10/11/2016 08h00 - Atualizado em 10/11/2016 08h00

Lojas tem até 18 de novembro para obter selo Black Friday Legal 2016

Carolina Ribeiro
por
Para o TechTudo

O selo Black Friday Legal 2016 é oferecido às lojas de e-commerce que cumprem com regras rígidas de qualidade, reputação e atendimento ao cliente. A iniciativa tem como um de seus objetivos melhorar a confiança dos consumidores em relação aos estabelecimentos de comércio eletrônico. A fase de inscrições online está aberta, mas se encerra no dia 18 de novembro. A medida visa proteger consumidores e você deve ficar atento às lojas com o selo abaixo, conforme a foto.

Black Fraude: site mostra preço médio e revela se você foi enganado

A campanha tem como idealizadora a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, entidade brasileira que atua em diversos setores da América Latina e representante da economia digital no Brasil.

Inscrição aberta para lojas virtuais ganharem selo Black Friday Legal 2016 (Foto: Divulgação/Black Friday Legal 2016)Inscrição aberta para lojas virtuais ganharem selo Black Friday Legal 2016 (Foto: Divulgação/Black Friday Legal 2016)


Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Para estar na lista de empresas com o selo de confiança, é necessário que a loja virtual se associe ao Movimento e-­MPE (ação que divulga estratégias sobre o comércio eletrônico com o objetivo de diminuir a falência de pequenas empresas do setor) e faça a inscrição da sua loja no site da campanha (blackfridaylegal2016.com.br/registro).

O que você quer que esteja mais barato na Black Friday? Comente no Fórum do TechTudo.

Além disso, a loja precisa aceitar o "Termo e Condição de Uso do Black Friday Legal", que significa não estar entre as empresas mencionadas pelo Procon e ser aprovada na fase de análise cadastral.

A etapa de análise de novos cadastros avalia, por exemplo, a situação da empresa na Receita Federal e o cumprimento do Decreto do Comércio Eletrônico, que se refere ao preenchimento de informações relevantes, como CNPJ, razão social e todas as formas de contato.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Edgard Santos
    2016-11-10T15:07:42

    No ano passado os preços para eletrônicos não caiu nada. Veremos neste ano. Celulares, por exemplo, estavam mais caros que em algumas promoçôes que houveram antes da black friday

  • Andre Souza
    2016-11-25T09:33:38

    Esqueçam a Black Friday. A grande maioria das lojas (para não dizer todas) aumentou os preços e agora colocou os preços que estavam há alguns meses atrás. Outras oferecem descontos ótimos, mas o preço do frete é exorbitante. Sinceramente deveriam parar de fazer essa "promoção" no Brasil. O povo está mais esperto em relação a isso, mas ainda tem gente que cai em promoções falsas.

  • Hermanoteu
    2016-11-25T07:54:44

    Pessoal, quem realmente ajuda a comprar é o Find Price Ele mostra realmente se está bom ou não para comprar.

  • William
    2016-11-10T11:37:32  

    Se o Walmart tiver esse selo, eu nunca mais compro na Black Friday Brasil. Tirei fotos e prints de uma geladeira que no site do próprio Walmart estava 2 mil e pouco e na loja física, a mesma geladeira estava quase 4 mil.

    recentes

    populares

    • William
      2016-11-10T11:37:32  

      Raphael, Ari e etc... não sou doente e sei que loja física é mais caro. Isso é uma questão de lógica. Mas loja física nenhuma justifica um valor 100% maior. Talvez eu não tenha sido tão claro no meu texto. O valor "normal sem black Friday e sem promoção" era os 2000 reais. O Walmart loja física estava com selo e com valor de 4000. O que quis mostrar que até mesmo franquias de lojas que receberam o tal selo, não condizem com a promoção.

    recentes

    populares

    • William
      2016-11-10T11:37:32  

      Willian quando voce tiver uma loja a gente conversa ok ?

  • Leonardo Braga
    2016-11-10T14:08:28  

    E ainda existem "espertos" que acreditam nessa palhaçada!

    recentes

    populares

    • Leonardo Braga
      2016-11-10T14:08:28  

      Ainda acha produto bom, foi numa BF que comprei a minha TV, onde a média do valor era 1800 (eu acompanhava meses antes), comprei por 1400, no ano seguinte, no ano de lançamento do Xbox One, enquanto o console custava 1800, levei o console +4 jogos originais e lançamentos pelos mesmos 1800, então dá pra encontrar.mas tem que pesquisar

  • Edivaldo Carneiro
    2016-11-10T12:11:08  

    Só pode ser brincadeira. Ainda hoje tem gente que acredita nisso?

    recentes

    populares

    • Edivaldo Carneiro
      2016-11-10T12:11:08  

      É isso aí Ana, temos que pesquisar mesmo, pois as lojas infelizmente aumentam seus preços e no dia do dito black friday elas dão desconto que voltam para o mesmo valor de antes... porque as lojas não poderiam ser mais honestas com os seus clientes ?

    recentes

    populares

    • Edivaldo Carneiro
      2016-11-10T12:11:08  

      É pra pegar os desavisados, é bom escolher um produto pr acomprar, e já de hoje já pesquisar o preço em todas as lojas, pra quando chegar no dia do Black Friday, saber quais ofertas são reais.

  • Pedro Araujo
    2016-11-10T16:58:26

    shoptime ... tv led 4k Philips a 2 meses atras estava 1.600,00 avista ... hj esta 1.800,00 avista ... si esta TV cair para 1.600,00 vou levar ao site de Fraudes.!

  • diogo sanfins
    2016-11-10T16:50:08

    Matéria comprada, se filiar a um site que tem que pagar, não faz sentido qualquer empresa pode e deve fazer sua liquidação black friday, sem necessidade de pagar um terceiro para isso, a validação de realidade é o cliente quem dá, comprando ou não de acordo com suas expectativas de preço.

  • Cláudio Silva
    2016-11-10T16:49:30

    Fiquem de olho pois este ano deverá ser melhor. Estou o ano todo tentando comprar um certo guarda roupas a 3.500,00 e comprei semana passada na black friday da loja a 2,300. Desconto de 1.200,00 ótimo pois só havia conseguido um de 500,00 anteriormente.

  • Heitor Santos
    2016-11-10T16:45:58

    Isto chama pega trouxa, é uma palhaçada é TRUMP

  • Diorgenes Souza
    2016-11-10T16:16:35

    Na verdade é q no Brasil pouquíssimas lojas são verdadeiras em relação ao Black Friday, a maioria aproveita esse dia mais para marketing do q para promoções infelizmente, então boa sorte .

  • Marco Rodrigues
    2016-11-10T16:02:36

    No Brasil a ganância fala mais alto. Quase tudo marketing para dobrar lucros

  • Valter Oliveira
    2016-11-10T15:36:07

    Atenção!!!!! JÁ TEM LOJAS DE RENOME AUMENTANDO SEUS PREÇOS PRA QUANDO CHEGAR O "BLACK FRAUDEI", VOLTAR O PREÇO QUE ERA ANTES FINGINDO DESCONTOS!!!!!! FIQUEM ESPERTOS......!!!

  • Thiago Geremias
    2016-11-10T15:25:23

    Black Friday Brasil----> tudo pela metade do dobro do preço.

  • R9 Nazario
    2016-11-10T14:37:05  

    Black Friday Brasil= Tudo com o dobro do preço mas com 50% de desconto KKKKKKKKKKKKKKKK

    recentes

    populares

    • R9 Nazario
      2016-11-10T14:37:05  

      A coisa é bem simples: você tem que focar num produto X antes da Black Fraude. No dia vc pesquisa e vê se está mais barato. Senão estiver não compra. Simples assim

  • Diego Soares
    2016-11-10T13:53:13  

    Pesquisem o preço dos fretes também. Teve ano que anotei os valores dos produtos que queria juntamente com o frete e o que aconteceu no black friday? O frete mais do que dobrou!

    recentes

    populares

    • Diego Soares
      2016-11-10T13:53:13  

      É uma boa dica!

  • Edu Dawson
    2016-11-10T14:05:54  

    no auge do PAIS melhor fase era apenas roubo e muitas denuncias pais sem lei. AGORA NESSA CRISE VC ACREDITA QUE VAI TER DESCONTO REAL? UHAHUAHUAHUAHUAUHA SO BOBO MESMO.

    recentes

    populares

    • Edu Dawson
      2016-11-10T14:05:54  

      Xbox ONE, INCRÍVEL DESCONTO: "DE R$ 7.500" POR APENAS "R$ 2200" !!! kkkkkkkkkkkkk

  • Robson Silva
    2016-11-10T13:53:55

    aqui nunca teve e ta longe de ter de verdade enquanto não tiver critérios e fiscalizações e abaixo nos impostos ao menos nesta data, vamos continuar a merce de falsas propagandas

  • Alexandre Maciel
    2016-11-10T13:01:17

    Minha dica é a seguinte, se você está planejando comprar algo, passe a monitorar o preço do produto 45 dias antes de BF. Vá anotando as mudanças no preço e você saberá se de fato ele entrará com desconto de BF para valer. E outra ainda mais importante, não compre por impulso; se não está planejando comprar nada, vire as costas para a BF, a não ser que surja um preço imperdível para algo de que você gostaria de vir a comprar algum dia.

  • Bruno Borges
    2016-11-10T12:58:46

    BLACK FRAUDE!!!

  • Thiago
    2016-11-10T11:27:59

    Já consegui bons desconto no BF, mas é preciso garimpar e acessar na madrugada os sites.

  • Ivan.caldas
    2016-11-10T10:49:06  

    Essa semana ja vi os preços subirem de todos os eletros... ai semana que vem voltam ao preço normal mais caro dizendo que é super desconto.

    recentes

    populares

    • Ivan.caldas
      2016-11-10T10:49:06  

      Cascata!!!

    recentes

    populares

    • Ivan.caldas
      2016-11-10T10:49:06  

      passei por isso ano passado, fiquei esperando o black Friday para comprar uma geladeira e os preços subiram nas nuvens. resultado no dia estava mais caro e tive que rodar a cidade inteira para encontrar o modelo que eu queria, pois já haviam vendido todo estoque.

  • Fabio Milhome
    2016-11-10T11:10:15

    Já vou copiar o selo para o meu site!!! Venham todos, no meu o selo é quase original!!!