Celular

26/02/2017 14h24 - Atualizado em 27/02/2017 11h39

Nokia traz de volta 'tijolão' 3310 e lança mais três celulares

Isabela Giantomaso
por
Para o TechTudo

A Nokia trouxe de volta o Nokia 3310, o celular “ tijolão indestrutível” dos anos 2000, e lançou três novos smartphones com Android 7.0 Nougat na MWC (Mobile World Congress), em Barcelona, na Espanha. A nova versão do Nokia 3310 foi anunciada neste domingo (26) em quatro cores: vermelho, amarelo, preto e prata. Relançado no evento, o celular conta com o tradicional jogo da cobrinha (Snake) e o popular ringtone da famosa fabricante finlandesa.

BlackBerry KEYone já tem data para início das vendas e preço revelado

Aguardado pelos fãs do antigo "tijolão", o telefone promete 22 horas de conversação, dez vezes mais do que o modelo original. Além disso, a fabricante afirma que o celular funciona em standby por até um mês. A tela tem 2,4 polegadas e há teclado numérico, entrada micro USB, saída para fone de ouvido de 3.5 mm e câmera de 2 MP com flash. Segundo o site da Nokia, o 3310 está disponível em duas versões com SIM card (chip) único e também dual SIM (dois chips).

Nokia 3310 Tijolao - Home 01 (Foto: Divulgação/Nokia)Nokia 3310 é revelado com novo design e o popular jogo Snake (Foto: Divulgação/Nokia)

Com dimensões de 115.6 x 51 x 12.8 mm, o aparelho navega em rede 2G. Ao lado de tantos Androids, o 3310 vem com sistema operacional Nokia Series 30+, tem apenas 16 MB de memória interna, expansível para até 32 GB se usado cartão Micro SD. Vem ainda conexão bluetooth,  rádio FM e MP3 player.

Informações sobre a bateria do 3310

Tipo: 1200 mAh battery5

Conversação: máximo de 22 horas.
Standby: máximo de 31 dias
MP3 playback: máximo de 51 horas
Radio FM playback: máximo de 39 horas

Na Europa, o preço sugerido para o aparelho é de € 49 (cerca de R$ 160, sem taxas ou impostos).

Nokia 3310 Tijolao - Home 03 (Foto: Divulgação/Nokia)Nokia 3310 tem botões físicos e teclado numérico, tela pequena é apenas para visualizar (Foto: Divulgação/Nokia)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

 Nokia3310
Tela  2.4” QVGA
Câmera 2MP com Flash
Bateria 1,200 mAh
Armazenamento16 MB 
Memória expansível Até 32 GB com cartão MicroSD 
Processador Não informado
 Memória RAM Não Informado
 Sistema Operacional Nokia Series 30+
Máximo de uso em standby 31 dias


Nokia 6

A Nokia também revelou o Nokia 6, um novo smartphone com Android N (Android Nougat 7.0) e tela de 5,5 polegadas Full HD revestida por Gorilla Glass. O aparelho já estava à venda na China, mas agora deve chegar em todos os países. Com integração ao Google Assistente(disponível antes apenas no Google Pixel), o novo telefone também traz câmeras de 16 MP e 8 megapixels, além de processador Snapdragon 430 e memória RAM de 4 GB (Arte Black) ou 32 GB (demais cores).

O celular tem display com tecnologia anti-reflexiva, leitor de impressão digital e alto-falantes Dolby, para experiência mais imersiva. O Nokia 6 chega ao mercado internacional por  € 229 (cerca de R$ 752, sem taxas, no câmbio do dia). Já a versão especial Arte Black tem preço de  € 299 (R$ 982).

Nokia 6 será vendido para todos os países (Foto: Divulgação/Nokia)Nokia 6 será vendido para todos os países (Foto: Divulgação/Nokia)

Nokia 5 e Nokia 3

Outros dois smartphones anunciados durante a MWC 2017 são o Nokia 5 e o Nokia 3, modelos com especificações intermediárias, abaixo do Nokia 6, rodando o mesmo Android 7.0 Nougat.

O Nokia 5 tem sensor de impressão digital e display de 5,2 polegadas com proteção Gorilla Glass. Suas especificações também contam com processador Qualcomm Snapdragon 430 e memória RAM de 2 GB. Na Europa, o preço anunciado é de € 189 (R$ 620). O celular está disponível em quatro opções de cores metálicas: azul temperado, prata, preto matte e cobre.

Já o Nokia 3 tem câmeras com 8 megapixels e foco automático, além da tela de 5″ com resolução HD, processador MediaTek quad-core de 1,3 GHz e memória RAM de 2 GB. O valor é de € 139 (R$ 456). O celular conta com modelos disponíveis nas mesmas quatro cores também metalizadas: azul temperado, prata com branco, preto matte e cobre com branco.

Na sequência: Nokia 3, Nokia 5 e Nokia 6 (Foto: Divulgação/Nokia)Na sequência: Nokia 3, Nokia 5 e Nokia 6 (Foto: Divulgação/Nokia)

A fabricante ainda não revelou quando o Nokia 3310 e os três novos smartphones chegarão às lojas. Também não há informações sobre o preço praticado no Brasil e se todos os modelos serão vendidos no país.

A Nokia também anunciou um smartwatch chamado Activité Steel, além de tecnologias para colaborar com a saúde. Monitores e câmeras para a casa poderão ajudar a tratar doenças crônicas e conectar pacientes e médicos.

Modelo
Nokia 6Nokia 5 Nokia 3 
Preço € 229 (R$ 752, sem taxas) € 189 (R$ 620, sem taxas)
€ 139 (R$ 456, sem taxas) 
Tela
5,5'' Full HD5,2'' HD5'' HD 
Câmera
16 MP; 8 MP13 MP; 8 MP8 MP; 8 MP 
Bateria
3.000 mAh3.000 mAh2.650 mAh 
Armazenamento
32 GB ou 64 GB16 GB16 GB 
Memória expansível
microSD de até 128 GB microSD de até 128 GBmicroSD de até 128 GB 
Processador
Qualcomm® Snapdragon™ 430
Qualcomm® Snapdragon™ 430MTK 6737, Quad-core 1,3 GHz 
 Memória RAM
3 GB ou 4 GB 2 GB 2 GB 
 Sistema Operacional
Android 7.0 Nougat Android 7.0 Nougat Android 7.0 Nougat 

Moto G 5, LG G6 e novo Nokia: o que esperar da MWC 2017? Comente no Fórum do TechTudo.

*Colaborou Melissa Cruz

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Marlon
    2017-02-26T19:19:09  

    Se a Nokia investir pesado em Smartphones com android e de alta qualidade sem sombra de duvidas tomará o primeiro lugar fácil ... pois sempre foi a melhor empresa de celulares que ja existiu .

    recentes

    populares

    • Marlon
      2017-02-26T19:19:09  

      Enganaram o coi tado do marlon

    recentes

    populares

    • Marlon
      2017-02-26T19:19:09  

      vc nao sabe de nada amigo, o Marlon esta certo

  • Evandro Honorio
    2017-02-27T11:49:12  

    Por que o Brasil não relança o Brasil?

    recentes

    populares

    • Evandro Honorio
      2017-02-27T11:49:12  

      boa ideia

    recentes

    populares

    • Evandro Honorio
      2017-02-27T11:49:12  

      MITOU

  • Guilherme
    2017-02-27T10:04:01  

    Que bosta. seria bom se lançassem o chevete, sem vidro elétrico, airbag, ar condicionado...e por que não voltam com as lâmpadas incandescentes?

    recentes

    populares

    • Guilherme
      2017-02-27T10:04:01  

      Chevette eu já não sei, mas Diplomata, Vectra e Omega zero kilometro eu seria 10x mais feliz do que esses carros "novos"

  • João Portugal
    2017-03-06T03:21:47

    A Microsoft vendeu a MARCA Nokia (e parte dos ativos) para a foxconn. O hardware da filandesa nokia agora está sob a marca Microsoft. O Nokia que está vindo por aí é outro projeto, novíssimos corpo e alma, mantido pelos chineses... que não são nem um pouco bobos... a Foxconn é a maior vendedora de componentes eletrônicos e de computadores do mundo. Pra se ter uma idéia, o próprio iphone tem componentes da foxconn ... Se será bom ? Eu apostaria que sim, mas só o tempo dirá;

  • Brut0s
    2017-03-02T09:53:54

    E semana que vem, já está confirmado o novo V3.

  • Lucas Silva
    2017-03-01T18:34:09

    O Brasil tem uma das maiores taxas de latrocínio e roubo no mundo... e o que isso tem a ver com a notícia? Bora comprar um tijolo destes para o bandido, na hora do assalto, ter pena e ir embora enquanto o iphone estava escondido na cueca HEHEHEHE

  • Fred Srn
    2017-03-01T15:07:22

    RODA tinder ou happn ?

  • Marcos Souza
    2017-02-26T15:01:23  

    Fico muito feliz pela Nokia ter ressurgido das cinzas! Podem ter a certeza, de que virão smartphones nestes próximos anos, que irão abalar as estruturas de muitas fabricantes, líderes de venda no mercado móvel por aí...

    recentes

    populares

    • Marcos Souza
      2017-02-26T15:01:23  

      Vai tomar o segundo lugar da Samsung.

    recentes

    populares

    • Marcos Souza
      2017-02-26T15:01:23  

      todos os celulares que comprem sempre foi Nokia, que bom que eles voltaram espero que tenha mantindo a qualidade

  • Márcio Marilia
    2017-02-28T01:22:21

    Quando estão pra compras em Maceió Alagoas

  • Carlos Silva
    2017-02-28T23:07:58

    Volta, Symbian!!!

  • Juliano Menegazzo
    2017-02-27T16:30:05  

    EU AXO QUE OS ANIMAL TEM RASÃO EM IR PARAR NA CIDADE. OS POLITICOS FISERAM LEIS PARA A DEVAZTASÃO DAS FLORESTAS. É LAS TIMAVEL.

    recentes

    populares

    • Juliano Menegazzo
      2017-02-27T16:30:05  

      Vai estudar.

  • Montanha
    2017-02-26T21:55:10  

    Caso tenha Whatsapp no Tijolão eu compro.

    recentes

    populares

    • Montanha
      2017-02-26T21:55:10  

      Pior que não. Não há suporte pro sistema Nokia Series 30+

    recentes

    populares

    • Montanha
      2017-02-26T21:55:10  

      vou comprar so para jogar o snake

  • Lucas Souza
    2017-02-27T15:11:28  

    Recentemente comprei um iphone e estou satisfeito, mas minha preferida sempre foi a Nokia, e provavelmente na minha próxima troca, comprarei um Nokia, é garantia de bom produto!

    recentes

    populares

    • Lucas Souza
      2017-02-27T15:11:28  

      Nokia agora é só o nome viu brother? Agora é totalemnte chinesa!! Então, precisa ver se a qualidade realemnte será honrrada!

  • Rafael Costa
    2017-02-27T16:04:05

    Isso não vai dá certo nem para empresas. Pois hoje todas precisam de acesso a Wts ou algum aplicativo para melhor atender os clientes.

  • Zé Pitaco
    2017-02-27T15:39:40

    TINHA QUE VOLTAR A MODA DAS POCHETES TAMBÉM...PRA CARREGAR ESSA TRAMBOLHO.

  • Rogeriomarques
    2017-02-27T15:01:42

    Eu vou compra é simples mais é pra quem gosta da marca é maneiro tem esse tijolão novamente com visual novo e um pouquinho de tecnologia ....

  • Gustavo Cerqueira
    2017-02-27T13:56:28

    O Nokia 3 usa o Snap 425, não é MediaTek.

  • Fernando Lourini
    2017-02-27T13:49:18

    pk não tentam lançar politicos honestos

  • Donodaverdade
    2017-02-27T09:46:50  

    Tudo bem Nokia,em hardware vcs foram superiores por muitos anos.Só que em desenvolvimento de software vcs foram um fiasco tanto que quebrou.Já era para chegar com alguma novidade...ja vi que não.

    recentes

    populares

    • Donodaverdade
      2017-02-27T09:46:50  

      tudo indica que agora vai!

  • Arthur Soares
    2017-02-26T16:43:03  

    claro que vai durar um mês, não tem nada pra fazer nele

    recentes

    populares

    • Arthur Soares
      2017-02-26T16:43:03  

      ou seja, não serve pra nada

    recentes

    populares

    • Arthur Soares
      2017-02-26T16:43:03  

      Serve para defesa pessoal (David matou Golias arremessando um destes em sua cabeça).

  • Juninhosonics
    2017-02-26T19:36:02  

    Melhor que iPhone!!!

    recentes

    populares

    • Juninhosonics
      2017-02-26T19:36:02  

      o cara me falar q nokia eh melhor q iPhone.... eu nem discuto, só pode ta drogado

    recentes

    populares

    • Juninhosonics
      2017-02-26T19:36:02  

      Mas o iPhone não concorre com os Samsungs, Motorolas, Nokias... ele concorre com Mercedes, Ferraris, Rolex, Prada, BOSS, Channel....

  • Jonathas Conceição
    2017-02-27T13:07:38

    Isso é bom se o cara vai passar uns dias na floresta amazônica. Bateria aguenta de boas.

  • William Paula
    2017-02-27T12:28:54

    Tá com um aspecto meio frágil. Daria pra fazer algo bem mais robusto com a tecnologia atual para honrar o antigo.

  • Jose Clebson
    2017-02-26T18:05:01  

    sera que vai ter snake?

    recentes

    populares

    • Jose Clebson
      2017-02-26T18:05:01  

      vai

    recentes

    populares

    • Jose Clebson
      2017-02-26T18:05:01  

      O preguiça , custa ler a materia?

  • Norrin Radd
    2017-02-27T11:39:17

    Aguardando o relançamento do Motorola Startac.