Redes sociais

25/10/2016 10h02 - Atualizado em 25/10/2016 11h49

WhatsApp testa chamada de vídeo no Android; função falha em 1ª avaliação

Joana Pardal
por
Da redação

O WhatsApp, que já havia liberado chamadas em vídeo na versão de testes (beta) do mensageiro para o Windows Phone na semana passada, agora trouxe a novidade para os celulares com Android. Na manhã desta terça-feira (25) apareceu a opção de telefonar com "voz" ou "vídeo" dentro do aplicativo.

No primeiro teste que realizamos, usando dois smartphones conectados via Wi-Fi, a chamada ficou muito instável e não foi possível assistir à pessoa do outro lado da linha. O recurso é bem similar ao FaceTime do iPhone e ao Skype.

WhatsApp Beta já aceita videochamadas no Windows Phone: saiba usar

Selecione o contato que deseja ligar e escolha a opção vídeo (Foto: Reprodução/ Aline Batista)Selecione o contato que deseja ligar e escolha a opção vídeo (Foto: Reprodução/ Aline Batista)


Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Ao menos neste primeiro momento, o recurso não parece estar pronto para chegar a todos os smartphones com o WhatsApp instalado, por meio de uma atualização. Em um dos celulares, nem sequer apareceu a opção de videochamada. Ao receber a ligação, iniciada por outra pessoa, também não foi possível ouvir o áudio; foi necessário colocar fones de ouvido para realizar a conversa.

No outro telefone, o vídeo apareceu completamente prejudicado, com uma série de manchas verdes. O problema pode estar relacionado com o sistema de compressão de imagens – chamado de codec – que o WhatsApp vem usando para testar a funcionalidade.

Chamada permaneceu instável e não era possível assistir quem estava do outro lado (Foto: Reprodução/ Aline Batista)Chamada permaneceu instável e não era possível assistir quem estava do outro lado (Foto: Reprodução/ Aline Batista)

Ao fim da ligação, o usuário pode avaliar a qualidade da chamada via WhatsApp. O aplicativo ainda pergunta se foi possível ouvir o interlocutor e se houve algum bug relacionado ao vídeo.

Vale lembrar que, para testar o WhatsApp Beta no Android, é preciso habilitar uma opção especial dentro da Google Play Store, a loja de aplicativos do Google. O próprio celular vai instalar a versão de testes do aplicativo.

Caso o usuário não seja um testador, vai aparecer uma mensagem de erro informando que a chamada não pode ser concluída. "Não foi possível realizar a chamada. Joana precisa atualizar o WhatsApp para receber chamadas de vídeo".

Mensagem de erro para quem não possui a versão beta do aplicativo (Foto: Reprodução/ Aline Batista)Mensagem de erro para quem não possui a versão beta do aplicativo (Foto: Reprodução/ Aline Batista)

Os aparelhos com o sistema da Apple (iOS) ainda devem esperar um pouco mais para receber a novidade, já que a versão de testes do WhatsApp só está disponível para Windows Phone e Android. 

WhatsApp versus ZapZap: quem ganha? Comente no Fórum do TechTudo.

*Colaborou Aline Batista e Thássius Veloso


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Leonardo Souza
    2016-10-25T16:50:28  

    De que adianta chamada em video se a qualidade da internet movel não suporta! Fora o valor dos planos!

    recentes

    populares

    • Leonardo Souza
      2016-10-25T16:50:28  

      kkkkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Leonardo Souza
      2016-10-25T16:50:28  

      Essa foi a melhor frase dos comentários kkkkk

  • Interação
    2016-10-25T11:33:35  

    Vocês vão saber o que é qualidade de verdade quando conhecerem o FaceTime

    recentes

    populares

    • Interação
      2016-10-25T11:33:35  

      isso aí

    recentes

    populares

    • Interação
      2016-10-25T11:33:35  

      O resto nada de mais, já tive todos os SP que vc pode imaginar, iPhone, Samsung, HTC, Lenovo, Motorola, LG....e o diferencial do iPhone pra os outros é esse, durabilidade e o fato de não travar e adquirir vírus.

  • Warley Gonçalves
    2016-11-01T10:47:20

    Não vejo qual é a vantagem em se utlizar o Iphone. Tenho um e sinto imensa saudade do meu Xperia M4 aqua. A ostentação tem feito com que optamos por aparelhos inferiores pelo fato de nos adequarmos ao mais admirável por essa sociedade consumista.

  • Ricardo Godoy
    2016-10-31T17:39:02  

    Eles não conseguiram fazer um sistema de chamadas de voz decente até hoje e querem fazer com vídeo? Prefiro Skype.

    recentes

    populares

    • Ricardo Godoy
      2016-10-31T17:39:02  

      Paga um plano bacana 4G que a ligação flui que é uma beleza.

  • Oráculo Silva
    2016-10-25T17:18:48  

    Não seria mais fácil largar mão de ser pobre e contratar um plano de voz? Faz ligação normal.

    recentes

    populares

    • Oráculo Silva
      2016-10-25T17:18:48  

      ooo Oraculo....eu tenho plano pos pago e nem por isso acho mais vantagem do que usar a video conferencia.

    recentes

    populares

    • Oráculo Silva
      2016-10-25T17:18:48  

      Pq não bate bem da cabeça. Interner 3G ou 4G no Brasil não presta. Ficar dependendo de Wifi pra broadband limita demais. No Brasil, tenha muita minutagem ou morra de raiva.

  • Juliano Andrade
    2016-10-26T00:26:49  

    As pessoas estão ficando abestalhadas pela tecnologia...

    recentes

    populares

    • Juliano Andrade
      2016-10-26T00:26:49  

      Esse é o termo certo Leandro Ferreira, escravos da tecnologia, você falou a palavra certa. Eu me apavoro de ver entro em locais públicos, restaurantes, diversos outros locais incluindo a própria casa das famílias e as pessoas não conversam mais, não interagem e adultos ainda crianças e adolescentes ainda é um pouco aceitável apesar de daí se criaram os doentes cibernéticos. Hoje em dia as pessoas se falam por whatsapp uma de frente pra outra. Onde vamos parar?

    recentes

    populares

    • Juliano Andrade
      2016-10-26T00:26:49  

      Trabalho com tecnologia a mais de 15 anos, acompanhei todo o percurso da tecnologia no Brasil, desde OS/2 sistema da extinta IBM ao primeiro Windows, Mac e Linux seu surgimento até as tecnologias mais recentes, e não acho esses aplicativos nada viável, eu tinha whatsApp para trabalho e hoje em dia removi, porque a maioria dos grupos poluem o aplicativo e até por ver as pessoas escravas de um aplicativo. Acho ridículo isso tudo.

  • Fernanda Voi
    2016-10-31T00:09:56

    Joana, você é feia assim mesma ou tava chupando limão?

  • Davi Santos
    2016-10-29T12:22:52

    Para mim e meu filho está funicionando otimamente bem, tanto video ou audio. Para completar a chamada com video, é preciso que os dois estejam atualizados para a versão. Quem escreve estas materias precisam tambem checar o que acontece de verdade, para nao falar asneiras.

  • Alissom Ccb
    2016-10-28T10:49:11

    O meu tambem aparece uma serie de manchas verdes (Grand Prime Duos x64)

  • Gilberto Filho
    2016-10-27T17:47:34

    Joana Pardal, você é feia assim mesma ou tava chupando limão?

  • Ociney
    2016-10-26T10:31:51

    Deveriam criar tbm no whatsapp, a função de "Chamar atenção" igual ao MSN. hahhahahaha

  • Evelyn Batista
    2016-10-26T08:50:42

    Gente, usa o skype e pronto!

  • Everton Nascimento
    2016-10-25T20:56:31

    Depois que adquiri meu primeiro Iphone, toda e qualquer outra tecnologia tornou-se obsoleta.

  • Robson Pedro
    2016-10-25T18:31:05  

    O satanás destruindo as famílias ..........

    recentes

    populares

    • Robson Pedro
      2016-10-25T18:31:05  

      Inclusive você.

  • Paulo Queiroz
    2016-10-25T21:36:47

    Nunca será as chamadas de video do MSN

  • Felipe Nasser
    2016-10-25T16:52:42  

    Jamais Será um Skype VlwFlw

    recentes

    populares

    • Felipe Nasser
      2016-10-25T16:52:42  

      skype é muito pesado

  • Paolo Ribeiro
    2016-10-25T17:12:53  

    Feia a danada que participou da demonstração hein?

    recentes

    populares

    • Paolo Ribeiro
      2016-10-25T17:12:53  

      corinthiano detect

  • Gordão
    2016-10-25T18:06:43  

    tomara que funssione logo, ao inves de receber nues, quero e ver agora as gatas peladas hahaha

    recentes

    populares

    • Gordão
      2016-10-25T18:06:43  

      nudes

  • Nicolas Mori
    2016-10-25T17:43:56

    nunca será um Facetime. falow abs fui

  • Uelder Ashissu
    2016-10-25T16:57:49  

    o Flapenta não tem estádio!

    recentes

    populares

    • Uelder Ashissu
      2016-10-25T16:57:49  

      flw vascaindo

  • Alexandre Barreto
    2016-10-25T14:15:45  

    palmares não tem mundial!

    recentes

    populares

    • Alexandre Barreto
      2016-10-25T14:15:45  

      Melhor comentário do dia...

    recentes

    populares

    • Alexandre Barreto
      2016-10-25T14:15:45  

      Vc conseguir usar wi fi dentro da cadeia aí no rio?

  • Rafael Junqueira
    2016-10-25T15:30:14

    Se nem a chamada normal está funcionando bem, imagina a com vídeos...a mais top que já usei é do google DUOS.

  • Adrian Ferrari
    2016-10-25T13:34:09  

    É muito fanboiolismo, não leram a matéria falando que isso foi na beta (não é a versão final) e ficam criticando. E outra, as duas pessoas precisam estar conectadas na internet, sem internet não vai funcionar mesmo, igual as chamadas por voz.

    recentes

    populares

    • Adrian Ferrari
      2016-10-25T13:34:09  

      Para aparecer que não é possível realizar a chamada é porque é problema de internet. Mas os "jênios" e estagiários da Techtudo só querem falar mal, todo dia tem uma matéria falando mal do whatsapp.

    recentes

    populares

    • Adrian Ferrari
      2016-10-25T13:34:09  

      O pessoal não lê a matéria e fica escrevendo bobagem, isso é a beta, e é óbvio que não iria funcionar.

  • Kamylo
    2016-10-25T13:41:46

    Função supérflua com certeza.

  • Galileu Galilei
    2016-10-25T13:05:18  

    tento entender a graça de estar tao antenado com tecnologia...

    recentes

    populares

    • Galileu Galilei
      2016-10-25T13:05:18  

      Típico de pessoas vazias. Acho simplesmente ridículo quando esse whatts fica bloqueado algumas horas, e muitos usuários simplesmente surtam...

    recentes

    populares

    • Galileu Galilei
      2016-10-25T13:05:18  

      esses jovens são tão antenados ,sabem mexer em tudo ,mas não sabem lavar uma louça.