25/09/2016 07h00 - Atualizado em 25/09/2016 07h00

Projeto promete deixar Wi-Fi mais rápida usando redes elétricas

Raquel Freire
por
Para o TechTudo

Uma empresa norte-americana anunciou uma tecnologia que promete deixar a Wi-Fi muito mais rápida. Batizada de AirGig, o projeto traz como novidade o uso de redes elétricas já existentes para transmissão de dados. Por aproveitar uma infraestrutura pronta, a técnica tem baixo custo e é mais fácil de implementar que a fibra ótima, segundo os desenvolvedores. 

Nova tecnologia pode deixar Wi-Fi mais rápido usando lasers

A companhia já está realizando testes da tecnologia em laboratório e espera iniciar experimentos em campo em 2017. O projeto promete beneficiar principalmente moradores de áreas rurais ou de locais afastados. 

Projeto AirGig usa postes elétricos e promete Wi-Fi de ultra-velocidade (Foto: Divulgação/AT&T)Projeto AirGig usa postes elétricos e promete Wi-Fi de ultra velocidade (Foto: Divulgação/AT&T)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

O funcionamento do AirGig se baseia na tecnologia de ondas milimétricas, também conhecida como "gigabit Wi-Fi". Esse tipo de onda, com frequência extremamente alta, consegue transportar mais informação que o Wi-Fi comum. A promessa é de velocidades multi-gigabit para qualquer casa ou dispositivo sem fio, seja em áreas urbanas ou rurais.

No sistema criado, essas ondas são emitidas por roteadores posicionados no topo de postes de energia. O aparelho pode ser configurado com pequenas células, de forma que não é preciso instalar novos cabos no solo, tampouco levar fibra à casa dos usuários.

A companhia agora está experimentando maneiras de enviar sinal de rádio modulado em volta ou próximo aos fios de média tensão, mas já sabe que não é necessário conectar nada diretamente ao cabo de eletricidade. Apesar disso, foram desenvolvidos dispositivos e antenas de plástico de baixo custo, colocadas ao longo dos fios, para regenerar o sinal das ondas milimétricas.

Tecnologia está sendo desenvolvida por empresa de telefonia americana (Foto: Divulgação/AT&T)Tecnologia está sendo desenvolvida por empresa de telefonia americana (Foto: Divulgação/AT&T)

O mecanismo pode ser usado tanto para as redes móveis 4G e 5G quanto para distribuições fixas. Segundo o presidente geral de tecnologia e operações a companhia responsável pela ideia, John Donovan, o AirGig não deve ficar restrito ao território norte-americano. 

 “O Projeto AirGig tem um extraordinário potencial para transformar o acesso à Internet em todo o mundo – muito além da nossa atual banda larga e não apenas nos Estados Unidos. Os resultados que vimos nos nossos testes de laboratório ao ar livre têm sido encorajadores”, afirma.

Via AT&T 

Qual é o melhor canal de roteador wireless? Comente no Fórum do TechTudo


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Marlon Henrique
    2016-09-25T19:27:43  

    Vou pedir amanhã mesmo pro meu pai colocar uma fibra ótima

    recentes

    populares

    • Marlon Henrique
      2016-09-25T19:27:43  

      vdd !! ele não entendeu o "trocadilho" kkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Marlon Henrique
      2016-09-25T19:27:43  

      Todos se divertindo com o erro dos outros. Kkkkk

  • Francisco Rocha
    2016-10-30T11:31:55

    Ainda não conheço essa tal de fibra ótima e olha que já fiz muita rede de fibra ótica

  • Valdeir Amorim
    2016-09-25T21:20:14  

    Em Curitiba ja tem faz tempo a Copel cia elétrica do Parana oferece este serviço ha muito tempo

    recentes

    populares

    • Valdeir Amorim
      2016-09-25T21:20:14  

      Aqui no Brasil algumas empresas começaram com o aval da ANEEL, com o PLC - Power Line Communication

    recentes

    populares

    • Valdeir Amorim
      2016-09-25T21:20:14  

      Se fosse mesmo um projeto sério, eles usariam as redes de fibra das próprias linhas de energia elétrica. Essas redes já foram tema de projeto de redes de dados fornecidas por operadoras de energia e que acabou caindo no limbo, muito provavelmente por ação das teles...

  • Perdeu Presydanta
    2016-09-26T18:37:18

    Não tem uma vaquinha no TT não? Garanto que sei mais de tecnologia que essa pessoa que fez esta matéria.

  • Perdeu Presydanta
    2016-09-26T18:28:33

    Pessoal, o que é fibra ótima? Tem algo a ver com fibra ótica?

  • Fabio Fockink
    2016-09-26T09:54:39

    Aqui no Brasil a COPEL - Empresa Paranaense de Eletricidade já tem esse projeto a tempos.

  • Jeferson Pereira
    2016-09-26T09:24:43

    fibra ótima ??? foi isso mesmo ou ainda estou com sono do fim de semana???

  • Jeferson Pereira
    2016-09-26T09:21:26

    fibra ótima ??? foi isso mesmo ou ainda estou com sono???

  • Nara Martins
    2016-09-25T12:12:24  

    As crianças se apegam tanto aos erros ortográficos. Mas enfim! Esta tecnologia não é inovadora. Na cidade de Curitiba já fizeram testes em uma rua. Mas não deixa de ser uma grande ideia.

    recentes

    populares

    • Nara Martins
      2016-09-25T12:12:24  

      concordo contigo meu amor!!!!

  • Brunno Ribeiro
    2016-09-25T11:39:01  

    "Fibra ótima" deve ser boa! hahahah

    recentes

    populares

    • Brunno Ribeiro
      2016-09-25T11:39:01  

      Não, é ótima. kkkkkkk

  • Dj Maya
    2016-09-26T09:08:18

    "Fibra ótima" kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Ô corretor maldito... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Jose Costa
    2016-09-26T08:18:16  

    Isso foi testado no inicio da expansão da rede de Internet, e foi implodido pelas operadoras, porque agora elas vão deixar? Na epoca a conversa era Internet na tomada pra todo mundo, e é viável, mas.........

    recentes

    populares

    • Jose Costa
      2016-09-26T08:18:16  

      Pois é! quando comecei a ler a matéria lembrei da mesma coisa, possível é, viável tbm é, mas pra quem? Infelizmente com essa corrupção que assola nossa país não vamos ter mesmo esse tipo de serviço.

  • Plínio Ramos
    2016-09-25T11:30:52  

    "fibra ótima" ou "fibra óptica" ?

    recentes

    populares

    • Plínio Ramos
      2016-09-25T11:30:52  

      Sem revisão é nisso que dá, erros e mais erros de português...

    recentes

    populares

    • Plínio Ramos
      2016-09-25T11:30:52  

      Mas vcs entenderam então chegá!

  • Victor Klein
    2016-09-26T02:33:53

    Fibra ótima? Será que é parente da ótima Bernardes? Aquela ex do Willian boner? Kkk

  • Rômulo
    2016-09-26T00:57:59

    Onde eu compro cabos de fibra "ótima"??? Devem ser caríssimos...

  • Joao Machado
    2016-09-25T13:34:12  

    Há cerca de 10 anos, quando prestava serviço para a LIGHT, essa tecnologia já estava em teste pela cia, e seu maior obstaculo estava exatamente em quadros de força servidos por barras de cobre (as barras misturavam as frequências, ou coisa assim). Imagino que os testes tenham revelado não ser atraentes no ponto de visto de investimentos na infra existente. Torço para que tenham resolvido os problemas e que disponibilizem essa tecnologia o quanto antes.

    recentes

    populares

    • Joao Machado
      2016-09-25T13:34:12  

      Estagiários..

  • Guerreirodefé
    2016-09-25T19:47:53

    Quem é da área de tecnologia sabe muito bem que a Internet via rede elétrica já é antigo e que em todas partes que passa cabo da rede elétrica poderia ser usado para conexão via Internet , o Monopólio das empresas de telefonia e depois das tvs à cabo na área da Internet que nunca deixaram que isso ocorrece e dificilmente aqui no Brasil vai acontecer

  • Grande Mestre
    2016-09-25T13:28:13  

    No Brasil nem 4G funciona direito... Pura enganação

    recentes

    populares

    • Grande Mestre
      2016-09-25T13:28:13  

      Terceira maior cidade do Tocantins Tim nao tem nem 3g

    recentes

    populares

    • Grande Mestre
      2016-09-25T13:28:13  

      tocantins? aonde fica isso?

  • Hipocampo Nervoso
    2016-09-25T15:08:05  

    Alguém sabe me dizer o que é fibra ótima ?

    recentes

    populares

    • Hipocampo Nervoso
      2016-09-25T15:08:05  

      Hipocampo Nervoso, é uma fibra gente boa! ;)

    recentes

    populares

    • Hipocampo Nervoso
      2016-09-25T15:08:05  

      Segundo um mineiro a fibra ótima foi inventado a muito tempo logo depois que Minas descobriu " a famosa Uai- Fai !!!!

  • Flavio Passarelli
    2016-09-25T18:19:52

    Se a TechTudo escreveu que funciona melhor que fibra "otima" podes crer , afinal a TechTudo estudou para isso é ela sabe o que está dizendo !!!

  • Jean
    2016-09-25T11:47:38  

    Em Curitiba-PR já tem algo similar implantado

    recentes

    populares

    • Jean
      2016-09-25T11:47:38  

      Vc deve estar confundindo com algum gato, para roubar sinal. kkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Jean
      2016-09-25T11:47:38  

      Kkk boa boa.... Rs

  • Jose Vecchio
    2016-09-25T12:46:13

    Por favor, não há revisor nestas edições? Erros banais de português...nesta e em outras edições da "tt "... Att

  • Nara Martins
    2016-09-25T12:14:20

    Esta tecnologia não é inovadora. Em Curitiba já fizeram testes em uma rua. Realmente é uma grande ideia.