25/11/2016 00h22 - Atualizado em 25/11/2016 18h08

Pré-Black Friday 2016 tem poucas reclamações; sites suportam acessos

Melissa Cruz Cossetti
por
Para o TechTudo

As primeiras horas da "pré-Black Friday" foram tranquilas com poucas queixas e sites suportando a demanda de acesso, sem ficarem fora do ar. O Reclame Aqui — que recebe queixas e oferece um ranking das lojas mais reclamadas — somava pouco mais de 150 protestos de consumidores por volta da meia-noite. O monitoramento de problemas começou as 18h de quinta-feira (24), mas a lojas iniciaram os descontos bem antes disso, trabalhando com a chamada "black week" dias antes do evento.

Desconto falso? Troque dicas com usuários do Fórum do TechTudo.

Segundo levantamento do site, neste período, as menções do termo Black Friday nas redes sociais cresceram — sendo 57,01% positivas e 42.9% negativas. A maioria, entretanto, é sobre propaganda enganosa, a famosa "metade do dobro" ou "black fraude", quando lojas sobem os preços dos produtos para oferecer descontos nem sempre atraentes aos consumidores gerando queixas.

Segundo Reclame Aqui, menções sobre Black Friday nas redes sociais são de maioria positiva (Foto: Reprodução/ReclameAqui)Segundo Reclame Aqui, menções sobre Black Friday nas redes sociais são de maioria positiva (Foto: Reprodução/ReclameAqui)


Asdez mais reclamadas

No ranking das dez empresas com mais queixas no Reclame Aqui até a 0h estão, nesta ordem: Kabum, Netshoes, Americanas, Extra, Submarino, Walmart, Casas Bahia, Decolar, Dominos Pizza e Fast Shop. As lojas cujo mascote do site está em verde, embora tenham recebido muitas queixas, prestaram bom atendimento, segundo os próprios consumidores. Outras cores representam, como um alerta, o humor do consumidor (amarelo, vermelho, azul e roxo) em relação ao atendimento das reclamações.

As dez empresas mais reclamadas às vésperas da Black Friday 2016 (Foto: Reprodução/ReclameAqui)As dez empresas mais reclamadas às vésperas da Black Friday 2016 (Foto: Reprodução/ReclameAqui)

A Fast Shop, enfrentou alguns problemas nas primeiras horas e chegou a ficar fora ar por causa da forte demanda. No total, no entanto, as reclamações somavam pouco mais de 150 queixas. Ao lado, é possível observar um ranking positivo, das lojas online com os melhores e maiores descontos.

Golden Friday da Fash Shop enfrentou problemas e site ficou fora do ar (Foto: Reprodução/FastShop)Golden Friday da Fash Shop enfrentou problemas e site ficou fora do ar (Foto: Reprodução/FastShop)

A expectativa é de que demanda de acessos, assim como o volume de reclamações, cresça nas próximas horas. Já que a partir da meia-noite os preços tendem a ser mais agressivos para atrair um total ainda maior de usuários conectados aos sites de e-commerce, aproveitando cupons e ofertas.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares