Produtividade

22/11/2016 07h00 - Atualizado em 22/11/2016 07h00

ReclameAqui monitora lojas na Black Friday de 2016 contra 'Black Fraude'

Daniela Ferrari
por
Para o TechTudo

A Black Friday Brasil 2016 acontece na próxima sexta-feira (25) e, para evitar falsas promoções, o site Reclame Aqui está acompanhando os preços de mais de 1.200 produtos mais desejados nas lojas online do Brasil. A plataforma criou um novo portal para os consumidores aproveitarem as ofertas e não caírem em armadilhas da chamada "Black Fraude" neste ano.

Todas as dicas da Black Friday

Sendo assim, as empresas parceiras Mooba (site de cashback) e a Precifica vão monitorar os preços durante todo o dia do evento, ajudando os internautas a comparar ofertas com queda de preço real, verificar as lojas com maior número de reclamações e as lojas com as melhores reputações na Internet. 

Diretor do Reclame Aqui acreditam que empresas estão mais preparadas  (Foto: Isabela Giantomaso/TechTudo)Reclame Aqui vai monitorar produtos e preços durante a Black Friday 2016 (Foto: Isabela Giantomaso/TechTudo)


Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Cerca de 95% das visitas ao Reclame Aqui, nesse período, são para visualizar o ranking de uma empresa. Atendendo a esta demanda, o portal vai indicar as lojas que estão fazendo promoções reais.

O portal especial para a Black Friday 2016 do Reclame (blackfriday.reclameaqui.com.br) vai oferecer dados de reclamações por hora, as empresas com mais reclamações e os produtos os com maiores índices de queixas. O acompanhamento do evento também será publicado no blog Reclame Aqui Notícias.

A Apple vai dar bons descontos na Black Friday? Veja dicas no Fórum do TechTudo.

O ReclameAqui é uma plataforma de relacionamento entre consumidores e empresas que possui cerca de 16 milhões de acessos por mês, 15 milhões de usuários cadastrados e mais de 120 mil empresas cadastradas — referência na pesquisa de reputação.

reclame aquireclame aqui

Diariamente são postadas cerca de 20 mil reclamações. Na Black Friday de 2015, a ferramenta registrou 4.400 reclamações de consumidores apenas neste período. O número representa praticamente um terço do volume em 2014 — quando foram realizadas mais de 12 mil reclamações.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Hermanoteu
    2016-11-25T07:54:02

    Black Friday é no Find Price

  • Hipocampo Nervoso
    2016-11-24T09:43:29

    Desconto verdadeiro , real, é difícil encontrar.

  • Ozias Souza
    2016-11-22T15:27:31  

    excluirão meu comentário sobre a kabum.

    recentes

    populares

    • Ozias Souza
      2016-11-22T15:27:31  

      Não , Ozias , está bem aí acima ...

    recentes

    populares

    • Ozias Souza
      2016-11-22T15:27:31  

      tinha feito mais um

  • Rasputin
    2016-11-22T19:57:24  

    Fazendo um levantamento no Reclame Aqui, sabe o que as lojas estão alegando descaradamente? Alegam que os preços praticados anteriormente "JÁ ESTAVAM EM PREÇO PROMOCIONAL", ou seja, o preço que você viu há 1 mês atrás, já estaria num suposto preço promocional e o aumento dele se deve ao valor real do produto. Atenção, galera.

    recentes

    populares

    • Rasputin
      2016-11-22T19:57:24  

      Está realmente acontecendo isso, uma TV da AOC 40 P a um mês atrás estava 1.299,00 e agora está 1.399,00. E no dia dessa fraude vao abaixar para 1.299,00 uma verdadeiro palhaçada ...

    recentes

    populares

    • Rasputin
      2016-11-22T19:57:24  

      Nas lojas americanas*

  • Jeferson Silva
    2016-11-22T19:37:31

    O povo é besta, fica comprando sabendo que é tudo com preço aumentado. Se todos boicotassem essas promoções e parecem de comprar só por comprar, os preços já estaria caindo.

  • Morituri Salutant
    2016-11-22T18:16:47

    BLACK FRAUDE : TUDO PELA METADE DO DOBRO . BRASIL , PAÍS DO SEM JEITO .

  • Julia Ting
    2016-11-22T15:50:54

    Brasil, primeiro lugar em excelência em fraudes.

  • Ozias Souza
    2016-11-22T15:38:39

    Desconto mesmo é so em janeiro e fevereiro. Final de ano é so pra pegar o seu 13 e salario e queimar o estoque velho.

  • Ozias Souza
    2016-11-22T15:36:34

    A kabum em uma segunda aumentou o preço de processador i7 6700k de 1555 pra 1999 no cartão e 1646,94 a vista, na terça reduziu pra 1646,94 no cartão e 1399,90 a vista e continua com esse preço. Depois falam q teve desconto. E não excluam meu comentário de novo.

  • Falcão Thiago
    2016-11-22T09:59:23  

    já começou o roubo, A m e r i c a n a s já começou a aumentar alguns produtos, venho acompanhando o Zenfone 3 que custa R$1.599,00 e ja está no site dele com o valor R$ 1.799,00 com desconto para R$ 1.699,00.....Brasil sendo Brasil!

    recentes

    populares

    • Falcão Thiago
      2016-11-22T09:59:23  

      Falcão estou monitorando a loja da ASUS, quero o Z 2, de preferência a noite que é mais barato.

    recentes

    populares

    • Falcão Thiago
      2016-11-22T09:59:23  

      Eles estao demais, estava de olho em um Painel para TV semana passada estava 89,00 e hoje esta 150,00 e um outro estava 189,00 e agora esta 249,00, assim fica complicado. Brasil sendo Brasil !!!! AMERICANAS nunca mais

  • Ricardo Oliveira
    2016-11-22T14:47:31

    Não há a possibiliade de se fazer black friday verdadeira no brasil, ddeve haver uma sincronia entre fabricantes e lojistas, pois se um cara estocou seu produto há um mês comprando por x, é evidente que ele não vai querer dar de graça ou abaixo do custo, deve haver abastecimento nas lojas apenas para produtos direcionados à black Friday, se isto não acontecer....esquece.

  • Ricardo Oliveira
    2016-11-22T14:44:59

    A única coisa que achei na black fiday do ano passado foi um perfume do boticário que normalmente custava 70,00 e no dia foi 30,00, até hoje está 70.

  • Luis Fernandes
    2016-11-22T13:16:51  

    Acompanho preços de notebook Dell Gaming Edition no zoom desde outubro, este com cpu I5 custava 3959 em 20/10, 4050 em 8/11, hj custa 4306 reais. Comprei com cpu I7 por 4170 semana passada, nao acredito em Black Friday, e so para enganar cliente.

    recentes

    populares

    • Luis Fernandes
      2016-11-22T13:16:51  

      Aconselho vcs baixarem a extenção no Chrome do "baixou agora" com ele, ao entrar na página de um produto.. ele sugere a loja com menor preço além de um gráfico com todos alterações de preços dos últimos meses. Realmente se observa em alguns produtos a elevação de valores com intuito de dá desconto falso no black friday.

    recentes

    populares

    • Luis Fernandes
      2016-11-22T13:16:51  

      Para certificar as fraudes, consulte o preço de um produto (tenho acompanhado preços de celulares) e observe o gráfico evolutivo. É nítido a inversão do comportamento dos preços no mês de nivembro: is mesmos vinham caindo e a partir de novembro percebe-se uma elevação.

  • Rubens Silveira
    2016-11-22T14:33:42

    Poderiam também acompanhar o valor do frete, pois é outro item que sempre fica mais caro para o mesmo produto.

  • Rogerio Reis
    2016-11-22T14:17:17

    Não irão ver um único centavo meu nessa black fraude ...

  • Nelson Silva
    2016-11-22T10:30:29  

    Pessoal, tudo por aqui é fanfarronice, pra não classificar de outro jeito. Todas as empresas - acho que somente o Walmart não fez isso - já aumentaram seus preços. Que vergonha...

    recentes

    populares

    • Nelson Silva
      2016-11-22T10:30:29  

      Certa vez em Porto Rico tive a oportunidade de fazer umas compras e tudo, exatamente tudo absurdamente barato em comparação ao nosso ilustre país ... aqui tudo caro e um salário mínimo que sequer consegue te alimentar por uma semana ... o Brasil é uma vergonha ...

  • Marcelo Souza
    2016-11-22T13:27:11  

    Tudo pela metade do dobro!

    recentes

    populares

    • Marcelo Souza
      2016-11-22T13:27:11  

      Pode crer ... tô fora desse consumismo, se ninguém comprar eles precisarão abaixarem os preços, isso é fato!

  • Edgar Costa
    2016-11-22T14:12:34

    Welcome to Brazil!!!

  • RANIERI BARLETTA
    2016-11-22T12:35:29

    "Dificilmente existirá alguma coisa neste mundo, que alguém não possa fazer um pouco pior e vender um pouco mais barato. E as pessoas que consideram "PREÇO" SOMENTE, serão suas merecidas vitimas" (John Rushin).

  • Thiago
    2016-11-22T12:00:27  

    Aqui todo mundo é FANFARRÃO! Por isso, compro tudo no Walmart Brasil, cansei de rodar, não adianta. lá é sempre mais barato em tudo de tudo.

    recentes

    populares

    • Thiago
      2016-11-22T12:00:27  

      Realmente Thiago, tem que aproveitar as oportunidades do Walmart, esse ano comprei uma action cam da Sony por um preço mais barato que nos EUA. No mercado livre estava por 1800,00, paguei 1000,00.

  • Pepeco Pepequinho
    2016-11-22T12:01:04

    Comédia

  • Xavier