01/10/2016 07h00 - Atualizado em 03/10/2016 15h53

Novo padrão de rede cabeada pode oferecer até 5 Gbps transferência de dados

Gabriel Ribeiro
por
Para o TechTudo

Um novo padrão para redes cabeadas, que promete melhorar a transmissão de dados, recebeu aprovação internacional do Instituto de Engenheiro Eletricistas e Eletrônicos (IEEE) nesta semana. Conhecido como ‘802.3bz-2016, 2.5G / 5GBASE-T’, o novo padrão pode variar entre 2,5 Gbps a 5 Gbps de velocidade, superior aos 1 Gbps das redes mais comuns. Lembrando que o IEEE também tem representação no Brasil.

MTU: entenda como recurso do roteador afeta velocidade da Internet

Um dos diferenciais da tecnologia é que ela não necessita de um cabo especial para chegar a essas taxas de transferência. Com o novo padrão é possível atingir 2,5 Gbps com cabos Cat 5e e a velocidade máxima com os cabos Cat 6.

Novo padrão funciona em cabos Cat 5e e Cat 6 (Foto: Divulgação)Novo padrão funciona em cabos Cat 5e e Cat 6 (Foto: Divulgação)











Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

O novo padrão foi desenvolvido para ser um meio termo entre as redes de 1 Gbps e as de 10 Gigabit Ethernet, que necessitam de cabeamento especial – consequentemente mais caro – e são mais comuns em ambientes corporativos, como em data centers e servidores.

Os pesquisadores conseguiram desenvolver uma tecnologia semelhante às redes 10GBASE-T, porém com uma largura de banda menor – entre 100 MHz e 200 MHz, contra 400 MHz. Com isso, os cabos não necessitam de uma blindagem de alta qualidade, permitindo o uso de cabos Cat 5e, comuns em redes domésticas, e Cat 6.

Atualmente, as redes domésticas contam com equipamentos – roteadores e placas de rede – que podem atingir em torno de 1 Gbps de taxa de transferência. Por outro lado, as redes Wi-Fi que utilizam o protocolo AC podem chegar a mais de 6 Gbps.

Com o novo padrão, a taxa de transferência de dados dentro da rede cabeada será mais do que o dobro da atual. Assim, a troca de grandes arquivos, como filmes em 4K, ou o acesso a NAS (Network Attached Storage), para armazenar arquivos em uma rede de computadores, será muito mais rápido. Lembrando que isso não influenciará na velocidade da Internet, que depende do provedor contratado.

No entanto, o padrão 2.5G/5GBASE-T ainda deve demorar algum tempo até se tornar popular, visto que ainda são vendidos roteadores sem portas Gigabit.

Via IEEE e Ars Technica

Qual roteador comprar? Comente no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Lucas Rodrigues
    2017-01-12T10:15:13

    NOSSA NET É RESTO DOS RESTO

  • Victor Nicea
    2017-01-11T22:03:10

    INTERNET DO BRASIL TEM QUE SER RÁPIDA <3

  • Renato Moreira
    2016-10-01T12:32:41  

    EU TENHO 6OMB DA NET PARECE QUE TENHO 60 KBPS LENTA DEMAIS

    recentes

    populares

    • Renato Moreira
      2016-10-01T12:32:41  

      Tenho Net 30 mega e está em ordem... Ótimo ping em jogos fps também.

    recentes

    populares

    • Renato Moreira
      2016-10-01T12:32:41  

      A sua internet é em Bits ou em Bytes

  • Vanderlei Lourenço
    2016-10-18T00:24:26

    que comecem os discursos dos pessimistas , daqueles que esquecem que um dia a internet foi discada e vc era feliz

  • Admir Rosa
    2016-10-01T20:47:03  

    Olha estou muito feliz, eu uso a Copel, fibra ótica 40 mb sem compartilhar nada com ninguém. O upload empata ou é maior do o download. Extremamente rápida e estável. O up chega a 5mb/s e o download é por aí também.Wi-Fi é covardia. Bastaria todas as operadoras copiarem a Copel, e assim, todos nós sentiríamos o gosto de primeiro mundo.

    recentes

    populares

    • Admir Rosa
      2016-10-01T20:47:03  

      Na verdade, é 1/8 da velocidade nominal. Se ele tem 40 Mb tá certo ele ter 5 Mb de para baixar e fazer upload. Visto que 40/8 = 5 Mb ;)

    recentes

    populares

    • Admir Rosa
      2016-10-01T20:47:03  

      o que ele quis dizer eh que o download dele eh 5 mbYtes/S = 40mbIts/s

  • Vem Nênem
    2016-10-02T03:30:00  

    Isso vai custar uma nota

    recentes

    populares

    • Vem Nênem
      2016-10-02T03:30:00  

      Sim Thiago. Aproveitará-se os cabos, porém os aparelhos deverão ser compatíveis com a tal nova norma do IEEE 802.3. Nada de baixo custo nessa empreitada...

    recentes

    populares

    • Vem Nênem
      2016-10-02T03:30:00  

      Resumindo, vamos continuar pagando caro por algo sem qualidade, porque isso daí só vai chegar aqui daqui a 20 ou 30 anos, visto que enquanto se usa internet de Gbps em alguns países, nós ainda usamos Mbps e, às vezes, até Kbps.

  • Geronimo Mickucz
    2016-10-07T08:15:03

    Também concordo com Renan. esse novo padrão de cabeamento vai chegar primeiramente nos Backbones/Datacenters de grandes operadoras de telecom e grandes empresas de tecnologia onde o fluxo de informações é maior. Sem contar que não adianta possuir cabeamento se minha estrutura /switch/servidor/placas de rede não trabalhar na mesma tecnologia. Atualmente ainda é usado muito o cat5E pelo preço porem o cat6 já esta em preços bem acessíveis que atendem boa parte da demanda. Já na residência é irrelevante já que o fluxo de dados não chega perto.

  • Hans Zimmer
    2016-10-01T14:15:17  

    Onde moro tenho internet de 80Gbps.

    recentes

    populares

    • Hans Zimmer
      2016-10-01T14:15:17  

      Pode vir!

    recentes

    populares

    • Hans Zimmer
      2016-10-01T14:15:17  

      nao sabe nem o que ta falando

  • Renam Procopio
    2016-10-03T19:52:44  

    Pelamordedeus minha gente... este cabeamento é para ser utilizado em backbone/datacenters. Não é para reles mortais usuários residenciais que não sabem e sequer experimentaram o que é 98% de Garantia da largura de banda em um link E1.

    recentes

    populares

    • Renam Procopio
      2016-10-03T19:52:44  

      os caras falando de rede corporativa e comparando com par metálico kkkkk esse país é uma comédia

  • Alex Braga
    2016-10-04T21:00:46

    Tenho 15Mb da Velox, tem dias que acho que estou usando discada.

  • Leandro Ferreira
    2016-10-04T13:11:37

    Tenho 10 Mb da VIVO(GVT) e nunca fica abaixo do que contrateiu. Eles entregam a velocidade contratada. up de 1 Mb.... Não tenho Problemas tbm!!!

  • Colber Cardoso
    2016-10-03T18:28:49

    Se é 2x mais rápida vai ser 4x mais cara.

  • Ricardo
    2016-10-02T14:36:45

    Bom, pelo menos cabo de rede de ultra velocidade nós teremos. Pra trocar dados numa rede interna vai fazer uma grande diferença, mas pra internet não. Quando tivermos internet de 5Gbps me avisem.

  • Thiago Wario
    2016-10-02T09:05:33  

    Essa notícia já foi dada há uma semana em alguns veículos de comunicação melhor informados...

    recentes

    populares

    • Thiago Wario
      2016-10-02T09:05:33  

      Ctrl+c Ctrl+v

  • Renato Cezar
    2016-10-02T09:33:02

    Pode botar o que for, mas no nosso país vamos continuar a contratar pacotes de 50 megas, que só baixam a taxas de 2 a 3 Mbps e custam uma baba comparativamente a Coreia, Japão e USA.

  • Dion Igor
    2016-10-01T18:02:19  

    Internet no Brasil é uma piada, só querem saber de roubar dinheiro.

    recentes

    populares

    • Dion Igor
      2016-10-01T18:02:19  

      Internet boa mesmo é na Coreia do Sul, é u banho na nossa

    recentes

    populares

    • Dion Igor
      2016-10-01T18:02:19  

      ainda bem que quando vieram me oferecer NET VIRTUA aki à rodo eu não mudei ... todos que mudaram aki no meu bairro alguns poucos meses depois reclamaram de lentidão porque todos mudaram pro servidor e o mesmo nao deu conta de muitas pessoas migrando de ADSL para CABLEMODEM.

  • Carlos Becker
    2016-10-02T00:49:45  

    Pessoal isso ai é a rede interna, nada a ver com a discussão de vcs .. hahah não tem nada a ver com a INTERNET. ...

    recentes

    populares

    • Carlos Becker
      2016-10-02T00:49:45  

      exato é rede LAN e não WAN.

  • Celso Sabanae
    2016-10-02T02:18:25  

    A matéria deveria se chamar "Novo padrão de rede cabeada vem para ajudar as empresas a economizar com infra estrutura de rede interna" ou "Novo padrão de rede cabeada ajuda a economizar dinheiro"

    recentes

    populares

    • Celso Sabanae
      2016-10-02T02:18:25  

      rapidez no tráfego...

  • Marcio Nascimento
    2016-10-02T08:18:58  

    O título da matéria está errado, causando confusão. Esse novo padrão de rede em nada tem a ver com velocidades de internet. Já é complicado pro usuário comum entender a diferença entre bits e bytes, e vem uma matéria dessa pra complicar mais...

    recentes

    populares

    • Marcio Nascimento
      2016-10-02T08:18:58  

      "Lembrando que isso não influenciará na velocidade da Internet, que depende do provedor contratado." ... Está escrito na matéria. Ou não apareceu para você ?

  • Glauber Lima.
    2016-10-02T00:12:05

    TUDO TEM DE PASSAR PRIMEIRO PELOS NASARENTOS DA NASA, ONU E O CAIAIO A QUATRO ANTES DE VIR A NÓS. A PLEBE.

  • Alex Santana
    2016-10-01T20:56:47  

    Quando a internet chegou aqui em minha casa em 2005, era uma lentidão de enlouquecer, tanto pelo PC quanto pela net

    recentes

    populares

    • Alex Santana
      2016-10-01T20:56:47  

      Lembro quando comecei a usar internet, era 1999. Só em 2000 que comprei meu primeiro pc Usava internet discada. Aquilo era tão lento XD

    recentes

    populares

    • Alex Santana
      2016-10-01T20:56:47  

      56k era uma tortura. Lembro que pra baixar video clipes no kazaa levava uma semana ás vezes. Usando a internet só depois da meia noite ou aos domingos. E hoje se vê tudo em tempo real pelo youtube.

  • Luis Amaral
    2016-10-01T23:36:15

    Vai ter que inverter uma das pontas, tipo cabo crossover, ou essa foto é só pra ilustrar?

  • Pescador Parrudo
    2016-10-01T23:22:09

    a insidesign é uma maravilha

  • Ricardo Santos
    2016-10-01T22:13:34

    Resumindo: vai servir para nada

  • Rafael
    2016-10-01T21:41:00

    Novo padrão de rede cabeada oferece até 5 Gbps de velocidade para Internet, logo perto do final dizem Lembrando que isso não influenciará na velocidade da Internet, que depende do provedor contratado, confuso não?