Monitor

26/02/2017 06h00 - Atualizado em 26/02/2017 06h00

Adeus 4K? Display 5K já é realidade; saiba tudo sobre a tecnologia

Isabela Giantomaso
por
Para o TechTudo

Monitores e Smart TVs 4K conquistaram diversos usuários nos últimos anos com imagens mais nítidas. Mas e agora, para onde vai a tecnologia? O display sucessor do Ultra HD, o 5K, já é realidade em produtos de diversas fabricantes e promete exibir vídeos com qualidade próxima a visão natural, como se o espectador estivesse de fato no ambiente reproduzido na tela.

Quer uma Smart TV 4K a partir de 40"? Veja modelos mais baratos do Brasil

Para saber tudo sobre a qualidade de imagem e se preparar para o 5K confira, a seguir, os principais detalhes dos displays. Assim como qualquer tecnologia recente, a tela com 5120 x 2880 ainda está engatinhando, contando com poucas opções de aparelhos e menos conteúdos que a resolução anterior.

Tecnologia 5K já é realidade em monitores e TVs; saiba tudo (Foto: Divulgação/Apple)Tecnologia 5K já é realidade em monitores e TVs; saiba tudo (Foto: Divulgação/Apple)

Como funciona/Qualidade de imagem

Uma TV ou monitor 5K oferece resolução de 5120 x 2880, com 14,7 milhões de pixels, o que significa quase o dobro de uma tela 4K e sete vezes mais que um display HD. De forma parecida com o Ultra HD, a resolução 5K é melhor observada quando o usuário está mais próximo do aparelho. Assim, a diferença e evolução na qualidade de imagem pode ser mais vantajosa em monitores, que costumam ficar mais próximos dos olhos do que uma TV.

Monitores e TVs 5K

Grandes fabricantes como Apple, LG, HP e Samsungoferecem produtos com tecnologia 5K. Há monitores como o do iMac com tela de Retina, o UltraSharp 27 UP2715K e o HP Z27q 27-inch. Entre as Smart TVs, a LG possui a TV UHD5K e a Samsung o modelo QM105D, ambos com 105 polegadas.

Smart TV de 105 polegadas traz qualidade de imagem em 5K (Foto: Marcelo Paiva/TechTudo)Smart TV de 105 polegadas traz qualidade de imagem em 5K (Foto: Marcelo Paiva/TechTudo)

Em parceria com a Apple, a LG lançou o monitor UltraFine 5K para Mac, mas o modelo apresentou problemas de interferência com roteadores, mas continua sendo vendido na Apple Store.

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Como é de se imaginar, os preços das telas 5K são altos, principalmente quando chegam ao Brasil. A TV da LG custa R$ 200 mil e o UltraSharp da Dell está à venda por cerca de R$ 7.800 no mercado nacional.

Poucos conteúdos em 5K é ponto negativo da tecnologia por enquanto (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)Poucos conteúdos em 5K e alto custo são pontos negativos da tecnologia por enquanto (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Conteúdo

Se os aparelhos ainda são poucos, os conteúdos estão disponíveis em números ainda menores. Por enquanto praticamente não há filmes e séries em 5K. Assim, uma das opções para quem já quer garantir um aparelho com a resolução é trabalhar com jogos ou edição de fotos e vídeos, que nesses casos podem surpreender com a qualidade das imagens.

Uma atualização do Windows 10 Creator prevista para 2017 poderá trazer novidades para a tecnologia 3D e, com ela, um possível suporte para o 5K. Enquanto isso, o sistema operacional da Microsoft ainda sofre com problemas de otimização para a resolução.

Displays 5K ainda devem demorar alguns anos para ultrapassar sucesso do 4K (Foto: Divulgação/LG)Displays 5K ainda devem demorar alguns anos para ultrapassar sucesso do 4K (Foto: Divulgação/LG)

Adeus 4K?

Se você gosta de manter seus aparelhos atualizados com as tecnologias mais recentes e acabou de investir alto em um monitor ou uma TV com qualidade Ultra HD 4K pode ficar tranquilo. A resolução de 3840 x 2160 ainda deve demorar alguns anos para ficar ultrapassada.

Com poucos modelos no mercado e praticamente nenhum conteúdo popular disponível, a tecnologia ainda tem preço alto para uma compra que não vale a pena por enquanto, mesmo com as imagens totalmente nítidas.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Daniel Andrade
    2017-07-13T20:09:19

    "Adeus 4k" hahahha que engraçado! Até nos Estados Unidos que é um pais rico de primeiro mundo nem 20% da população tem Tvs 4K hj em dia, e nem nenhuma de nossas emissoras tem. Parem de sensacionalismo só para venderem mais o ganharem views com esses títulos por favor! vlw

  • Renato Pc
    2017-02-26T15:54:58  

    Comprei uma 4K 55 polegadas da LG faz dois meses, Excelente aparelho... Meu filho de dois anos jogou um brinquedo e arrebentou com a tela. Não tinha seguro. Tomemusnocu

    recentes

    populares

    • Renato Pc
      2017-02-26T15:54:58  

      Não tenho filhos mas sei o valor deles a TV e apenas um objeto um dia ia estragar e ser substituída já uma criança nossa e o nosso futuro derepente a droga da TV estragando a família vai ter até mais tempo para a criança

    recentes

    populares

    • Renato Pc
      2017-02-26T15:54:58  

      Mas a criança se vc matar vc pode fazer outra tb, simples.

  • Will Gonçalves
    2017-02-26T11:30:44  

    Antigamente vc comprava uma tubão e ele durava anos.Agora o rápido avanço da tecnologia não nos permite ficar atualizados porque são produtos feitos para quem tem muito dinheiro e só depois quando esta prestes a ficar "ultrapassado" é que fica acessível pra gente comum.

    recentes

    populares

    • Will Gonçalves
      2017-02-26T11:30:44  

      O lado bom é que desvaloriza as 4k.

    recentes

    populares

    • Will Gonçalves
      2017-02-26T11:30:44  

      Tô pensando em sair da TV PB a válvula e comprar uma transistorizada mas sem controle remoto

  • Carlos Junior
    2017-02-28T15:19:52

    HAhahahahaha!!!!!! Essa matéria me fez rir muito!!! E alto!!!!!

  • Gutemberg Pereira
    2017-02-26T09:38:36  

    Tenho uma TV UHD e a maioria do conteúdo que assisto nela ainda é HD. KKKKK Vai demorar muito para eu trocar pro 4k. Quem dirá 5k...

    recentes

    populares

    • Gutemberg Pereira
      2017-02-26T09:38:36  

      FHD. Estava pensando no 4k na hora de digitar. Mas permanece o raciocínio...

    recentes

    populares

    • Gutemberg Pereira
      2017-02-26T09:38:36  

      O que eu queria, era um monitor 4k. A tecnologia reage e inova muito mais rápido nesse âmbito de informática do que no ramo da televisão.

  • Paulo Campos
    2017-02-26T16:10:36

    Vô compra pa açisti a grobo, açim a imaji fica mais bunita..

  • Brad Willis
    2017-02-26T16:08:04

    Já chegou ao Brasil? Pois tenho que ir na loja, pois ver vídeos não vai adiantar nada, já que não verei na mesma resolução e fotos nem se fala né estagiários...

  • Jose Souza
    2017-02-26T16:05:19

    Se eu soubesse o que era 5k eu ate compraria.. mais não tenho interesse nem de ler a materia kkkk

  • Alessandro Tavares
    2017-02-26T14:15:44  

    Tô doido para comprar logo uma 5k para ver o Domingão do Faustão. Programa perfeito, com apresentador que respeita o público e convidados. E mais a noite o BBB, programa maravilhoso, aprendo muito com ele.

    recentes

    populares

    • Alessandro Tavares
      2017-02-26T14:15:44  

      kkkkkk, bem assim.

    recentes

    populares

    • Alessandro Tavares
      2017-02-26T14:15:44  

      Uma boa ironia sempre tem o meu like rs

  • João Santos
    2017-02-26T14:02:55  

    OK, mas ainda não se tem conteúdo nem para o 4K imagina para o 5K...

    recentes

    populares

    • João Santos
      2017-02-26T14:02:55  

      existem alguns app na tv...Netflix GloboPlay com conteúdo 4k...mas muito pouco mesmo... L

    recentes

    populares

    • João Santos
      2017-02-26T14:02:55  

      Eu conheço um site que está cheio de filmes e séries em 4K, mas o 4K vai sair de moda rapidamente, até o 5K vai sair de linha rapidamente, já que existe tecnologia de 16K. :O

  • Helder Sousa
    2017-02-26T13:50:34

    Tudo no Brasil custa uma fortuna......

  • Felipe Filho
    2017-02-26T13:38:38

    Isso é pura bobagem... Se nem a TVs 4K compensa, imagine uma 5K. :D :D

  • Alberto Mattos
    2017-02-26T12:42:12

    Sou míope, nem vejo toda essa resolução...

  • Luiz Silva
    2017-02-26T09:59:57

    O QUE NO BRASIL NÃO CHEGA SUPER VALORIZADO?

  • Alves Luciano
    2017-02-26T10:34:59  

    Não troco pela minha Colorado.

    recentes

    populares

    • Alves Luciano
      2017-02-26T10:34:59  

      Nem eu a minha telefunken kkkk .. 5k pelo visto só serve de janela pra variar a paisagem

    recentes

    populares

    • Alves Luciano
      2017-02-26T10:34:59  

      Telefunken é a melhor de todas. Da época em que tinha que levantar pra trocar de canal e mexer no volume. Bons tempos.

  • Fábio Yoshida
    2017-02-26T12:29:38

    O salto tecnológico da Full HD para a Ultra HD foi de quatro vezes de definição, mas o salto do Ultra HD para o 5K não chega a dobrar. Creio que o 5k seja tecnologia d. o. a. porque antes de ter oportunidade de se firmar no mercado (concorrerá com a Ultra HD, que ainda não dispõe de muitas opções de transmissão)surgirá a 8K ou a 16K.

  • Fernando Sp1935
    2017-02-26T10:22:21  

    4k tá bom demais já, nem em 4k tem conteúdo direito. acho melhor as empresas darem uma freada nessa coisa de resolução, e esperar o outro lado da tecnologia ser capaz de padronizar pelo menos o 4k, aí sim pensaríamos no 5k

    recentes

    populares

    • Fernando Sp1935