Notebook

29/11/2016 06h00 - Atualizado em 29/11/2016 06h00

MacBook com tela piscando? Descubra a causa do problema e saiba resolver

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

MacBook é conhecido pela fluidez com que seu sistema funciona, por isso, falhas de gráficos podem assustar o usuário. Há casos em que os Macs ficam com a tela piscando e apresentam animações lentas demais, causando a suspeita de problema crítico no hardware. Felizmente, em muitas situações não é preciso se preocupar: é possível que o baixo desempenho seja causado por um problema mais simples de resolver.

MacBook Air 13″ ou MacBook Pro 13″: decida qual é a melhor compra

Desde o OS X Leopard até o mais recente macOS Sierra, o Modo de Segurança provoca exatamente esse efeito nos computadores portáteis da Apple. Ao ligá-lo no boot seguro, a máquina desliga vários recursos nativos, entre eles a aceleração de gráficos. Tela piscando e animações lentas são consequências naturais.

MacBook Pro 2016 deve receber maior mudança no visual desde a chegada do corpo unibody em 2008 (Foto: Carol Danelli/TechTudo) (Foto: MacBook Pro 2016 deve receber maior mudança no visual desde a chegada do corpo unibody em 2008 (Foto: Carol Danelli/TechTudo))Saiba as possíveis causas da tela do MacBook estar piscando (Foto: Carol Danelli/TechTudo)


Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Isso quer dizer que, se seu Mac começar a apresentar esse comportamento, vale checar se ele foi iniciado sem querer em Modo Seguro. Para isso, confira o aviso na barra superior, escrito “Inicialização Segura”.

Inicialização segura pode causar problemas gráficos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Inicialização segura pode causar problemas gráficos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Possível causas

Ligar o Mac em Modo Seguro é simples, basta pressionar a tecla Shift enquanto aperta o botão de energia do computador. Se você não teclou Shift por conta própria, é importante checar se a tecla está emperrada. Para ter certeza, tente digitar qualquer texto e veja se as letras aparecem sempre em caixa alta, mesmo com o Caps Lock desativado.

Como driblar a inicialização segura

É possível driblar o Modo Seguro para checar se o problema da tela piscando e animações lentas é causado realmente por ele.

Passo 1. Desligue o MacBook;

Passo 2. Com o computador desligado, mantenha a tecla Option pressionada e aperte o botão de energia;

Drible o Modo Seguro segurando a tecla Option (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Drible o Modo Seguro segurando a tecla Option (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Se o problema era de fato a tecla Shift, o notebook irá iniciar normalmente, no modo normal, e não irá mais exibir falhas nos gráficos. A essa altura, vale a pena levar seu computador em uma assistência técnica para buscar reparo no teclado.

O que é melhor: notebook, ultrabook, MacBook? Comente no Fórum do TechTudo.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares