Mouse

15/09/2016 06h00 - Atualizado em 15/09/2016 06h00

Mouse gamer: o que levar em consideração antes de comprar

Felipe Alencar
por
Para o TechTudo

Em um PC gamer o mouse é um dos periféricos mais importantes, ajudando a controlar jogos de tiro ou MMORPGs da melhor forma. Assim, para ter uma jogatina eficiente, é importante entender cada recurso do aparelho para comprar um modelo que cubra todas as suas necessidades. 

Aparelhos ergonômicos ajudam em produtividade no uso do PC; veja dicas

A seguir, confira o que levar em consideração antes de escolher e comprar um mouse gamer e entenda o que é DPI, resolução e tempo de resposta, e saiba como os botões e o design podem influenciar durante um jogo. 

DPI ou Resolução

Mouse gamer G502 Proteus Core, da Logitech (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)Mouse gamer G502 Proteus Core, da Logitech (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

O DPI (Dots Per Inch, ou Pontos Por Polegada, em português), é um fator importante a ser levado em consideração antes de comprar um mouse gamer. A especificação indica o grau de sensibilidade do mouse. Modelos com baixo DPI exigem que o usuário faça movimentos mais longos para que a movimentação seja reconhecida.

Já modelos com um alto DPI reconhecem até mesmo os mais leves dos movimentos. Isso é imprescindível em jogos de tiro, onde cada pixel faz a diferença entre acertar um headshot ou não.

Porém, é importante ter bom senso, pois mouses com mais de 8 mil DPIs costumam ser bem caros e, no final das contas, o player nem precisará de tudo isso para fazer uma boa partida. O usuário deve ver também a relação preço x DPI para fazer uma boa escolha e que não cause um gasto muito elevado.

Tempo de resposta

O tempo de resposta é outro fator igualmente importante, pois é o que vai dizer o quão rápido o mouse irá responder aos seus comandos, ou seja, aos cliques que você vai efetuar. Este fator é medido em MHz (125, 250, 500 MHz) e quanto maior, melhor. Entretanto, dê preferência aos periféricos que trazem opções para configurar o tempo de resposta.

Número de botões

Veja a quantidade de botões do mouse (Foto: Reprodução/Kickstarter)Veja a quantidade de botões do mouse (Foto: Divulgação)

Geralmente, um bom mouse gamer traz mais do que os três botões habituais dos mouses comuns (direito, esquerdo e rodinha). Dependendo do tipo de jogo que você costuma jogar, um periférico com muitas teclas é essencial.

Portanto, na hora que comparar aparelhos, veja quantos botões extras oferecem e se são configuráveis e permitem o uso de teclas macro. Além de agilizar ações dentro das partidas online, um mouse com os ícones pode também agilizar o seu dia a dia, com atalho para avançar e retroceder páginas na internet, bem como recarregá-las.

Vale a pena também pesquisar sobre o software de configuração do mouse. Algumas empresas como a Microsoft e a Razer possuem programas bem simples e intuitivos para isso.

Visual

Um mouse muito grande em uma mão pequena pode provocar lesões (Foto: Caio Bersot/TechTudo)Alguns mouses oferecem a possibilidade de ajustar as medidas (Foto: Caio Bersot/TechTudo)


Um dos grandes destaques de um mouse gamer é o visual diferenciado e estiloso. Mas além de bonitos, os periféricos também oferecem detalhes importantes na parte estética. Alguns modelos, por exemplo, são feitos para destros, enquanto outros são desenhados para canhotos. Há, ainda, aparelhos ambidestros, usados sem problemas por qualquer usuário.

Além disso, você deve observar o tamanho do mouse. Verifique se o modelo se encaixa bem na sua mão. Se não puder testar em uma loja física, veja as dimensões do periférico no site da fabricante e analise se é adequado para a sua mão. 

Peso

Além do fator estético e do encaixe de mão, você deve avaliar no design o peso do mouse. Periféricos gamers costumam ser mais pesados que os tradicionais e, se o modelo for sem fio, o peso sobe ainda mais, por causa das pilhas ou baterias.

Alguns aparelhos possuem um sistema simples de configuração de peso, onde o próprio usuário pode deixá-lo mais leve ou mais pesado, a depender do seu próprio gosto. Sempre opte por mouses com esse recurso, pois assim pode deixá-lo com a especificação ideal para você.

Jogos de FPS (first person shooter), por exemplo, exigem mouses mais leves, de forma a facilitar a jogatina e a mira até o seu alvo.

Como montar um PC gamer? Comente no Fórum do TechTudo

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares