08/12/2016 14h18 - Atualizado em 08/12/2016 14h18

Bluetooth 5 já está disponível com melhor alcance e dobro de velocidade

Helito Bijora
por
Para o TechTudo

A Bluetooth SIG (Special Interest Group), instituição responsável pela criação, padronização e manutenção do padrão Bluetooth, anunciou nesta quarta-feira (7) o lançamento da quinta versão desta tecnologia, ou seja, o Bluetooth 5.0. O novo padrão já era esperado desde junho, quando o grupo anunciou que já estava prestes a liberar uma atualização.

Descubra seis funções pouco conhecidas do Bluetooth

Os principais destaques da quinta geração do Bluetooth é que o padrão dobra a velocidade de transferência e quadruplica o alcance do sinal. Além disso, o Bluetooth 5.0 traz uma largura de banda muito maior em relação à versão anterior, 4.2, e que é amplamente usada nos smartphones atuais.

O Bluetooth 5.0 poderá ajudar a tornar a sua casa smart (Foto: Rodrigo Bastos/TechTudo)O Bluetooth 5.0 poderá ajudar a tornar a sua casa 'smart' (Foto: Rodrigo Bastos/TechTudo)

O próprio grupo afirma que o Bluetooth 5.0 foi pensado tendo-se em mente o conceito de Internet das Coisas (IoT) e também o constante crescimento da chamada “cidades inteligentes” (Smart Cities). Com mais velocidade, maior alcance e largura de banda, mais aparelhos poderão estar conectados a uma rede Bluetooth sem prejuízo algum.

Smartphones, tablets, computadores, fones de ouvido, smartwatches, lâmpadas, portas e outros objetos inteligentes irão se conectar através da rede Bluetooth e possibilitar o aumento das casas inteligentes. Tais dispositivos também se beneficiarão do baixo consumo de energia deste padrão de comunicação.

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Fone sem fio da Samsung oferece memória interna de 4 GB (Foto: Thássius Veloso/TechTudo) (Foto: Fone sem fio da Samsung oferece memória interna de 4 GB (Foto: Thássius Veloso/TechTudo))Fones de ouvido sem fio estão na lista de futuros beneficiados pelo Bluetooth 5 (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Espera-se no primeiro semestre de 2017 já comecemos a ver os primeiros produtos com suporte à tecnologia Bluetooth 5.0. É seguro dizer que teremos smartphones top de linha compatíveis com a novidade, bem como uma série de produtos da Internet das Coisas, como lâmpadas, portas e geladeiras inteligentes.

Vale a pena comprar caixa de som Bluetooth? Comente no Fórum do TechTudo.  

Via Bluetooth SIG

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares