Redes sociais

02/12/2016 06h00 - Atualizado em 02/12/2016 06h00

Vírus se disfarça de imagem em posts de Facebook e LinkedIn

João Kurtz
por
Para o TechTudo

Pesquisadores da empresa de segurança Check Point revelaram, na quarta-feira (23), a descoberta de um novo tipo de ramsomware, chamado de Imagegate, capaz de infectar suas vítimas através de redes sociais como Facebook e LinkedIn. O ataque se aproveita de falhas de configuração das plataformas para forçar os usuários a baixar os arquivos, o que executa o Locky, um malware que criptografa os arquivos pessoais do usuário até que ele pague pelo resgate.

Golpe no Chrome com falso 'vídeo privado' espalha vírus no Facebook

Malware se espalha através de imagens em redes sociais (Foto: Reprodução/YouTube)Malware se espalha através de imagens em redes sociais (Foto: Reprodução/João Kurtz)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

A brecha das redes sociais que permite a disseminação do malware ocorre devido a um problema que torna possível que os criminosos criem um arquivo de imagem que força um erro de exibição e obriga a vítima a baixá-lo para poder vê-lo. Ao clicar no link, a figura força o download do malware no computador  – que se espalha quando a imagem falsa é aberta. O ramsonware, neste momento, criptografa todos os arquivos do usuário e só recupera o acesso a eles mediante pagamento.

Um dos problemas principais, de acordo com a Check Point, é que as redes sociais são consideradas de baixo risco, o que permite que os golpes driblem facilmente os aplicativos anti-vírus. Segundo a desenvolvedora, a recomendação é que os usuários desconfiem quando receberem imagens deste tipo e não abram os arquivos baixados.

A Check Point também afirmou que já avisou as redes sociais afetadas sobre a falha e prometeu divulgar detalhes sobre como método usado para infectar os arquivos funciona assim que uma correção for implementada.

Quais são os melhores antivírus pagos e grátis? Veja o que os usuários acham no Fórum do TechTudo

Via Check Point e Financial Express

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Ravi Sousa
    2016-12-03T15:49:08

    É dose os criminosos invadirem os computadores da gente, eu gostaria que pudesse invadir os computadores dos criminosos. Ravi