Jogos de RPG

03/12/2016 07h00 - Atualizado em 03/12/2016 07h00

Resumo da Semana: Final Fantasy XV e The Game Awards foram destaques

Emanuel Schimidt
por
Para o TechTudo

O lançamento de Final Fantasy XV foi um dos destaques da semana. Após mais de dez anos de desenvolvimento, o game vendeu cinco milhões de cópias apenas nas primeiras 24 horas. Para auxiliar os jogadores foram publicados diversos tutoriais para o game, além do review.

Final Fantasy XV chega aos lançamentos, dez anos após ser anunciado

Outro destaque da semana foi o The Game Awards, uma das principais premiações aos melhores games do ano. O evento ocorreu nesta sexta-feira (2), em Los Angeles, e consagrou Overwatch como o Jogo do Ano de 2016. Além dos prêmios, foram exibidos trailers de  Mass Effect: AndromedaDeath Stranding. Confira isso e muito mais em nosso resumo semanal.

Final Fantasy XV é digno do legado da série (Foto: Divulgação/Square Enix)Final Fantasy XV é digno do legado da série (Foto: Divulgação/Square Enix)

Sábado

Super Mario foi estrela de dezenas de jogos, mas também marcou presença em muitos outros títulos com aparições especiais, os famosos easter eggs. Confira uma lista de 10 jogos onde Mario marca presença sem ser o protagonista, como Donkey Kong Country 2, Metal Gear Solid: Twin Snakes e Tetris.

PES 2017 recebeu na última semana uma grande atualização, que trouxe, entre outras novidades, rostos de 101 jogadores – incluindo Messi e seus cabelos loiros -, novos modelos de chuteiras e três estádios, entre eles o Allianz Parque. Confira tudo o que mudou com o update de PES 2017.

Messi loiro, Gabriel Jesus e Allianz Parque: confira as novidades da atualização de PES 2017 (Foto: Reprodução/Murilo Molina)Messi loiro, Gabriel Jesus e Allianz Parque: confira as novidades da atualização de PES 2017 (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

Domingo

Nos últimos anos os jogadores têm se deparado com a possibilidade de jogar games mais antigos, os famosos “remakes”. Esse termo se tornou bastante comum, mas é apenas uma das formas de trazer títulos para consoles mais novos. Os jogos também podem ser “retrocompatíveis” ou mesmo completamente “remasterizados”, termos que acabam confundindo os usuários. Confira uma matéria especial e entenda definitivamente as diferenças entre remaster, remake e retrocompatibilidade.

Games “free-to-play”, ou “gratuitos para jogar”, ganharam força com os dispositivos móveis e suas lojas digitais. Esse novo plano de negócios, para o bem ou para o mal, chegou para ficar, principalmente por estar rendendo grandes quantias de dinheiro para algumas desenvolvedoras. Confira uma lista com dez jogos grátis que viraram febre, como Pokémon GO e Clash Royale.

O investimento pesado em marketing valeu a pena para Clash Royale (Foto: Divulgação/Supercell)O investimento pesado em marketing valeu a pena para Clash Royale (Foto: Divulgação/Supercell)

Segunda

Watch Dogs foi lançado há algumas semanas, mas continua rendendo bons tutoriais que explicam alguns dos muitos mecanismos presentes no jogo, entre eles a possibilidade de se tornar um motorista do Driver SF, o Uber de Watch Dogs 2. Aprenda também como criar armas e acessórios e como ganhar seguidores rapidamente no jogo

Após 10 anos desde seu anúncio na E3 2006, Final Fantasy XV finalmente chegou às lojas. Naquele tempo o protagonista do jogo, Noctis, era uma criança, e cresceu 10 anos na versão final do game, “ ao ponto em que a equipe de produção passou a ter empatia com ele”, afirmou o produtor e diretor da Square Enix, Hajime Tabata. Durante uma conversa com o TechTudo, Tabata contou também alguns detalhes dos DLCs que serão lançados para FF XV, que terão como foco os amigos de Noctis, Prompto, Ignis e Gladious. Confira os detalhes.

Hajime Tabata, produtor de Final Fantasy 15 (Foto: Divulgação/Square Enix)Hajime Tabata, produtor de Final Fantasy 15 (Foto: Divulgação/Square Enix)

Terça

Um fã de Overwatch modificou Street Fighter 5 para incluir a personagem Sombra, que estreou recentemente no jogo de tiro da Blizzard. Na modificação feita por ”THEJAMK”, a skin da lutadora brasileira Laura foi substítuida pela de Sombra, causando um spin-off não-oficial bastante incomum. Essa semana Overwatch ganhou ainda alguns tutoriais ensinando algumas das novidades do game, entre eles dicas para jogar o novo modo Duelo Misterioso e também um guia para o modo Eliminação do game.

Mais duas análises de títulos do PlayStation VR, o óculos de realidade virtual da Sony. O primeiro deles, Loading Human, é um game de ficção científica que traz uma história interessante, apesar de ter falhas. O segundo jogo, PlayStation VR Worlds, é o carro-chefe do acessório de PS4, que nada mais é do que um game de demonstração das capacidades do PS VR, com diversos mundos diferentes, cada um com sua qualidade. Apesar de bonito, é caro e em alguns casos pouco interativo. Leia aqui o review completo de PlayStation VR Worlds.

Ocean Descent é interessante, mas limitado (Foto: Divulgação/Sony)Ocean Descent é interessante, mas limitado (Foto: Divulgação/Sony)

Quarta

Nas décadas de 1960 e 1970 nasceram algumas séries de desenhos animados que se tornaram mundialmente famosas, como Flintstones, Jetsons, Scooby Doo: Surf e Popeye. Todos esses exemplos ganharam jogos para videogames, além de outros como a Pantera Cor de Rosa e Corrida Maluca. Confira uma lista de dez desenhos famosos dos anos 60 e 70 que receberam jogos.

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Essa semana aconteceu a maior tragédia do futebol brasileiro: a queda do avião que levava o time da Chapecoense para a Colômbia, onde disputaria a final da Copa Sul-Americana contra o Atlético Nacional. Dos 77 passageiros, apenas 6 se salvaram. As vítimas, atletas, comissão, jornalistas e comissários de bordo, foram homenageados por todo o mundo, e nos games a situação não foi diferente. O principal exemplo foi da Electronic Arts, que homenageou a Chapecoense liberando gratuitamente os uniformes do time em Fifa 17 para todos os jogadores do Ultimate Team.

Fifa libera gratuitamente uniforme e emblema da Chapecoense (Foto: Reprodução / TechTudo)Fifa libera gratuitamente uniforme e emblema da Chapecoense (Foto: Reprodução / TechTudo)

Quinta

Uma modificação para Counter Strike: Global Offensive adicionou mudanças climásticas às partidas entre CT e Terroristas. Com ele as disputas podem ter chuvas, tempestades de areia e névoa, que acabam interferindo na jogabilidade e, consequentemente, na partida. São dez tipos diferentes de condições, que podem ser usadas, por enquanto, em quatro mapas: Cache, Dust 2, Mirage e Overpass.

A Capcom liberou um novo demo de Resident Evil 7 para a imprensa mundial, contendo cerca de cinco horas de conteúdo. Diversos sites liberaram vídeos mostrando algumas cenas do gameplay, mostrando alguns locais inéditos da mansão do jogo. Assista a um desses vídeos na matéria completa.

Nem mesmo sua arma pode parar Jack, o pai da família Baker em Resident Evil 7 (Foto: Reprodução/Gematsu)Nem mesmo sua arma pode parar Jack, o pai da família Baker em Resident Evil 7 (Foto: Reprodução/Gematsu)

Sexta

Na madrugada de quinta para sexta aconteceu nos Estados Unidos o The Game Awards, uma das mais importantes premiações do mundo dos games. Lá, foram revelados vídeos de alguns jogos, como o que revelou cenas de gameplay de Mass Effect: Andromeda. O evento consagrou Overwatch, que levou três prêmios, inclusive Jogo do Ano, e também o brasileiro Marcelo “coldzera” David, jogador de Counter Strike: Global Offensive do time SK Gaming em, que venceu o prêmio de melhor atleta de eSports. Confira a lista completa de vencedores do The Game Awards 2016.

Final Fantasy XV é embalado por músicas incríveis (Foto: Divulgação/Square Enix)Final Fantasy XV é embalado por músicas incríveis (Foto: Divulgação/Square Enix)

Final Fantasy XV está entre nós! Após longos mais de 10 anos de desenvolvimento, finalmente os fãs podem experimentar esse game que resgata o espírito de títulos clássicos da franquia, mas sem deixar de se renovar. Com “trilha soberba”, personagens cativantes e belos gráficos, Final Fantasy XV já pode ser considerado um dos melhores RPGs da história. Entenda o porquê no review completo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Thiago Barbosa
    2016-12-03T11:58:20

    Overwatch merecido... To viciado no jogo kkkkkkkk