Computadores

13/10/2016 07h00 - Atualizado em 13/10/2016 07h00

Processador Stratix 10 da Intel traz duas vezes mais potência e economia

João Kurtz
por
Para o TechTudo

A Intel anunciou o lançamento do processador Stratix 10. O novo periférico é voltado para dispositivos que desempenham tarefas específicas, como servidores, data centers e radares. Ele possui CPU ARM, 5,5 milhões de elementos lógicos FPGA e memória HBM2, o que permite a ele operar duas vezes mais a performance do núcleo do seu antecessor, o Stratix V. 

Saiba tudo sobre os processadores de sétima geração da Intel

Além disso, o consumo de energia do Stratix 10 pode chegar a 70% do que os outros processadores fazem. Segundo a Intel, o novo produto pode alcançar precisão de 10 TFLOPS e 80 FLOPS/watt. Ele possui ainda um CPU ARM com quatro núcleos Cortex A53 e quatro memórias HBM2 com banda de 1 TB/s.

Novo chip da Intel promete economia de energia de até 70% (Foto: Divulgação/Intel)Novo chip da Intel promete economia de energia de até 70% (Foto: Divulgação/Intel)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

O segredo da eficiência do processador está na tecnologia FPGA, que funciona como uma espécie de programa criado no próprio hardware, que pode ser reescrito para funcionar melhor em tarefas específicas.

Essa vantagem é, normalmente, usada em dispositivos voltados a desempenhar tarefas específicas, como servidores, equipamentos de rede, mineradores de Bitcoin, computadores médicos ou de processamento de imagens e até para quebrar senhas criptografadas.

Em comparação, os processadores comuns podem alterar de tarefa quase instantaneamente para se adequar ao comportamento do usuário padrão, mas seu consumo de energia é maior. Por outro lado, esses dispositivos não costumam ficar ligados todo o tempo.

A desvantagem da técnica é não ser flexível, ou seja, o tempo que leva para que o hardware se ajuste para desempenhar uma tarefa diferente pode demorar horas. Por isso, ele não é recomendado para usuários comuns.

Via PC Perspective e ExtremeTech

Qual é o melhor notebook com Core i5 até R$2.000? Comente no Fórum TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Pedrito Silva
    2016-10-13T16:39:21  

    olá. legal mas por que usuário comuns não vão poder usar.isso é devido o hardware ou o sistema operacional.

    recentes

    populares

    • Pedrito Silva
      2016-10-13T16:39:21  

      Pedrito acredito que seja pelo valor é pelo uso de tanto processamento...imagina usar 10tfllp de processamento ao custo de USD 7800...