TV

01/09/2016 08h47 - Atualizado em 01/09/2016 11h32

Philips revela TV de 55" que mistura OLED, 4K e Ambilight

Thássius Veloso
por
Da IFA 2016, em Berlim*

Parece sopa de letrinhas: OLED, 4K e Ambilight. Estas três tecnologias estão em uma nova televisão que a Philips revelou nesta quinta-feira (1º), em Berlim, durante a IFA. A TV 901F tem 55 polegadas e roda o sistema Android TV. Quando chegar ao mercado, a promessa do aparelho é de reproduzir cores mais vivas e manter os pretos "ainda mais pretos".

IFA 2016: acompanhe a cobertura completa no TechTudo

Para entender melhor, é preciso explicar o que significa cada uma das tecnologias presentes no aparelho. Vamos nessa?

Tela de 55" tem alto contraste e "pretos mais pretos" devido ao painel de OLED (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)Tela de 55" tem alto contraste e "pretos mais pretos" devido ao painel de OLED (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

O OLED é uma forma de construção do painel da televisão, onde ficam os pontos luminosos que compõem as imagens – batizados de pixels. A tecnologia OLED possibilita que um pixel preto fique absolutamente apagado, sem acender nenhuma iluminação embaixo dele. O contraste – a diferença entre as cores – fica gritante, garantindo maior qualidade na reprodução das imagens.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

O 4K é a resolução do dispositivo. Quatro vezes mais poderosa que a tradicional Full HD, ela comporta mais pontos luminosos – de novo, os pixels. O resultado disso são imagens com mais detalhes, como na pele ou cabelo das pessoas, desde que o conteúdo em reprodução tenha sido produzido em 4K.

Detalhe da base da TV Philips 901F com Android TV (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)Detalhe da base da TV Philips 901F com Android TV (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Já existem séries em 4K no Globo Play, o aplicativo de vídeos da TV Globo, assim como no YouTube e Netflix. A seleção de conteúdos assim é crescente e a indústria caminha para que o 4K se torne o sucessor do Full HD.

Ambilight, por sua vez, é o nome que a Philips deu para o sistema de iluminação na parte traseira da TV. Ela faz com que a imagem na tela seja complementada por lâmpadas que projetam aquelas mesmas cores na parede, atrás da televisão. Segundo a fabricante, o efeito de imagem estendida cria uma maior imersão no momento de ver TV.

A TV Philips 901F vai chegar às lojas da Europa até o fim do ano. O preço não foi informado. Não há confirmação da chegada do modelo ao Brasil. A título de comparação, a Philips vende hoje em dia no país uma Android TV de 55" e com Ambilight por R$ 5.999 – é o modelo mais caro no mercado brasileiro.

Lâmpadas de LED criam efeito do Ambilight na televisão (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)Lâmpadas de LED criam efeito do Ambilight na televisão (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

*Thássius Veloso viajou a convite da Philips 

Samsung, Sony, LG ou Philips, qual a melhor smart TV do mercado? Veja no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares