Media centers

07/10/2016 06h00 - Atualizado em 07/10/2016 06h00

Vale a pena comprar o Chromecast 2 ou esperar o Chromecast Ultra?

Felipe Alencar
por
Para o TechTudo

Na última terça-feira (4), o Google realizou um evento para apresentar seus novos produtos. Uma das novidades mostradas foi o Chromecast Ultra, nova geração de seu famoso dongle HDMI, que transforma TVs comuns em Smart TVs. As vendas começarão em novembro, a princípio apenas nos Estados Unidos, e o valor sugerido deste produto é de US$ 69, cerca de R$ 220 em conversão direta.

Confira o review completo do Chromecast 2

Atualmente, no Brasil, a companhia vende o Chromecast 2, pelo preço sugerido de R$ 399. Entretanto, é possível encontrá-lo por um preço mais baixo em algumas lojas do varejo ou durante promoções. Com o lançamento da nova versão, alguns usuários podem ficar em dúvida se compram o Chromecast 2 ou se esperam o Chromecast Ultra chegar ao Brasil. Veja as diferenças entre os dois dongles e qual vale mais a pena para você.

Chromecast Ultra traz imagens em 4K (Foto: Reprodução/Google)Chromecast Ultra traz imagens em 4K (Foto: Reprodução/Google)










Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

O que há de novo no Chromecast Ultra?

A principal novidade do Chromecast Ultra em relação ao Chromecast 2 é a capacidade do dispositivo de fazer streaming de conteúdos na resolução 4K, que é quatro vezes maior que o Full HD. Assim, se você possui uma TV com suporte a 4K, o Chromecast Ultra pode ser interessante, já que ele será capaz de transmitir filmes, séries e gravações caseiras nesta resolução.

Chromecast Ultra trará os filmes 4K para a sua TV (Foto: Reprodução/YouTube)Chromecast Ultra trará os filmes 4K para a sua TV (Foto: Reprodução/YouTube)

Entretanto, se a sua TV não é 4K e você não tem a intenção de adquirir uma num futuro próximo, o principal atrativo do Chromecast Ultra deixa de fazer sentido. Outro ponto a levar em consideração é que, atualmente, a quantidade de conteúdo em 4K ainda é bem reduzida.

Para quem não tem uma televisão 4K, o Chromecast Ultra tem uma solução. Por meio das tecnologias HDR e Dolby Vision, o dongle é capaz de configurar automaticamente a sua TV para que ela exiba sempre a melhor qualidade de imagem possível, com cores vivas e profundas.

Apesar disso, se você não tem uma TV 4K e não se incomoda em assistir a grande maioria dos filmes e séries em Full HD, o Chromecast 2 será mais do que suficiente e atenderá todas as suas necessidades neste aspecto.

O que mais há de novo?

Além da capacidade de transmitir conteúdo em 4K e de contar com as tecnologias para melhoria de imagem HDR e Dolby Vision, o Chromecast Ultra está 1,8 vezes mais rápido que seu antecessor.

Outra novidade interessante do Ultra é um adaptador Ethernet. Até a versão anterior, a única conectividade do dongle era Wi-Fi. Porém, como conteúdos em 4K são bem maiores do que os Full HD, a rede sem fio poderia não suportar o streaming desse tipo de conteúdo sem engasgos.

Por isso, o Google incluiu nesta nova geração a possibilidade de ligar o Chromecast ao seu roteador diretamente pelo cabo Ethernet, por meio de um adaptador que é plugado na porta micro USB do dispositivo. Assim, as transmissões ficam muito mais estáveis e confiáveis.

Agora ele também se conecta ao roteador por meio de um cabo Ethernet (Foto:Reprodução/YouTube) Agora ele também se conecta ao roteador por meio de um cabo Ethernet (Foto:Reprodução/YouTube)

Resumindo: vale a pena?

Se você possui uma TV 4K, sim, vale a pena esperar a chegada do Chromecast Ultra. Isso por que a tendência é que a quantidade de conteúdo disponível nesta resolução só cresça. O próprio Google informou que o Google Play Filmes terá diversos títulos em 4K até o final do ano. Além disso, serviços como Netflix já oferecem alguns títulos com esta qualidade.

No entanto, se a sua TV ainda não é 4K e você não pretende trocá-la tão cedo, então não há necessidade de se comprar o Chromecast Ultra. A segunda geração do dongle HDMI dará conta do recado perfeitamente. Outro aspecto a ser considerado é o fato de que o novo produto ainda deve demorar um pouco para chegar ao Brasil e que seu preço de lançamento deve ser um pouco mais alto.

Qual o preço do Google Wifi e data de lançamento no Brasil? Comente no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Lucas Meyer
    2016-10-08T09:35:28  

    Apple tv

    recentes

    populares

    • Lucas Meyer
      2016-10-08T09:35:28  

      Se o cara comprar uma tv 4k e nao ser smart, pode apanhar na cara. Pra que esse 4k do ultra ai?

  • Décio
    2016-10-07T13:55:17  

    Ou eu sou retardado ou existe TV 4K que não seja smartTV? Pra que vou comprar esse dispositivo ?

    recentes

    populares

    • Décio
      2016-10-07T13:55:17  

      viva

    recentes

    populares

    • Décio
      2016-10-07T13:55:17  

      Sim, você é retardado.

  • Paulo Soares
    2017-02-20T15:50:26

    Alguém sabe se funciona bem no Mcbook? A intenção é espelhar a tela do Mcbook para assistir filmes/séries com audio e vídeo na TV.

  • Ana Ghiraldelli
    2016-10-07T14:20:01  

    Eu possuo o modelo Chrome 2 e posso garantir que é excelente. Rápido, com uma qualidade muito boa e é super fácil de instalar.

    recentes

    populares

    • Ana Ghiraldelli
      2016-10-07T14:20:01  

      Vcs indicam o Chromecast 2 ou os Andróide Box Tv. Minha intenção é assistir os Streamings da tv paga. Sou assinante, mas quero levar p onde eu for.

    recentes

    populares

    • Ana Ghiraldelli
      2016-10-07T14:20:01  

      *Android (Andróide foi o louco do corretor do próprio Android).

  • Walter Carneiro
    2017-01-08T18:39:00

    Ari Santos disse: 4K não é 4 vezes full hd e sim 4 vezes hd... 720 x 4 = 2160. Concordo com você, porque 720p determina a resolução vertical da imagem para HD e 1.080p para FullHD. Isto significa que a qualidade da imagem é tão-somente o dobro da FullHD e não 4 vezes melhor, o que já está excelente para telas entre 55" a 120" (projetores).

  • Silas
    2016-10-07T13:27:32  

    Faz assim, entra no Mercado Livre e coloca Crhomecast 2 , no lado direito da página vai ter uma opção que diz ''Mais Relevantes'', vai nessa opção e mude para ''Menor Preço'', tu vai ver um la por R$145,99, podendo parcelar em ate 12x, ta barato. Vale a muito a pena, eu uso em casa, é melhor do que a Smart TV de um amigo meu.

    recentes

    populares

    • Silas
      2016-10-07T13:27:32  

      Comprei no Paraguai esta semana por 34 dólares ou 112,50 pelo câmbio de lá.

    recentes

    populares

    • Silas
      2016-10-07T13:27:32  

      Aqui nas lojas eles querem explorar valor absurdo...

  • Jucélio Carvalho
    2016-10-07T17:18:22  

    Todo dia tem materia aqui sobre o ChromeCast. afiii

    recentes

    populares

    • Jucélio Carvalho
      2016-10-07T17:18:22  

      só não abrir, camarada

    recentes

    populares

    • Jucélio Carvalho
      2016-10-07T17:18:22  

      Vc fala isso pq vc não tem um!! Quando vc tiver vc rapidinho muda de opinião!!!

  • Eduardo Freitas
    2016-10-08T00:01:40  

    tvs com resolução 4K , ja vem completa , com capacidade de rodar conteúdos em 4k , e ja saem de fábrica SMARTS , kkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Eduardo Freitas
      2016-10-08T00:01:40  

      Eduardo o problema não é a tv ser smart, mas a gama de aplicativos que pode ser usado com o Chromecast, tenho em casa TV smart e duas com o Chromecast e as mais usadas para assistir conteúdo são justamente as que tem o Chomecast, pois podemos mudar a hora que desejarmos, podemos usar o plex para assistir conteúdo local, e ainda espelhar a tela do computador em qualquer lugar da casa, qualquer aplicativo você jogar na tela da tv.

  • Eduardo Marques
    2016-10-07T12:41:03  

    Achei o Cromecast 2 naqueles comércios coreano na Avenida Paulista. Paguei R$ 190,00.

    recentes

    populares

    • Eduardo Marques
      2016-10-07T12:41:03  

      pagou caro

  • Norberto Mayer
    2016-10-07T13:35:30  

    Pobre é uma desgraça, reclama de tudo o preço é alto, ta muito caro e mimi. Vai e compra a smart TV e para de encher o saco.

    recentes

    populares

    • Norberto Mayer
      2016-10-07T13:35:30  

      vc é ricasso né?

  • Daniel Santos
    2016-10-07T17:16:26

    Seja sua tv top ou não, 4k ou full hd smart, seremos reféns de atualizações de software até um determinado tempo, posteriormente irá travar e não rodará mais, com o chromecast é a mesma coisa, porém, a atualizações serão por muito mais tempo.

  • Leonardo Oliveira
    2016-10-07T14:14:34  

    Qm não dispoe de uma internet boa por fibra optica por exemplo não adianta ter esses serviços, o problema é a internet !!!

    recentes

    populares

    • Leonardo Oliveira
      2016-10-07T14:14:34  

      ENQUANTO ISSO O VASCO ESTÁ VENDO SE VALE A PENA CONTINUAR NA SEGUNDONA, O SE VAI PARÁ A PRIMEIRA DIVISÃO, E LOGO EM SEGUIDA VOLTA PARÁ SEGUNDONA

  • Ivani Lira
    2016-10-07T13:16:40  

    Vi no mercado livre por 149,90 a vista, mas eu aproveitei que meu está nos EUA, e pedi 2, sai mais barato

    recentes

    populares

    • Ivani Lira
      2016-10-07T13:16:40  

      Meu irmão chegou hj e trouxe os 2 que eu pedi, custou 35 dólares cada, quando ele viajou estava em promoção por 30, poderia ter sido melhor, mas mesmo assim custou 252,00 os dois, não foi ruim.

  • Alan Silva
    2016-10-07T12:14:31  

    Estou procurando o tal preço barato até agora... :/

    recentes

    populares

    • Alan Silva
      2016-10-07T12:14:31  

      no ML encontra por R$ 150,00

    recentes

    populares

    • Alan Silva
      2016-10-07T12:14:31  

      Comprei no mercado livre por 150,00 reais .. nas lojas vc encontra por 350,00 300,00 reais ou mais .. ( detalhe : no mercado livre e original também ) :)