Acessórios

17/02/2017 06h00 - Atualizado em 17/02/2017 06h00

Display para óculos VR ajuda usuários com problemas de visão; entenda

Isabela Giantomaso
por
Para o TechTudo

Pesquisadores da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, desenvolveram um display especial para óculos de realidade virtual. A tela se adapta às diferentes formas que um usuário pode enxergar caso tenha problemas de miopia ou hipermetropia, por exemplo, e utilizem lentes ou óculos de grau.

Confira cinco óculos de realidade virtual por menos de R$ 100

A tecnologia também pode reduzir náuseas e dores de cabeça causadas pela imersão das imagens. Os headsets VR personalizados também permitem fazer ajustes de acordo com a idade do usuário, outro detalhe que interfere na visão e faz diferença na hora de visualizar um vídeo nos óculos.

Display poderá reduzir dores de cabeça durante uso de óculos VR (Foto: Divulgação/Oculus)Display poderá reduzir dores de cabeça durante uso de óculos VR (Foto: Divulgação/Oculus)

Como em um aparelho de realidade virtual a tela de exibição é fixa, os olhos dificilmente se adaptam naturalmente, por isso há relatos de desconforto e enjoo durante o uso. Assim, os pesquisadores desenvolveram duas opções de hardware para um foco adaptado: a primeira com lentes líquidas e a segunda com um display mecânico, que se mexe para trás e para frente como um binóculos.

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Com ajuda de um software, o dispositivo VR identifica para onde o usuário está olhando e faz o ajuste para uma melhor experiência. Segundo os responsáveis pelo protótipo, a tela já pode se adaptar a pessoas com miopia ou hipermetropia, mas ainda não é possível configurar para astigmatismo.

Idade também influencia

Outro ajuste que o display de Stanford pode oferecer é de acordo com a idade do usuário. Segundo os pesquisadores, os óculos de realidade virtual à venda hoje não levam este fator em consideração, mas pessoas com mais de 45 anos, por exemplo, geralmente têm dificuldade em focar objetos próximos.

Idade também influencia em ajuste de dispositivo de realidade virtual (Foto: Divulgação/Google)Idade também influencia em ajuste de dispositivo de realidade virtual (Foto: Divulgação/Google)

“Cada pessoa precisa de um modo óptico diferente para obter a melhor experiência possível em VR”, afirma Gordon Wetzstein, professor envolvido no projeto.

Por enquanto, os displays com foco adaptado são apenas protótipos, mas já foram testados em quase 200 pessoas com idades entre 21 e 64 anos. As experiências foram bem sucedidas e poderão colaborar para os aparelhos de realidade virtual no futuro.

Via Universidade de Stanford 

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares