Internet

25/01/2017 08h00 - Atualizado em 02/02/2017 15h09

'Evolução das redes sociais' provocou o fim do Orkut, diz fundador

Melissa Cruz Cossetti
por
da Redação

Recentemente, a Hello, lançada em 2016 por Orkut Buyukkokten, recebeu uma série de novidades. O criador do Orkut trouxe de volta as comunidades, o que atraiu usuários da velha rede social do Google para a nova plataforma. Com a missão de combater o avanço do Facebook, a Hello reviveu uma série de recursos do Orkut e vem apostando neles como "diferencial". Entretanto, se as funções do Orkut ainda fazem sucesso, por que o Google encerrou o projeto mesmo sob protesto de alguns usuários? 

Facebook troca caixa de entrada por Messenger na web; veja o que muda

Na época do desligamento, em 2014, a gigante de buscas justificou o fim da plataforma — que teve mais usuários ativos no Brasil e na Índia — com o sucesso de outros produtos de Internet como YouTubeBlogger e Google+. Ao TechTudo, Buyukkokten, no entanto, apontou, com mais detalhes, motivos que possam ter levado o Google a dizer adeus ao projeto que levava seu nome.

Orkut x Google+ (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)Orkut ou Google+? Gigante de busca encerrou rede social mais antiga (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)


Ex-Google, o desenvolvedor turco viu o tempo passar dentro da empresa — onde iniciou atividades em 2002. Desligou-se da gigante em 2014, doze anos depois, e dedicou-se ao Hello Network. A experiência no setor de social media, porém, trouxe uma visão mais cética sobre o saudoso Orkut.

"Muita coisa aconteceu no setor desde o lançamento do orkut.com. Social Media é um setor em constante evolução. É muito importante inovar sempre e manter-se em contato com as gerações, padrões de uso e temas sensíveis à comunidade. As redes sociais que não evoluem ao longo do tempo correm o risco de ficar desatualizadas ou irrelevantes", explicou. 

Se o Orkut e o MSN voltassem, seria só uma nostalgia? Deixei sua opinião no Fórum do TechTudo. 

"Vejo a hello.com como o início de um novo capítulo, não o fim de uma história. O panorama das redes sociais mudou tremendamente na última década. Todos nós mudamos de muitas maneiras fundamentais em termos de como nos conectamos, interagimos online e como acessamos as mídias sociais", pontua. "A hello.com é a próxima evolução nas redes sociais e o início de uma nova e maravilhosa jornada [com funções semelhantes mas focada em celulares, por exemplo]", completou. 

Orkut Buyukkokten, engenheiro turco, ex-Google e criador do Orkut e, agora, do Hello (Foto: Divulgação/Hello)Orkut Buyukkokten, engenheiro turco, ex-Google e criador do Orkut e, agora, do Hello (Foto: Divulgação/Hello)


Além das comunidades que faziam sucesso no Orkut, a Hello reviveu conquistas (selos), o alerta de quem visitou o seu perfil, convites de acesso e jogos sociais. Na comparação com o Facebook, porém, a rede social fica mais distante com funções polêmicas como posts anônimos e recursos liberados somente mediante "coins" — dados os usuários mais constantes da rede social — ou por pagamento, que libera os "coins" de forma imediata. Cópia do Orkut ou não, a Hello ainda precisa crescer muito, corrigir bugs e conquistar usuários — até a última contagem, foram 200 mil downloads desde julho de 2016. 

Para isso, a rede social segue focada em celulares, mas deve ganhar uma versão web em breve. "A Hello é 'mobile first experience' [dedicada aos celulares] e está disponível para iOS e Android. Já as comunidades do Orkut foram todas baseadas no navegador de Internet e na web", lembra Buyukkokten.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Tiago Odranoel
    2017-10-10T19:30:35

    Parei de usar o orkut por causa do Facebook. No começo achava o Facebook uma mistura de Twitter com o Orkut. Então achei mais fácil usar. Não uso nem Orkut nem Twitter por causa do grande numero de fakes.

  • Diego Lima
    2017-01-25T19:15:59  

    Saudades do Orkut, lembro até hoje do jogo da Fazendinha, kkkkkkk

    recentes

    populares

    • Diego Lima
      2017-01-25T19:15:59  

      Dê um joinha quem descobriu o que era pitaia pelo jogo.

    recentes

    populares

    • Diego Lima
      2017-01-25T19:15:59  

      na época em que criei o orkut nem joguinho tinha

  • Fernando Sá
    2017-01-25T22:54:14  

    Muita saudades do Orkut... Mantinha contato com uma linda brasiliense sem maior compromisso, mas era maior sintonia nas mensagens, tópicos e fóruns. Sem wats a época, acabei descolando o MSN e de domingo a domingo a partir das 18hs varávamos noite a fora batendo papo. Mas eu tinha um relacionamento real, e em 2008 vim a me casar, e meu amor platônico disse que se afastaria, mas sempre ia estar ali, aonde tudo começou. Me separei em 2016, não passei 8 anos pensando nela, mas nunca a esqueci. Uma pena hoje não existir mais Orkut e MSN rsrsrs.

    recentes

    populares

    • Fernando Sá
      2017-01-25T22:54:14  

      Boa sorte, Fernando! Seja Feliz!!

    recentes

    populares

    • Fernando Sá
      2017-01-25T22:54:14  

      Andreas com a morcega molhada...

  • Andreas
    2017-01-26T21:26:07  

    Eu conheci um alemão em 2006 pelo Orkut, ficamos 7 meses conversando e em janeiro de 2007 ele veio me visitar. Passou 2 semanas na minha casa. Nestes 10 anos muito aconteceu, mas eu ainda amo ele. Ele, infelizmente, tem filho de 2 anos e mulher. Eu estou com 29 e solteira. Melhor dizendo, solteirona. Ele ainda conversa comigo por whatsapp- nunca me contou que tem um filho e mulher. Eu não vou perguntar, ainda o quero muuuuuiuito. Ps: meu nickname é o nome dele.

    recentes

    populares

    • Andreas
      2017-01-26T21:26:07  

      E eu vou ter ele de volta, sim. Ele vai ser meu novamente.

  • Andreas
    2017-01-26T21:24:45

    Eu conheci um alemão em 2006 pelo Orkut, ficamos 7 meses conversando e em janeiro de 2007 ele veio me visitar. Passou 2 semanas na minha casa. Nestes 10 anos muito aconteceu, mas eu ainda amo ele. Ele, infelizmente, tem filho de 2 anos e mulher. Eu estou com 29 e solteira. Melhor dizendo, solteirona. Ele ainda conversa comigo por whatsapp- nunca me contou que tem um filho e mulher. Eu não vou perguntar, ainda o quero muuuuuiuito.

  • Dirceu Junior
    2017-01-26T12:38:14  

    olha para cortina que esta na foto acima!! parece que ela esta mexendo ou é impressão minha!!!!rsrs

    recentes

    populares

    • Dirceu Junior
      2017-01-26T12:38:14  

      Cortina tipo malha de metal, usada pelos cavaleiros da Idade Media,

    recentes

    populares

    • Dirceu Junior
      2017-01-26T12:38:14  

      Marofa mofada

  • Monica
    2017-01-26T09:31:04  

    bad bad bad no donut for you... uma bosta... ffacebook é bem melhor e não dá para saber que vc fuçou no face dos outros. O Orkut já denunciava todo mundo kkkkk

    recentes

    populares

    • Monica
      2017-01-26T09:31:04  

      Eu preferia desativar e stalkear em paz. Pq tinha umas pessoas sem noção q vinham encher o saco no scrap perguntando oq eu estava fazendo la q nao mandei recadinho rs. Namorando então, isso era o fim.

    recentes

    populares

    • Monica
      2017-01-26T09:31:04  

      kkkkk funçãozinha da hora.... vc entrava na pagina da menina, depois ela entrava na sua e daí pra frente era só correr pro abraço ahaahahaha

  • Sohverdades
    2017-01-26T14:27:27

    Quem ai não participava da comunidade Só mais 5 minutinhos com o grafield sonolento de capa? kkkkk

  • Daniel Matos
    2017-01-26T09:40:31  

    Acho que o diferencial do FB e das novas redes sociais é o Feed. O Orkut vc tinha que correr atrás das informações e atualizações, tanto de usuários quanto de comunidades. No FB tudo aparece de cara pra vc.

    recentes

    populares

    • Daniel Matos
      2017-01-26T09:40:31  

      bem melhor e mais pratico

  • Sohverdades
    2017-01-26T14:25:48

    facebook é mais chato que o orkut. No face só tem gente de bem com a vida postando foto no mar, comendo umas gororoba da boa. Orkut rolava altas discussões nos grupos, passava a conhecer pessoas q vc nunca viu nas discussões.. rsrs... boa época

  • Sohverdades
    2017-01-26T14:22:01

    "Só mais 5 minutinhos" com a foto do Garfield sonolento.... quem não participava dessa?? ahahaha

  • Valter Souza
    2017-01-26T13:42:44

    A única coisa que encontrei de interessante na notícia foi o nome do cara

  • Leonardo Cavalcanti
    2017-01-26T11:32:28

    Ahh que papo furado... não tem nenhuma diferença significativa entre orkut e facebook..

  • Adriano Lopes
    2017-01-26T10:56:00  

    Graças ao Orkut me separei da minha ex esposa e conheci a minha atual....Obrigado Orkut (hahahaha)

    recentes

    populares

    • Adriano Lopes
      2017-01-26T10:56:00  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Adriano Lopes
      2017-01-26T10:56:00  

      se você está feliz, melhor pra ti!

  • Luciano Martins
    2017-01-26T11:17:00

    Sou da época que no Orkut só entrava com convite, o que falta no FB são as comunidades, inclusive a maior de todas Eu odeio acordar cedo

  • Léo Barcellos
    2017-01-25T11:51:08  

    Acho que se precipitaram ao acabar com o Orkut, eram só modifica-lo.

    recentes

    populares

    • Léo Barcellos
      2017-01-25T11:51:08  

      Concordo

  • Fabian
    2017-01-26T10:41:09

    Hello hahaha, dou um ano de vida.

  • Elton Monteiro
    2017-01-26T09:30:33  

    Sou da época que para ter uma conta no orkut só através de convite. A verdade que orkut ficou bom mesmo, quando aquelas pessoas chatas deixaram de usar e foram para o face. Nunca tive face e pretendo nunca ter. Saudades também do ICQ, IRC...

    recentes

    populares

    • Elton Monteiro
      2017-01-26T09:30:33  

      Vc está velho hehe... boa época essa dos convites

    recentes

    populares

    • Elton Monteiro
      2017-01-26T09:30:33  

      IRC... É já tá pra fazer 20 anos...

  • Luciano Soares
    2017-01-26T10:15:51

    Recentemente apaguei a minha conta do Google+. Que rede social ruim! Fiquei por 4 anos nela e a rede parece ter parado no tempo.

  • André
    2017-01-26T10:04:50

    Gostava bastante do Orkut e cheguei a conhecer um grande amor por ele... mas confesso que o MSN faz muito mais falta. Ainda sonho com aquele barulhinho quando alguém chamava atenção e fazia a tela tremer... ehehehehehehehehehe

  • Lucas Passos
    2017-01-26T10:02:47

    Saudades ICQ. Quem quiser, adc lá: 169137709 ou 282069345

  • Lauro Marinoso
    2017-01-26T00:10:23  

    Das redes sociais a única que sinto falta é o ICQ, dos velhos tempos não esse que tem aí.

    recentes

    populares

    • Lauro Marinoso
      2017-01-26T00:10:23  

      ICQ!

    recentes

    populares

    • Lauro Marinoso
      2017-01-26T00:10:23  

      ICQ! Lembro até hoje os número dos dois q tive.. 169137709 e 282069345 KKKKKKKKKKKK

  • Lucas Passos
    2017-01-26T09:48:12

    Saudades das comunidades. Saudoso "vão se fhodherem" KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • Daniel Matos
    2017-01-26T09:42:05

    Ainda uso bastante o VK, que é bem parecido com o Orkut em funcionalidades e com o FB na interface gráfica.

  • Dayabe
    2017-01-26T09:35:09

    adorava enquetes ...jogo da fazendinha...e os depoimentos feitos sem copiar e colar ... Época boa !!!!