Personalização

14/12/2016 07h00 - Atualizado em 14/12/2016 08h44

Gboard chega ao Android: saiba como funciona antes de instalar

Pedro Cardoso
por
Para o TechTudo

As funções do teclado virtual Gboard, que antes eram exclusivas do app para iPhone (iOS), foram incorporadas pelo Google ao seu teclado padrão do Android na última segunda-feira (12). Isso significa que o aplicativo receberá uma série de novas ferramentas que o deixarão mais poderoso e interativo. Entre outras coisas, será mais fácil encontrar um emoji, modificar temas e usar até três idiomas ao mesmo tempo.

A novidade mais impactante do Gboard é a integração com o sistema de buscas do Google, representada pelo famoso “G”. Desta forma, o usuário não precisa sair do aplicativo de mensagens ou de anotações para realizar uma pesquisa. O resultado ainda pode ser colado no campo onde o usuário estiver escrevendo, seja no corpo de um e-mail ou no chat do WhatsApp, por exemplo.

Twitter e Google se unem para você buscar delivery de comida com emoji

Teclado virtual ganha busca interna (Foto: Reprodução)Gboard: teclado virtual do Android ganha busca interna (Foto: Reprodução/Pedro Cardoso)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Para quem gosta de rechear o bate-papo de emoticons e GIFs animadas, o Gboard possui uma função que permite fazer uma busca interna pela coleção de emojis. Como o teclado virtual não possui essas figuras por padrão, ele necessita que o app que está sendo usado no momento seja compatível.

Ache rapidamente o seu emoticon preferido (Foto: Reprodução)Gboard: ache rapidamente o seu emoticon preferido (Foto: Reprodução/Pedro Cardoso)

Outra vantagem de usar o Gboard é a possibilidade de configurar até três idiomas ao mesmo tempo. Assim, o usuário é capaz de escrever as palavras das respectivas línguas, em uma mesma frase, e obter as correções automáticas quando forem necessárias.

Algumas funções presentes há anos no SwiftKey, tradicional teclado virtual independente para Android, finalmente estão disponíveis no Teclado Google com a adição do Gboard. Uma delas é a possibilidade de alterar o tema padrão, que pode ser uma simples alteração de cor, até a adição de imagens de fundo que o usuário escolher.

O usuário pode deixar o Gboard com o visual que mais lhe agrade (Foto: Reprodução)O usuário pode deixar o Gboard com o visual que mais lhe agrade (Foto: Reprodução/Pedro Cardoso)

O aplicativo Gboard chegou ao iOS em maio de 2016, onde funciona totalmente integrado com os apps do iPhone. Por enquanto, as novas funções estão disponíveis apenas para testes, mas devem aparecer em breve na Google Play Store, em uma atualização futura que será enviada aos poucos para todos os usuários.

Como resolver falha no teclado virtual do celular? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Raphael Cruz
    2016-12-14T14:32:27

    Eu uso o teclado TOUCHPAL no meu android e pelo que estou vendo, ele é bem melhor que esse indicado pelo TechTudo. Inclusive ele já possui o layout do iPhone e é bem bacana.

  • Ozias Souza
    2016-12-14T13:18:34  

    daqui a pouco vai vim gente fanboy da apple falando que foi a samsung q copia a apple

    recentes

    populares

    • Ozias Souza
      2016-12-14T13:18:34  

      Conexão ui-sb

    recentes

    populares

    • Ozias Souza
      2016-12-14T13:18:34  

      Gboard, teclado padrão Android, IOs, seja lá o que for. ... teclado de smartphone tem um nome SWIFTKEY.

  • Armando Pinto
    2016-12-17T08:35:17

    Nada supera o SwiftKey!

  • Fábio Fonseca
    2016-12-14T15:29:35

    O Aparelho dá linha (Z) da Sony , sempre foram assim ! Esse povo que vive de Samsung acha que lá chega tudo primeiro.

  • Roberto Melo
    2016-12-14T12:02:07  

    TechTudo é uma vergonha. O MÉTODO SWYPE que foi lançado no Teclado Swype que comprei por uma merreca em 2011 e utilizo desde o Galaxy S2, me acompanha em todos os celulares, bastando conectar minha conta Google, já vem com meu dicionário personalizado e tema. Quem imitou foi a Apple, depois de vários anos finalmente permitiu teclados de terceiros.

    recentes

    populares

    • Roberto Melo
      2016-12-14T12:02:07  

      kkkk eles já falam iss o na matéria , para dar comentários mesmo , , pq é cada coisa chata

  • Neto Rodrigues
    2016-12-14T12:15:35

    o teclado já era da Google não sei pq demorou tanto para incorporar no android

  • Hermes Coelho
    2016-12-14T12:08:25

    Os estágiarios dessas matérias são sensacionalistas msm em. swiftkey exite a muitos anos no android e os caras colocam que um imita o outro. Personalização, Apple nunca deixou. Kkkkkkk, comédia.