Sistemas Operacionais

11/01/2017 15h23 - Atualizado em 11/01/2017 15h23

Windows 10 vai bloquear computador quando dono se afastar da máquina

João Kurtz
por
Por João Vicente Kurtz Para o TechTudo

A Microsoft está estudando uma nova forma de bloquear automaticamente um computador quando o usuário se ausenta da máquina. O recurso, chamado “Dynamic Lock”, seria uma extensão do Windows Hello. O objetivo é dar mais segurança para usuários que trabalham com dados sensíveis e que não podem ser acessados por pessoas sem autorização. Em alguns casos, sair para tomar um café ou para uma reunião mais longa e deixar o PC desbloqueado pode ser um risco potencial para as informações.

Project NEON: Novo design do Windows 10 vaza em screenshots

A nova opção já está presente na versão de testes do Windows 10, a partir de sua build 15002, lançada na segunda-feira (9), mas não há previsão de quando chegará na edição final do sistema operacional.

Windows Hello também estará disponível nos smartphones com Windows 10 Mobile (Foto: Divulgação / Microsoft) (Foto: Windows Hello também estará disponível nos smartphones com Windows 10 Mobile (Foto: Divulgação / Microsoft))Windows Hello desbloqueia computador com biometria no Windows 10 (Foto: Divulgação / Microsoft)


Ainda não se sabe exatamente como o recurso vai funcionar, uma vez que a Microsoft não publicou sua documentação. A aposta, por outro lado, é que se trate de uma extensão do Windows Hello – que identifica o usuário através de sua câmera por padrões de biometria já cadastrados – que vai reconhecer quando o dono do computador se afastar e ativar o bloqueio dinâmico da máquina.

Esta suspeita é reforçada por que, segundo fontes do Windows Central, a Dynamic Lock é chamada internamente pela Microsoft de “Windows Goodbye”, o que sugere uma conexão entre os dois recursos.

Nova opção do Windows vai trancar dispositivo quando usuário se afasta (Foto: Reprodução/Windows Central)Nova opção do Windows vai trancar dispositivo quando usuário se afasta (Foto: Reprodução/Windows Central)

Também não se descarta a possibilidade de se tratar apenas de um novo nome para opções já existentes, como trancar o dispositivo por tempo de inatividade. A novidade não deve trancar o dispositivo imediatamente, o que é útil para quem precisa se afastar do computador constantemente.

Via Windows Central

Como desinstalar o Windows 10 e instalar outro? Troque dicas no Fórum do TechTudo.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Junior Soft
    2017-01-26T16:56:43

    Gostei, Windows sempre inovando, a Microsoft atualmente está ótima.

  • Jeferson Barros
    2017-01-18T11:38:18

    Provavelmente a câmera vai ficar ligado direto ....

  • Manoel Silva
    2017-01-12T08:51:42

    Muito bom , e bastante útil Ja que difícil colocar no rotina. Dos usuários que sempre que forem. Se a fasta. Por muito tempo da máquina e preciso. Bloquea. Por questão de segurança.

  • Andre Rizzo
    2017-01-11T16:55:12

    BACANA....