Video game

20/10/2016 12h03 - Atualizado em 20/10/2016 14h16

Nintendo anuncia o videogame Switch; verdadeiro NX tem controles removíveis

Felipe Vinha
por
Para o TechTudo

A Nintendo revelou hoje (20) imagens do Nintendo Switch, o novo videogame que chegará ao mercado em março de 2017. Em um vídeo de três minutos, a fabricante mostrou detalhes antes desconhecidos do console, até então conhecido apenas como Nintendo NX. O aparelho, muito aguardando entre os fãs da marca, é um híbrido entre portátil e console de mesa, e também conta com elementos de tablet.

Lista traz os melhores jogos de Super Mario para o Nintendo 3DS

No vídeo de divulgação é possível notar diversas novidades, ainda que elas não tenham sido detalhadas pela fabricante. O Switch parece ter uma base média que fica na mesa ou na estante do usuário, por exemplo, e que se destaca dos lados para se transformar em controles. Além disso, o aparelho possui uma tela também destacável, capaz de exibir games e funcionar como uma TV portátil.


Apesar da divulgação do mês de lançamento, a Nintendo não informou o preço do futuro console.

Controles completamente diferentes

A base do Nintendo Switch funciona como um tablet. Nas laterais ficam os dois controles, chamados de Joy-Con pela fabricante. Eles têm o formato de bastão, com quatro botões em estilo A/B/X/Y. Conforme mostra o vídeo de divulgação da Nintendo, vários usuários vão poder jogar num mesmo Switch, dividindo os controles – até duas pessoas podem usar um mesmo Joy-Con ao mesmo tempo.

Nintendo_Switch (Foto: Reprodução/Nintendo)Switch tem controle destacável e também modo tablet (Foto: Divugação/Nintendo)

A diferença em relação aos videogames atuais – Wii U, da própria Nintendo; PS4, da Sony; e Xbox One, da Microsoft – está na possibilidade de usá-los acoplados ao corpo do videogame ou então num ajuste sem fio. Na apresentação da Nintendo, um usuário apareceu controlando o Switch com os controles em cada mão, e o aparelho em cima da bandeja de um avião.

Formas bem variadas de manipular o Switch foram mostradas. Pessoas utilizam a tela do console para exibir vídeos em um voo, para jogar com amigos na rua, para continuar um jogo em outra tela. Há ainda uma forma onde o tablet se conecta com o controle, similar ao GamePad do Wii U. O trailer também confirma a existência de um controle tradicional.

Controle pode ser desmontado (Foto: Reprodução/Nintendo)Controle pode ser desmontado (Foto: Reprodução/Nintendo)

O trailer também mostra alguns dos jogos que já estão confirmados para o Switch, como o novo The Legend of Zelda: Breath of the Wild, além de Splatoon, novos games de Super Mario e também uma edição de Mario Kart. Pelo que é visto na prévia, o videogame também tem como um dos principais objetivos levar a Nintendo às competições de eSports, como mostra mais ao final, com jogadores profissionais usando o videogame.

Cartuchos estão aí para ficar

A Nintendo optou por usar cartuchos físicos para os jogos no Nintendo Switch. A mudança é importante em relação ao antecessor, o Nintendo Wii U, que utiliza discos para a reprodução os títulos.

Chamados de GameCards, os cartuchos entram pela parte superior do console. Eles lembram as mídias do Nintendo 3DS, que são mais compactas – e nem de longe se parecem com os cartuchos de modelos mais antigos, como o Nintendo 64 e o NES. 

Nintendo Switch terá cartuchos de jogos (Foto: Reprodução/YouTube)Nintendo Switch terá cartuchos de jogos (Foto: Reprodução/Nintendo)

Novo videogame levanta dúvidas

Ainda é muito cedo para afirmar que a Nintendo aposentou de vez o Wii U, console mais recente da marca, lançado em 2011 como sucessor do popularíssimo Wii. No entanto, observando a própria estrutura física do Switch fica claro que ele não usará mais discos, mas apenas um pequeno cartucho - bem parecido com os já usados nos portáteis da empresa japonesa.

Nintendo Switch  (Foto: Reprodução/Nintendo )Nintendo Switch contará com jogos como The Legend of Zelda: Breath of the Wild e Splatoon (Reprodução/Nintendo)

Com isso, fica a dúvida: será que o novo console dará suporte a versões digitais dos jogos do Wii U? Como o trailer exibido apenas mostrou o design do aparelho e as formas com as quais ele pode ser usado, fica difícil saber sequer se uma possível retrocompatibilidade será possível. Ainda faltam detalhes sobre o hardware do Switch e, principalmente, se a Nintendo tem alguma intenção de dar um último suspiro de vida para o não tão bem sucedido Wii U. 

3DS ou Wii: qual console da Nintendo vale a pena comprar? Comente no Fórum do Techtudo

Colaboraram: Carolina Ochsendorf, Viviane Werneck e Thássius Veloso

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rogério Silva
    2017-01-17T15:27:18

    Eles precisam fazer um Chrono trigger para esta plataforma!!!

  • Ronaldo Santos
    2017-01-06T12:30:45

    Muito interessante e inovador. Pena que aqui no Brasil deve custar muito. Vou continuar com meu pc mesmo kkkkk

  • Danúbio Filho
    2016-12-27T12:34:21

    ESSE NINTENDO VEM PRA SER O MAIS VENDIDO E O ZELDA VAI BATER TDS OS RECORDES DE VENDAS

  • Adilson Kuhnem
    2016-10-20T15:21:50  

    Sei lá, acho que esse deve ser meu futuro console. Da Nintendo já tive o Nes 8 bits, Snes e o N64, após isso Play 1, 2 e 3 e Xbox 360. Confesso que essa coisa de gráfico ultra realista tirou um pouco da graça, do charme dos jogos eletrônicos. Não sei se estou ficando velho pra isso mas sinto que me divertia muito mais a frente da TV com os primeiros consoles que tive.

    recentes

    populares

    • Adilson Kuhnem
      2016-10-20T15:21:50  

      Mais Juliano eu quis dizer que falta jogos nesses estilos.. não estão criando novos, apenas dando continuidade do que já existe e isso esta ficando chato, pq além de tudo alguns títulos estão estragando exemplo CoD na minha humilde opinião

    recentes

    populares

    • Adilson Kuhnem
      2016-10-20T15:21:50  

      o problema não são os gráficos gente, é a dificuldade!! estes novos consoes só tem games fáceis de zerar, com raras exceções

  • Paulo Junior
    2016-11-19T18:16:38

    O problema da Nintendo que ela tá meio ruim de parceiros (softhouses)...

  • Henrique Oliveira
    2016-10-20T13:41:40  

    nenhuma novidade (os graficos ainda continuam inferiores aos concorrentes)

    recentes

    populares

    • Henrique Oliveira
      2016-10-20T13:41:40  

      Tá loko! Pouco doente! Só pensa em gráficos...

    recentes

    populares

    • Henrique Oliveira
      2016-10-20T13:41:40  

      se eu não me preucupasse com gráficos ficava no ps1 ainda .

  • Phelipe
    2016-10-20T12:39:19  

    R$ 5.000,00 =/

    recentes

    populares

    • Phelipe
      2016-10-20T12:39:19  

      Exato Leonardo, por isso 5000. Não tem nintendo no Brasil, tudo é importado, ele vai sair a esse preço mesmo, e as mídias então...se segura! 300 cada.

    recentes

    populares

    • Phelipe
      2016-10-20T12:39:19  

      Prefiro investir esse valor em meu carro/Casa e comprar fora, por muito menos. Só BR modinha pra pagar esse absurdo!!

  • Paulo Junior
    2016-10-20T16:58:12  

    O primeiro console a trazer uma proposta REALMENTE inovadora a tempos... tudo bem a VR está ai a nossa porta mais não foi algo criado pela Sony ou pela Microsoft pensando no Xone. A nintendo tem essa característica de trazer inovações ao mercado e essa se for bem executada tem tudo para ser uma tacada tão certa quanto o Wii foi, ao menos apoio das thirds ela tem dessa vez e ao julgar por isso deve ter no mínimo o mesmo poder gráfico da geração atual.

    recentes

    populares

    • Paulo Junior
      2016-10-20T16:58:12  

      Inovador em que?

    recentes

    populares

    • Paulo Junior
      2016-10-20T16:58:12  

      Inovador em ser um console que diferente dos outros, pode ser portátil e de mesa.

  • Paulo Ferreira
    2016-10-22T11:04:55

    não trocarei meu ps4 normal para um ps4 pro, pelo fato desse Nintendo Switch, me empolguei bastante com o console, espero sair as especificações de hardware, ai ja mato se pego ou não no lançamento, mas o jeito é ja ir economizando haha

  • João Henrique
    2016-10-20T14:59:43  

    A nintendo tem os piores fanboys msm, gráficos ruins, controles que não parecem nem um pouco anatomicos, mesmos jogos de sempre, e nome feio...e todos aplaudem

    recentes

    populares

    • João Henrique
      2016-10-20T14:59:43  

      realmente uncharted é uma baita queda, quase no nível do mário de realismo.

    recentes

    populares

    • João Henrique
      2016-10-20T14:59:43  

      O problema é que a BIG N ainda se preocupa mais com a diversão do seus títulos do que com a tua opinião....e dependendo do título que sai, sim, tem bons gráficos..."Xenoblade Chronicles X" manda lembranças...entre outros... Nintendo, se quiser, pode por no bolso fácil, só com o Mario, qualquer número de vendas de outros consoles.

  • Raúl Gomes
    2016-10-20T14:52:22  

    Até eu que joguei games até meus 12 anos, pq viver é melhor que o mundo real, vejo que a empresa errou. Estamos em um mundo que os celulares ficam mais potentes a cada semestre. As crianças não vão comprar isso. Meu filho quer um iphone 7 e não um Nintendo.

    recentes

    populares

    • Raúl Gomes
      2016-10-20T14:52:22  

      a criancada hj em dia ja nascem mandando nos pais,,parabens

    recentes

    populares

    • Raúl Gomes
      2016-10-20T14:52:22  

      Falavam a mesma coisa do Wii e olha ai, liderou as vendas da ultima geração;

  • Marcelo Branco
    2016-10-21T11:08:17

    Simplesmente SENSACIONAL...

  • Fernando Carvalho
    2016-10-20T21:42:06

    Simplesmente fantástico!

  • Elias Pontes
    2016-10-20T20:43:38

    Muita gente ta aqui ta comentando bobagens da nintendo, mas se a nintendo e tão ruim assim, pq estão aqui pra ver o seu novo console, bando de chorão, e eu gostei muito do Nintendo Switch, algo muito moderno, inovador e a cara da nintendo.

  • Mais Tolo
    2016-10-20T18:15:55

    não entendi a nintendo vai matar o New 3DS com esse videogame misturado com portatil?? e esses cartuchos quanto de armazenamentos vao ter? ficou muitas duvidasss

  • Gabriel Correa
    2016-10-20T18:12:03

    De início não me chamou a atenção. Aguardarei mais informações para poder julgar melhor.

  • Kecyo Lima
    2016-10-20T17:50:23

    Não curto consoles e muito menos portátil, porém esse aparentemente vai ser totalmente inovador, ansioso pelo seu lançamento e quem sabe esse seria meu primeiro portátil.

  • Erik Pupo
    2016-10-20T13:26:39  

    o nome disso devia ser nintendo S9 S de Switch e 9 de Nona geração.

    recentes

    populares

    • Erik Pupo
      2016-10-20T13:26:39  

      Nintendo Galaxy S9 Switch Core Plus

    recentes

    populares

    • Erik Pupo
      2016-10-20T13:26:39  

      So nao pode explodir

  • Rafael Silveira
    2016-10-20T17:35:52

    Gostei da ideia. Nintendo sempre querendo trazer algo diferente. Tomara que tenha suporte para o wiimote...

  • L.lawliet
    2016-10-20T16:28:05  

    eu amei, ja desejo esse console, tenho ps4, ps3 e ja tive xbox360 tambem, mas os jogos da nintendo nao é pelos graficos que jogamos e sim pelos jogos unicos! a nintendo nao briga com a microsoft e a sony, mas sempre terá fã que curte, pq é diferente dos outros, só quem é fã da nintendo pra entender oque eu digo kkkk eu tive o 3DS e amei!

    recentes

    populares

    • L.lawliet
      2016-10-20T16:28:05  

      Falou tudo é isso ai!!!

    recentes

    populares

    • L.lawliet
      2016-10-20T16:28:05  

      Cara, curti demais, depois do N64 só tive consoles da Sony, incluindo os portateis, mas esse ai...OMG, gostei da proposta, unir pessoas, ser algo pratico, jogar em qlqr lugar, varias partidas de pokemons e mario kart...parabens Nintendo!

  • Rafael Lucena
    2016-10-20T17:22:24

    Resumindo: não me agradou.

  • Michel Reis
    2016-10-20T17:15:37

    Tenho um PS4, estou satisfeito, desde o PS1 é só PS na minha vida, não faço questão de xbox, mas a Nintendo fez parte da minha infância, esse é o primeiro console pós N64 que me instigou, curti a proposta, o PS4 tem uma ideia parecida com o PSVita, gostei muito e se eu testar e gostar, fatalmente terei um, imagino milhares de pessoas jogando pokemon, Mario kart em praças de alimentação de shoppings ou em praças...fiquei bem impressionado e a Nintendo esta de parabéns, a Nintendo mostrando que ainda possui potencial para se criar coisas novas e novas maneiras de se jogar.

  • Raúl Gomes
    2016-10-20T15:08:17  

    Crianças não querem mais videogames. Meus filhos querem trocar os iPhones 6s pelo 7 no Natal. Os smartphones já tomaram boa parte dos lucros das empresas de consoles. Crianças não querem isso.

    recentes

    populares

    • Raúl Gomes
      2016-10-20T15:08:17  

      Videogame não é para criança, na verdade, não é faz tempo. Se você reparar na faixa etária dos jogos lançados, verá que 90% são para maiores de 12 anos. 50% maiores de 16 e por ai vai.

    recentes

    populares

    • Raúl Gomes
      2016-10-20T15:08:17  

      Bom, é claro que vai depender do preço do console, dos jogos, da duração da bateria etc. Mas tive um PSP e curti muito. Não peguei nenhum portátil da nintendo antes, mas se ela fizer mesmo as parcerias que anunciou tem tudo pra ser um ótimo portátil - que vira console caseiro em casos especiais.

  • Rafael Silveira
    2016-10-20T16:26:04

    Podia se chamar Phantom System... aí sim eu compraria...

  • Thiago Nunes
    2016-10-20T15:07:40  

    Censuraram meu comentário, eu só queria saber se os cartuchos vai ser mais barato que que as mídias físicas das concorrentes, alguém aí pra palpitar ?

    recentes

    populares

    • Thiago Nunes
      2016-10-20T15:07:40  

      Difícil. Os jogos da Nintendo são o olho da cara mesmo em cds, quem dirá em pendrives.

    recentes

    populares

    • Thiago Nunes
      2016-10-20T15:07:40  

      Mais caro! A nintendo saiu do Brasil, tudo é importado agora, tanto console quanto jogos serão caríssimos. Vide os jogos do WII U, mario kart 8 foi lançado faz ns 4/5 anos e ainda custa o preço de um lançamento lacrado de ps4.