29/11/2016 06h00 - Atualizado em 29/11/2016 06h00

Alta resolução pode resolver problema de imersão na realidade virtual

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

A Japan Display desenvolve telas de alta resolução para combater o problema do sreen door effect na realidade virtual, associado com desconforto no uso de óculos do tipo e principalmente com a sensação de quebra de imersão durante o uso. 

Saiba o que esperar dos óculos de realidade virtual nos próximos anos

Screen door effect pode ser entendido como aquele momento em que o usuário percebe pixels individuais na tela dos óculos de realidade virtual. O efeito está associado com desconfortos no uso da realidade virtual, além da quebra da imersão, já que notar pixels na imagem acaba destruindo a sensação de se estar em outro lugar. As novas telas da fabricante se mostram funcionais, mas ainda não há uma previsão para que cheguem ao mercado.

Novas telas podem representar avanços de qualidade significativos na próxima geração de headsets (Foto: Divulgação/Oculus)Novas telas podem representar avanços de qualidade significativos na próxima geração de headsets (Foto: Divulgação/Oculus)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Para evitar isso, a empresa está criando telas com uma contagem de pixels tão grande que, mesmo nas curtas distâncias, típicas do uso de headsets de realidade virtual, fica difícil se dar conta dos pixels na tela. Um dos displays fabricados tem 1440 x 1700 pixels em 3,4 polegadas, resultando em uma contagem de 651 pixels por polegada. Ainda mais impressionante é uma outra tela, com 800 pixels por polegada de densidade e virtualmente nenhum screen door effect.

Comparação ajuda a entender a importância da alta densidade de pixels no combate ao efeito do screen door effect: note como é mais difícil distinguir pontos individuais na imagem de 651 pixels por polegada (Foto: Divulgação/Japan Display)Comparação ajuda a entender a importância da alta densidade de pixels no combate ao efeito do screen door effect (Foto: Divulgação/Japan Display)

Os avanços promovidos são importantes porque atacam um problema sério dessa primeira geração da realidade virtual. Embora o screen door effec seja mais popular em celulares, onde as telas acabam tendo resolução limitada nos telefones; dispositivos como Oculus Rift, HTC Vive e Playstation VR também apresentam o desconforto.

Qual óculos de realidade virtual vale a pena comprar? Comente no Fórum do TechTudo.

Via Japan Display, Engadget

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares