Video game

07/02/2017 07h00 - Atualizado em 07/02/2017 07h00

Comprar PS4 usado vale a pena? Veja se o preço mais barato compensa

Murilo Molina
por
Para o TechTudo

O PS4 ainda é o sonho de diversos brasileiros que buscam uma oportunidade e bom preço para comprar o console da Sony. Além dos lançamentos PS4 Pro e Slim, que chegam a custar R$ 2,5 mil, os jogadores podem optar por um PlayStation 4 usado, encontrado por aproximadamente R$ 1,1 mil em sites de vendas e grupos de trocas. Mas será que vale a pena investir em um PlayStation 4 usado para pagar mais barato?

Confira as impressões do PS4 Pro, o console mais potente da Sony

O TechTudo preparou um guia com os pontos positivos e negativos de adquirir consoles e controles de segunda mão para acabar com todas as suas dúvidas. Confira.

Comprar PS4 usado vale a pena? Veja se o preço mais barato compensa (Foto: Reprodução/Murilo Molina)Comprar PS4 usado vale a pena? Veja se o preço mais barato compensa (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

Pontos positivos:

1. Melhor preço

Talvez o principal incentivo para adquirir um console usado seja o preço mais atrativo. Não é raro encontrar boas ofertas de aparelhos em excelente estado de conservação, e em alguns casos até mesmo em sua caixa original.

Nesse tipo de compra, é importante buscar por vendedores confiáveis, e experimentar o aparelho antes de fechar negócio. Preste atenção em eventuais ruídos anormais do console, e no estado de conservação dos controles.

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

2. Jogos e periféricos adicionais

Outro bom motivo para procurar aparelhos usados é a possível inclusão de controles, câmeras ou jogos. Esses itens são os mais comuns encontrados nesses pacotes e adicionam valor ao console.

Overwatch levou prêmio de Jogo do Ano no The Game Awards 2016 (Foto: Divulgação/Blizzard) (Foto: Overwatch levou prêmio de Jogo do Ano no The Game Awards 2016 (Foto: Divulgação/Blizzard))Overwatch pode ser um atrativo a mais na hora de comprar um PS4 (Foto: Divulgação/Blizzard)

Em alguns casos, é possível encontrar jogadores vendendo consoles com contas da PSN inclusas. Esses perfis podem ter diversos jogos e até mesmo uma assinatura Plus, que permite que você jogue partidas online.

Apesar do aparente bom negócio, não é recomendado adquirir contas de terceiros, já que é possível que o dono resolva recuperar o perfil a qualquer momento.

3. Trocas e negociações

Um PlayStation 4 usado também é uma boa alternativa para quem já possui outro console e desejam usá-lo como moeda de troca ou parte do pagamento do novo aparelho.

Em sites de vendas e grupos locais de trocas em redes sociais, é comum encontrar jogadores que aceitam o concorrente Xbox One em troca do PS4, ou até mesmo consoles mais antigos, como o Xbox 360 ou o PS3, geralmente com mais um acréscimo em dinheiro.

Trocas também são alternativa para conseguir um PS4 usado (Foto: Reprodução/Murilo Molina)Trocas também são alternativa para conseguir um PS4 usado (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

Pontos negativos:

1. Desgaste e garantia

Como todo eletrônico, o PlayStation 4 também sofre com um desgaste natural com o passar do tempo. Esse pode ser um problema para aqueles que optarem por um console usado, já que esses aparelhos não costumam ter nenhum tipo de garantia.

Procure se informar sobre o tempo de uso do console com o vendedor, e exija comprovantes, como nota fiscal. Na área de armazenamento do PS4, pode-se descobrir o tempo de uso estimado olhando datas de arquivos de save e screenshots guardados no HD.

2. Controles usados

Os controles são certamente a parte dos consoles que mais sofre com o desgaste pelo uso. Analógicos descascados ou frouxos e botões afundados estão entre os sintomas mais comuns em joysticks “castigados” pelos jogadores.

DualShock 4 é recheado de recursos interessantes (Foto: Divulgação/Sony) (Foto: DualShock 4 é recheado de recursos interessantes (Foto: Divulgação/Sony))Atente para controles DualShock 4 bem conservados (Foto: Divulgação/Sony)

Como DualShocks 4 novos não são baratos, certifique-se de procurar um PS4 que tenha controles em bom estado de conservação. Uma boa ideia é ver os periféricos de perto, e se possível testá-los em algum game que usa diversos comandos e alta sensibilidade (games da série Battlefield, Overwatch, Call of Duty).

3. Pro e Slim

Economizar na compra do novo console é uma boa, mas para alguns jogadores talvez seja melhor avaliar bem as alternativas. A Sony lançou os consoles PlayStation 4 Pro e PlayStation 4 Slim, uma versão mais potente e um PS4 mais compacto, respectivamente.

PS4 Pro é uma alternativa para quem tem uma TV 4K (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)PS4 Pro é uma alternativa para quem tem uma TV 4K (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)

Caso você tenha uma TV com resolução 4K, ou faça questão de games rodando com o máximo desempenho, vale a pena investir mais um pouco em um PS4 Pro, que pode ser encontrado na faixa de R$ 2,5 mil em lojas de varejo brasileiras.

Já o PlayStation 4 Slim é uma alternativa para aqueles que buscam um console (um pouco) menor, e com revisões no hardware. Isso pode evitar os comuns problemas com o botão eject, além de uma garantia de R$ 1,5 mil.

PS4 Slim ou Pro: quais as diferenças e qual vale a pena? Converse com outros jogadores em nosso Fórum!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Comentador Franco
    2017-02-07T13:22:26  

    O maior problema de longe num console usado é o controle que já pode vir com defeito. A manha é perguntar pro cara se ele curte jogar FIFA online. Se ele responder que sim, tenha certeza que o controle já foi arremessado na parede e no chão algumas vezes kkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Comentador Franco
      2017-02-07T13:22:26  

      Felipe, então tu não joga mais especificamente Ultimate Team kkkkkkk

    recentes

    populares

    • Comentador Franco
      2017-02-07T13:22:26  

      Gabriel, jogo! Mais sei quanto custa um controle, kkk

  • João Ninguém
    2017-02-12T14:44:58

    A galera procura muito por um usado, vendi o meu ps4 de 3 anos de uso no dia que anunciei pra vender... com 1 dual shock, console já tava meio zoado... só funcionava de lado, meio arranhado por 850 e comprei um slim por 1100 novo com frete no ML.

  • Marcos Vinny
    2017-02-11T21:35:46

    SOU UM TIZAUM . gamer hardcore . tenho 37 anos . e na minha opinião PS4 vai dar alegria mais ah frente . HOJE vale mais a pena ter um PS3 . tem uma vasta (gameteca) games com lindos graficos , com historias boas , quem nao jogou por exemplo um :Red Dead Redemption jogue , GTa 's dispensa comentários entre outros muitos passaria ah noite citando grades games .. Bem melhor que estra jogando games

  • Victor Santos
    2017-02-07T19:42:02  

    Sony vende sonhos. Sonho de PSN ficar sempre online, sonho de vários exclusivos, sonho de assinar a Plus e ter bom jogos de qualidade, sonho de achar que todos seus jogos rodam a 1080p 60fps, sonho do PS4 PRO ser 4K de verdade.. Que comece o choro!

    recentes

    populares

    • Victor Santos
      2017-02-07T19:42:02  

      Comprei e sequer sinto o cheiro do arrependimento rsrs.

    recentes

    populares

    • Victor Santos
      2017-02-07T19:42:02  

      Aiesca, eu tenho os dois consoles e posso garantir 100% que o XBox One supera o PS4 em absolutamete tudo Agora se vc quer corar nome vai de playstation mesmo,mas ja aviso que a psn vive fora do ar e bugando. Vlw e boa sorte

  • Lima Leandro
    2017-02-08T20:43:16

    No rio se acha novo entre 1100 e 1200

  • Lima Leandro
    2017-02-08T20:38:12

    No Rio de Janeiro novo por 1200!!!!

  • Eduardo Machado
    2017-02-08T10:32:41

    estou muito feliz com o meu fat black piano que ama uma poeira aspira tudo de po que tem aqui m casa mas meu grande amigo dos fds

  • Alan Silva
    2017-02-07T12:14:03  

    Tenho o playstation desde o primeiro e nunca me arrependi.

    recentes

    populares

    • Alan Silva
      2017-02-07T12:14:03  

      O Alan.

    recentes

    populares

    • Alan Silva
      2017-02-07T12:14:03  

      Virjão, kkk

  • Eduardo Machado
    2017-02-08T10:30:28

    aqui na santa ifigenia um zerado slim esta 1.199 temers

  • Alemao
    2017-02-08T09:01:31  

    só comprar um no Mercado livre,comprei um slin 1 tr por r$1550 c/ envio incluido sedex.

    recentes

    populares

    • Alemao
      2017-02-08T09:01:31  

      Novo?

  • Luiz Justi
    2017-02-07T11:18:00  

    ps4 foi tao bom que já lançaram o ps4 prorcaria se vc nao tiver uma tv 4k é quase a mesma coisa do ps4

    recentes

    populares

    • Luiz Justi
      2017-02-07T11:18:00  

      loucura? O pro roda em 60fps a maioria dos jogos que o normal só rodava em 30fps. Só por isso já vale a pena.

    recentes

    populares

    • Luiz Justi
      2017-02-07T11:18:00  

      loucura é investir num ps4 com uma tv de tubo e achar que o ps4 faz milagre

  • Juscelino Anjos
    2017-02-08T09:09:22

    Ps2;Ps3:Ps4 tudo tope. -

  • Ademar Junior
    2017-02-08T08:27:23

    nossa, esses pontos negativos são balela, todo mundo sabe dessas coisas, listar ai é só pra ter algo a considerar...

  • Wilian Oliveira
    2017-02-08T08:21:36

    Os usados estao mais caros que os novos, pesquisa no ml.

  • Ricardo Aquino
    2017-02-07T23:06:22

    800 $ temer no paraguay..

  • André Albuquerque
    2017-02-07T22:13:03

    Os consoles dá Sony são duráveis,mas comprar usado,tem que conhecer o dono,saber se zelava pelo game,se não está agindo de má fé..enfim,comprar coisas usadas é loteria!!!

  • Raúl Gomes
    2017-02-07T12:30:26  

    Não saco nada disso, mas o que sei é que as crianças de hj não querem mais PS4, querem jogar no iPhone. Se as crianças não querem, quem compra videogame? Adultos? Se sim, precisam de ajuda pra sair de casa... Viva a vida sem a tecnologia. Nada melhor que bjo, abraço e aventuras reais! Larguem as manetes e segurem a Bíblia.

    recentes

    populares

    • Raúl Gomes
      2017-02-07T12:30:26  

      Mas nas aventuras reais só tenho uma vida e nenhum continue. Muito difícil.

    recentes

    populares

    • Raúl Gomes
      2017-02-07T12:30:26  

      Raúl, estava tentando te levar à sério até a segunda linha. Daí em diante não deu mais, desculpa..

  • Leandro Tanuri
    2017-02-07T11:55:12  

    Comprei o meu novo Slim com Uncharted 4 por R$ 1.250,00 em São Paulo na Avenida Paulista num prédio que tem tipo uns camelos lá, com garantia de um ano!

    recentes

    populares

    • Leandro Tanuri
      2017-02-07T11:55:12  

      Kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Leandro Tanuri
      2017-02-07T11:55:12  

      Cade o IBAMA pra proteger esses pobres camelos?

  • Marcelo Oliveira
    2017-02-07T16:00:08  

    Se estiver bem conservado, funcionando perfeitamente e com os controles 100% operacionais, pergunto: por que não comprar um PS4 de segunda mão?

    recentes

    populares

    • Marcelo Oliveira
      2017-02-07T16:00:08  

      Mais pela garantia mesmo. Por mais que PAREÇA bom, tu vai ter que confiar no vendedor. Eu compro jogos usados mas um console já me deixa meio ressabiado.

  • Hidron Company
    2017-02-07T14:05:26  

    É verdade que o ps4 não pode ficar ligado por muitas horas pq esquenta demais? E tb não é possível fazer duas coisas ao mesmo tempo?

    recentes

    populares

    • Hidron Company
      2017-02-07T14:05:26  

      Realmente não dá pra fazer duas coisas ao mesmo tempo. Tentar jogar e conversar com a mãe ao mesmo tempo é pedir para levar um tapa dela.

    recentes

    populares

    • Hidron Company
      2017-02-07T14:05:26  

      Quer dizer jogar e ouvir música? Dá, mas tanto o ps4 quanto o One se peidam pra conseguir.

  • Recafi Ltda
    2017-02-07T20:48:59

    ps4 nunca mais , psn plus cheia de lag , lamentável , xbox one na veia , e viva a live

  • Leandro Marques
    2017-02-07T20:46:55

    Por 1,4 mil você compra um novo, com Uncharted 4 no ML.

  • Julio Maciejewski
    2017-02-07T19:19:56

    Com 1200 eu compro um novo na Santa Efigênia, entre 1500 e 1600 um PRO, então nem compensa pagar 1100 em um usado.

  • Leandro Andrade
    2017-02-07T11:41:17  

    cadê os exclusivos de ps4 que prometerão?

    recentes

    populares

    • Leandro Andrade
      2017-02-07T11:41:17  

      Ainda vão prometer, por isso não lançaram ainda.

    recentes

    populares

    • Leandro Andrade
      2017-02-07T11:41:17  

      Porque todo hater é semi analfabeto??? Kkkkkkkkkkkkk

  • Wendel Pereira
    2017-02-07T14:59:00  

    O que compensa mesmo é quem foi na modinha e comprou isso aí pra passar raiva com Psn e jogar remaster, vender enquanto é tempo pq Scorpio vem aí é depois não vai ser fácil vender por um bom preço.

    recentes

    populares

    • Wendel Pereira
      2017-02-07T14:59:00  

      Xboxmilgrau detected...