sensacional) para não aumentar a RAM dos telefones, inventa fones sem fios que ninguém pediu, continua usando uma tela de qualidade mediana, chega uma hora que grife e design já não engana mais.

  • Everson Barros
    2016-09-15T10:58:35  

    O que esperar da Apple daqui para frente?

    recentes

    populares

    • Everson Barros
      2016-09-15T10:58:35  

      esperando a samsung lancar um aparelho que nao tenha carcaca do iphone

    recentes

    populares

    • Everson Barros
      2016-09-15T10:58:35  

      Guilherme já fizeram isso. O S7 é o telefone mais bonito e bem acabado do mercado.

  • Igor Araujo
    2016-09-15T13:41:37  

    gente se alguem souber responda or favo , esse iphone se eu comprar no eua ja vai funcionar no brasil?

    recentes

    populares

    • Igor Araujo
      2016-09-15T13:41:37  

      so precisa ser desbloqueado cara tirando isso funciona de boa