Redes sociais

26/01/2017 11h10 - Atualizado em 26/01/2017 13h24

Facebook copia Snapchat e Instagram com função Stories

Priscila Martz
por
Para o TechTudo

Na quarta-feira (25), o Facebook lançou uma versão teste do Facebook Stories, função igual a do Snapchat e do Instagram, mas apenas para os usuários da Irlanda. A novidade só está disponível no aplicativo disponível no iOS (iPhone) e no Android— ainda em caráter de testes. Sem previsão para a chegada do recurso ao Brasil, o anúncio gera grande expectativa.

Facebook troca caixa de entrada por Messenger na web; veja o que muda no seu perfil

Anunciada com exclusividade pelo Techtudo em dezembro do ano passado, sob o nome de My Day, a função Facebook Stories permite que os usuários da rede social enviem fotos e vídeos que desaparecem depois de 24 horas, assim como já acontece no Snapchat e no Instagram. O conteúdo pode ser visualizado apenas na versão móvel, para celulares, sem interface para a Web.

Facebook ganha Stories, recurso presente no Instagram  (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo        )Facebook ganha Stories, recurso presente no Instagram (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)


Sobre a nova tentativa de copiar o Snapchat, o Facebook disse ao TechTudo que a natureza das redes sociais estão mudando e que torna compreensível tantas tentativas de se reinventar no setor.

"Hoje, a maneira como as pessoas compartilham é diferente de cinco ou até dois anos atrás - é muito mais visual, com mais fotos e vídeos do que nunca. Queremos tornar essa experiência rápida e divertida para que as pessoas possam compartilhar fotos e vídeos criativos e expressivos com quem quiserem, sempre que quiserem. Nós estamos testando uma nova câmera e o novo recurso Direct na Irlanda desde o ano passado, e o Stories é outro exemplo de como estamos ajudando as pessoas a compartilhar da forma como elas querem", afirma porta-voz da rede social.

Os desenvolvedores da plataforma ainda não divulgaram maiores detalhes sobre a versão definitiva do recurso. A Interface é muito semelhante a do Instagram e também do Snapchat. O primeiro foi adquirido pelo Facebook em 2012 e o segundo é um dos seus principais rivais — sucesso absoluto especialmente com adolescentes.

O conteúdo do Facebook Stories, que se autodestroi, e que também não pode ser ocultado pelos usuários, fica localizado na primeira aba do aplicativo da rede social, onde estão o feed de notícias e o editor de posts. A criação do recurso é claramente uma necessidade de concorrer com o Snapchat e o Instagram, frear o crescimento do rival e não tornar o Facebook obsoleto. Evolução natural das redes sociais citada pelo criador do Orkut também ao TechTudo.

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

facebook my dayFacebook My Day em ação (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)

O Facebook também faz outros testes de interface, além dos círculos com fotos de usuários no topo do aplicativo. O Messenger My Day, que funciona dentro do mensageiro, é bastante similar e permite compartilhar "conteúdo destrutível" dentro do comunicador privado, apenas para usuários selecionados. As fotos, os textos e os vídeos podem ser decorados com adesivos, desenhos e filtros de cor.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Paulo Andre
    2017-03-15T16:23:57  

    Veio pra mim cedo e depois sumiu

    recentes

    populares

    • Paulo Andre
      2017-03-15T16:23:57  

      Cmg aconteceu igual...alguém sabe o pq disso??? Não entendi nada...a versão beta já atualizou várias vezes mas não voltou o Stories!!!

  • Diogo Teodosio
    2017-01-26T12:24:06

    UM verdadeiro Saco essa besteira.. so deixa as pessoas mais vaidosas para postar as besteiras do dia a dia..

  • Daniel Souza
    2017-01-26T11:50:16  

    colocar a mesma funcionalidade em todos os aplicativos acaba tirando a utilidade de alguns. Pra que vou usar o instagram se a funcionalidade mais legal dele, agora, também está no facebook?

    recentes

    populares

    • Daniel Souza
      2017-01-26T11:50:16  

      sim gato! essas funcionalidades são momentaneas1

    recentes

    populares

    • Daniel Souza
      2017-01-26T11:50:16  

      Concordo contigo Daniel, a única rede social que continua autêntica hoje é o Twitter, que segue firme no propósito para o qual foi criado. De resto é tudo igual só muda o nome e símbolo do app.

  • Tiago Nascimento
    2017-01-26T11:54:06  

    Stories Veio pra ficar!

    recentes

    populares

    • Tiago Nascimento
      2017-01-26T11:54:06  

      oláaa guiii!! õôõ thiiiiiiiii kkk

  • Kamylo
    2017-01-26T12:10:07  

    "a natureza das redes sociais estão mudando e que torna compreensível tantas tentativas de se reinventar", ai eles vão e "copiam" os outros ! !

    recentes

    populares

    • Kamylo
      2017-01-26T12:10:07  

      ... e op brasil continua sendo o mesmo co....C ÔÔ de sempre! aguardando as migalhas que sobrar !! poo...rrraaa!!