Redes sociais

14/12/2016 08h00 - Atualizado em 14/12/2016 08h00

Autenticação em duas etapas: conheça a proteção do Google e Facebook

Barbara Mannara
por
Para o TechTudo

A verificação em duas etapas permite reforçar a segurança no acesso à sua conta Google ou do Facebook, exigindo uma segunda camada de autenticação. Dessa forma, não basta a pessoa ter o nome de usuário e senha: é necessário confirmar o login por meio de um código recebido via SMS ou alerta no app do celular.

O recurso garante que os dados estejam mais protegidos nos dois serviços, evitando violações de e-mail no Gmail, por exemplo, ou mantendo longe de curiosos ou hackers as suas mensagens privadas no Facebook. Veja, a seguir, o que a autenticação em duas etapas oferece.

Como proteger sua conta Google

Veja como funciona a verificação em duas etapas no Facebook e Google (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)Veja como funciona a verificação em duas etapas no Facebook e Google (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Verificação em duas etapas do Google

Para começar com a gigante das buscas, o usuário pode ativar a verificação em duas etapas na conta Google, sem precisar instalar nada extra e de forma gratuita. Essa proteção “extra” é unificada e ajuda a proteger todo o conjunto de serviços com apenas uma configuração, como o Gmail, Google Drive e Google+. Essa autenticação pode ser feita por meio de mensagem de texto (SMS) no celular registrado ou telefonema gratuito, sendo possível adicionar um telefone alternativo, caso tenha receio de perder o aparelho.

Verificação em duas etapas exige a digitação de um código para acessar a conta Google (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Verificação em duas etapas exige a digitação de um código para acessar a conta Google (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Além disso, você pode usar “Códigos alternativos“, com senhas únicas impressas para logar sem o celular durante viagens ou ativar a “Solicitação do Google” para se conectar com apenas um toque em uma notificação no celular (sem digitar códigos). Já o método “App Google Authenticator” permite receber os códigos de verificação, mesmo com o celular offline. Por fim, a “Chave de segurança” adiciona o código de login em um pendrive para acessar pelo computador.

Código de verificação pode ser recebido via SMS ou com alerta no celular (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Código de verificação pode ser recebido via SMS ou com alerta no celular (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Para evitar perda de tempo no dia a dia, você pode marcar seus computadores ou dispositivos móveis mais usados como de confiança, com login automático. A verificação será solicitada toda vez que você ou alguém tentar acessar a conta de um computador ou aparelho estranho. Por fim, o recurso avisa por e-mail se há um novo login. Há algo errado? Veja como gerenciar todos os dispositivos conectados na sua conta.

Verificação em duas etapas no Facebook

O Facebook também oferece um recurso de verificação em duas etapas, que nas configurações de segurança se chama “Aprovações de login”. Para ativar, o usuário precisa cadastrar seu celular, usando um computador. Dessa forma, toda vez que um login for feito em um dispositivo desconhecido será exigido um código extra, além do nome de usuário e senha. Esse dado é enviado por SMS ou uma notificação no próprio aplicativo da rede social.

Código precisa ser digitado em verificação de login no Facebook (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Código precisa ser digitado em verificação de login no Facebook (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Para quem esquecer o Facebook aberto em um computador diferente, depois de acessar com o código, saiba que é possível fazer logout remotamente usando o celular ou pelas configurações da rede social no computador em “Encerrar atividade”. Assim você garante que ninguém naquele aparelho vai conseguir acessar novamente a sua conta. Quer ainda mais controle? Então ative os alertas que mostram se alguém fizer login no seu Facebook. É possível configurar pelo Android, iPhone (iOS) e versão web.

Código pode ser recebido via SMS ou com alerta de login no app pelo celular (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Código pode ser recebido via SMS ou com alerta de login no app pelo celular (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Está com receio de perder o celular? Saiba que você pode obter códigos de reserva, para serem usados só uma vez em emergências. Nesta lista, há os recursos de segurança extra disponíveis para o Facebook. Eles vão além da verificação em duas etapas: é possível ativar contatos de confiança, salvar navegadores mais usados e até gerar senhas para aplicativos.

Como cadastrar outros aparelhos vinculados à mesma conta Google? Comente no Fórum do TechTudo.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares