TV

08/12/2016 07h00 - Atualizado em 08/12/2016 07h00

Panasonic aposta em telas IPS LCD para competir com as OLED

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

A Panasonic anunciou um novo tipo de display LCD IPS que ataca uma das principais deficiências desse tipo de tecnologia de tela quando comparada com as OLED: os índices de contraste. Contando com contraste na razão de 1.000.000:1, mesmo nível oferecido em algumas das TVs mais cobiçadas da atualidade, com tela OLED.

Conheça funções pouco usadas na Smart TV para aproveitá-las melhor

O contraste sempre foi o problema dos LCD quando comparados com os OLED porque esse tipo de tela é retroiluminado, sistema que tende a diminuir a intensidade de tons escuros, eliminando o contraste.

Imagem mostra a comparação dos dois tipos de LCD: à esquerda, repare nos tons escuros esmaecidos dos LCD convencionais (Foto: Divulgação/Panasonic)Imagem mostra a comparação dos dois tipos de LCD: à esquerda, repare nos tons escuros esmaecidos dos LCD convencionais (Foto: Divulgação/Panasonic)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular0000 

A nova tecnologia da Panasonic representa uma tela LCD IPS com 600 vezes o nível de contraste obtido nas telas LCD da marca atuais, disponíveis em celulares, TVs e computadores.

Esse alto nível de contraste foi possível na tela LCD porque a Panasonic desenvolveu um tipo de regulador, que interfere na quantidade de iluminação fornecida ao display pixel a pixel. Dessa forma, porções da imagem que têm tons escuros acabam recebendo quantidades insignificantes de luz, mantendo os tons escuros intocados.

O nível de contraste infinito de 1.000.000:1, atingido por telas OLED com pontos quânticos, torna o display da Panasonic capaz de aceitar os padrões HDR.

Outra vantagem destacada pelos japoneses é que o display com a nova tecnologia pode ser fabricado nas instalações atuais, que produzem telas IPS. Esse fator pode ser decisivo para trazer a novidade para a próxima geração de televisores, já que um dos grandes problemas em relação ao OLED são altos custos e dificuldades técnicas de manufatura.

No momento, a Panasonic pretende usar essas novas telas em equipamentos orientados para ambientes profissionais, como monitores para transmissões televisivas e até em equipamentos médicos.

Via Panasonic 

Smart TV da LG não conecta à Internet WiFi: como resolver? Descubra no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Augusto Horta
    2016-12-11T14:34:48  

    Estranho....a LG é a patenteadora das telas IPS,inclusive vende para a panasonic....pode ser uma joint venture.

    recentes

    populares

    • Augusto Horta
      2016-12-11T14:34:48  

      A Hitachi tem patente da melhoria do IPS, a Lg, a Panasonic....e quem inventou o IPS nenhum deles.

  • Wanderson Silva
    2016-12-08T23:42:38  

    PANASONIC EU NEM GOSTO NAO .... SO TENHO 3 DELAS AQUI EM CASA KKKKKKKK A MELHOR TV DO MOMENTO SHOW DE BOLA

    recentes

    populares

    • Wanderson Silva
      2016-12-08T23:42:38  

      Tenho a minha plasma full hd desde 2009. Bate em quase todas as leds atuais em qualidade de imagem!

  • Eliel Alberto
    2016-12-12T21:16:34

    A melhor tv da Panasonic foi a TV Plasma VT60 . LCD nunca foi o forte dela. Ela tem tv OLED (painel fornecido pela LG), mas fora do Brasil.