Redes sociais

04/12/2016 08h00 - Atualizado em 04/12/2016 11h35

Adeus, Facebook: 73% dos brasileiros querem excluir perfil, diz pesquisa

João Kurtz
por
Para o TechTudo

Uma pesquisa da Kaspersky Lab descobriu que 73% dos usuários brasileiros de redes sociais pensam em excluir seus perfis, mas não o fazem porque não querem ficar sem seus amigos e recordações. O motivo principal para esta decisão seria por considerarem as plataformas uma perda de tempo. O estudo global, feito online, teve 4,8 mil participantes, sendo 887 deles brasileiros. Segundo a Kaspersky, outros questionários já haviam detectado a tendência da população de usar seus dispositivos, como celulares e notebooks, como repositório externo de memórias.

Brasil é o quarto no ranking global com mais PCs que comandam botnets

Como terminar um namoro e fazer uma limpa no seu Facebook (Foto: Melissa Cruz/TechTudo) (Foto: Como terminar um namoro e fazer uma limpa no seu Facebook (Foto: Melissa Cruz/TechTudo))Facebook seria perda de tempo para usuários, diz Kaspersky (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)


Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Os usuários estariam cientes da situação, com 328 (37%) deles respondendo acreditar que estão perdendo tempo nas redes sociais, enquanto 647 (73%) admitiram já ter considerado apagar suas contas.

A preocupação de perder amigos é o motivo mais indicado para a permanência, sendo respondido por 603 (68%) deles. Para outros 186 (21%), entretanto, a maior preocupação são os arquivos – como fotos – guardados em suas contas.

Qual é o melhor antivírus grátis? Veja no Fórum do TechTudo.

Uma das soluções propostas pela Kaspersky Lab é o FFForget, um aplicativo capaz de fazer o backup de dados de redes sociais e mantê-las em um local seguro e criptografado. O objetivo, segundo a desenvolvedora, é fornecer uma forma para que as pessoas tenham a liberdade de “sair das mídias sociais quando quiserem”.

“Queremos que o FFForget seja uma solução para eliminar o medo das pessoas de perderem suas recordações por problemas com a conta ou ataques de hackers”, explica a chefe de mídias sociais da Kaspersky Lab, Evgeny Chereshnev.

Muitas redes sociais, como o Facebook (backup) e o Twitter (download),  entretanto, já possuem recursos específicos que deixam os usuários fazerem backups de seus dados na rede, permitindo que as contas sejam apagadas normalmente sem o medo de perder conteúdo já publicado.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rubro Negro
    2016-12-04T15:41:48  

    Quero vê se até o facebook ser excluído o palmeiras vai ter ganhando um mundial.

    recentes

    populares

    • Rubro Negro
      2016-12-04T15:41:48  

      Cheirim, vai construir um estádio! Cheirim! Kkkkkkkk ridículos

    recentes

    populares

    • Rubro Negro
      2016-12-04T15:41:48  

      O botafogo di rj nao tem torcida

  • William Martins
    2017-02-21T15:05:58  

    Fb tem utilidade sim, é só saber usa-lo. Já pensei em excluir o meu, depois vi que era mais útil que eu pensava. Bloqueio todo mundo que fica postando inutilidades (tipo: curta e manda um amém; fotos de violência e afins), e curti páginas de jornais, rádios, canais e programas de televisão, entre outras coisas q gosto, tipo tecnologia, curiosidades e etc. Hoje uso o FB para ficar informado.

    recentes

    populares

    • William Martins
      2017-02-21T15:05:58  

      Fato, é exatamente isso que tem que ser. Manter contato com as pessoas que interessam, deixar de seguir as inuteis (nem precisa deixar de ser amigo) e curtir as coisas que gosta. Vira um hub de informações do teu interesse. Quem acha ruim é pq só usa pra ficar de fofoquinha, já que as pessoas irritantes estão a um clique de sair da timeline.

  • Anderson Silva
    2016-12-08T13:05:00  

    Onde está a obrigatoriedade de permanecer no Facebook? Pesquisa fake! Quem quer excluir vai lá e exclui. Ponto final.

    recentes

    populares

    • Anderson Silva
      2016-12-08T13:05:00  

      Já fiz isso mas cada um sabe da sua vida e do seu tempo.

    recentes

    populares

    • Anderson Silva
      2016-12-08T13:05:00  

      A proposta apresentada pela patronal foi de 8,5% de reajuste, parcelado em duas vezes, sendo 6 % em novembro e 2,5% em junho de 2017. As empresas se limitaram a dizer que seguiriam a determinação da patronal e não negociariam diretamente com o sindicato.

  • Guilherme
    2017-01-11T13:31:04

    Na boa já tive facebook, excluí minha conta simplesmente porque minha vida pessoal é minha e não do mundo. Hoje vejo quanto tempo perdi. Vejo as pessoas na rua "tomando conta" da vida de outros quando estou no metrô. Prefiro dedicar meu tempo aos que estão ao meu redor aos demais o telefone (zap) está aberto para contato. No mais cada um sabe o que faz da vida.

  • Luís Camargo
    2016-12-10T23:27:57  

    Tem que sabe usar facebook, agora tem gente que termina namoro e quer avisar todo mundo que acabou, tem gente que posta tudo o que faz inclusive quando ta indo ao banheiro etc, pessoal acha bonito ser ridiculo, coloca a vida toda la e reclama quando cuidam da vida delas

    recentes

    populares

    • Luís Camargo
      2016-12-10T23:27:57  

      Imagine ela encontra esse comentário seu aqui? kkkkkk que louco

    recentes

    populares

    • Luís Camargo
      2016-12-10T23:27:57  

      São muitas pessoas que tem um comportamento assim Várias que lerem isso aqui a carapuça vai servir, não corro risco de adivinhar que sou eu. kkkkkk

  • Messer
    2016-12-11T21:00:07

    Eu na verdade gostaria mesmo de saber a fundo, qual é a VERDADEIRA utilidade do Facebook? Tipo, eu já tive oportunidade de ver a funcionalidade do mesmo e com passar do tempo percebi que os usuários do Face nada mais é para falar de si mesmo! Publicar fotos, expor sua vida, compartilhar suas informações do qual fica exposto pra todo mundo! Particularmente eu acho uma coisa inútil e não vejo nada produtivo em usá-lo. Produtivo eu digo acrescentar algo para sua vida intelectual, familiar, e etc. Na maioria das vezes o que já pude ver são Fotos+Fotos e slide com filosofias, frases, etc.

  • Aurelio Marques
    2016-12-11T00:43:42

    querer ganhar na loteria também todo mundo quer mas fica so na vontade mesmo. o mesmo vale para sair do facebook rsrsrsrs

  • Ednaldo Soares
    2016-12-10T18:02:06

    facebook é mais para saber da vida alheia!!! Para mim não faz falta nenhuma.

  • Fabio
    2016-12-10T17:42:14

    ainda existe isso?

  • Magnususa
    2016-12-08T23:44:34

    Não tenho facebook já a 2 anos e não me faz falta nenhuma.....

  • Alfred Newmann
    2016-12-08T15:09:07

    Basta ter uma "amiga" destas mamães modernas. Fica o dia inteiro, todos os dias, infernizando todo mundo, achando que o filho ou filha são únicos no universo.

  • Fabio Ferreira
    2016-12-07T16:44:14

    Os usuários na realidade não querem cancelar a conta ou sair do Facebook. Querem apenas que os amigos façam menos compartilhamentos. ->> Imaginem um usuário com 500 amigos e cada um desses amigos postando 10 mensagens por dia. Seriam 5000 posts para visualizar! É Isso que gera o desgaste da rede social.

  • Fabio Ferreira
    2016-12-07T16:37:22

    O Facebook é uma ferramento ótima e útil, mas o excesso de compartilhamentos inúteis dos nossos amigos é que banaliza e cansa a ferramenta.

  • Kamylo
    2016-12-06T18:09:36

    "O motivo principal para esta decisão seria por considerarem as plataformas uma perda de tempo" ISSO EU VENHO DIZENDO HÁ ANOS ! ! !

  • Thiago Ferreira
    2016-12-06T15:28:38

    Não sei, ninguém me entrevistou. .

  • Paulo Santiago
    2016-12-06T14:23:12

    Apaguei minha conta faz uns 4 anos. O facebook até tem suas utilidades, mas se olhar bem, ninguém precisa dele pra nada. Todo conteúdo que você encontra nele, você pode encontrar em qualquer outro lugar na internet. E seus amigos são seus amigos. Ficar sem ver um mais distante por um tempo pode parecer uma coisa absurda pra quem é viciado em rede social, mas garante umas conversas e encontros mais legais e mais cheios de assuntos.

  • Cláudio Cartões
    2016-12-06T13:02:02

    Só não excluo o meu porque boa parte do meu salário sai dele, mais redes social em si em muito bom o problema é alguns usuários que não sabe utilizar.

  • Roberto Dias
    2016-12-06T12:15:25

    face book é o lugar das mentiras e verdades sendo muito mais mentiras e ilusões

  • Roberto Dias
    2016-12-06T12:14:13

    Concordo mesmo é uma perda de tempo

  • Antonio Souza
    2016-12-06T09:31:24

    Eu ainda usava Facebook para logar em sites. Agora, se um site exige somente o Facebook para logar, esse site, perdeu mais um cliente. Ah, e todos meus amigos de verdade ainda são meus amigos. A gente está até se divertindo bem mais na vida real.

  • Enzo Bordignon
    2016-12-05T20:42:01

    Sabe aquela história de querer e poder? Ngn é obrigado a usar a rede do Marck, tá ali por livre vontade,

  • Rivaldo Junior
    2016-12-05T08:16:33  

    "A preocupação de perder amigos é o motivo mais indicado para a permanência" Kkkkkkkkkkk. Faz mais de ano que não uso mais e não perdi amigo nenhum.

    recentes

    populares

    • Rivaldo Junior
      2016-12-05T08:16:33  

      Me identifiquei na parte do grupo de compra e venda. kkkkkk

    recentes

    populares

    • Rivaldo Junior
      2016-12-05T08:16:33  

      kkkkk....

  • Xavier
    2016-12-05T18:19:31

    Nunca tive essa porc.aria e nunca vou ter. Só tenho whatsapp porque é muito útil e não preciso pagar ligação

  • Leonardo
    2016-12-05T11:25:42  

    Facebook é o lugar onde todo mundo é feliz, bonito, bem sucedido, com muitos amigos e sem problemas na vida. Esse lugar de fantasia nunca vai acabar, porque quem vive nesse mundo(80% das pessoas que estão por lá), nunca vai deixar isso acontecer. O que serão delas sem seus likes diários que massageiam o ego e que fazem elas serem o que não são?

    recentes

    populares

    • Leonardo
      2016-12-05T11:25:42  

      Dá um pouquinho de pena, fala sério.

    recentes

    populares

    • Leonardo
      2016-12-05T11:25:42  

      Terão de se ocupar com a vida real, que é difícil, cansativa, às vezes triste e solitária, mas que não tem essa ilusão de que tudo é lindo e maravilhoso e as pessoas são lépidas e fagueiras.

  • Silva
    2016-12-05T10:01:19  

    Tô sem há 4 anos, não perdi amigos, pois meus amigos mesmo não dependo de Facebook pra ter amizade deles. E também tenho todas as minhas fotos em nuvem. Vão estudar e ler um livro que é melhor.

    recentes

    populares

    • Silva
      2016-12-05T10:01:19  

      Na realidade eu só tenho Instagran, que tem menos encheção de saco que o face, é só postar uma foto e acabou. Os amigos distantes falo pelos grupos de Whats APP mesmo. Essas formas de contato se perde menos tempo da vida que o face.

    recentes

    populares

    • Silva
      2016-12-05T10:01:19  

      É, se a pessoa tem amigos em local distante, pode ser útil. Mas são quantos amigos mesmo? quantas curtidas??? Tá bom.