TV

11/02/2017 06h00 - Atualizado em 13/02/2017 16h25

Samsung QLED e LG OLED: entenda as diferenças entre as tecnologias de TVs

Felipe Alencar
por
Para o TechTudo

Durante a CES 2017, que aconteceu em janeiro, Samsung e LG apresentaram suas novidades no segmento de TVs. A primeira mostrou sua nova tecnologia de telas, a QLED. Já a segunda mostrou um aprimoramento da já existente tecnologia OLED.

Veja as Smart TVs que foram destaque em 2016

Ambas as tecnologias prometem travar uma batalha épica no mercado, disputando cada um dos clientes. Neste artigo iremos explicar as diferenças entre as duas tecnologias e as suas respectivas vantagens.

QLED

TVs QLED da Samsung exibem cores com mais qualidade e volume (Foto: Divulgação/Samsung)TVs QLED da Samsung exibem cores com mais qualidade e volume (Foto: Divulgação/Samsung)

QLED é a sigla para Quantum Dot Light Emitting Diodes. Ela foi desenvolvida pela Samsung que apresentou a novidade na CES 2017, uma das maiores feiras de eletrônicos do mundo. A tecnologia é baseada nos famosos pontos quânticos, que são minúsculos cristais que absorvem determinadas frequências de luz e emitem outras, conforme a necessidade.

Os pontos quânticos, ou quantum dots (QD), em inglês foram usados para melhorar a qualidade das telas LCD e LED e, assim, darem sobrevida à tecnologia. Porém, nas mãos da sul-coreana Samsung, os pontos quânticos deram origem as TVs QLED.

A principal vantagem desse tipo de tela é que ela promete reproduzir 100% das variações de cores do padrão DCI-P3 em qualquer nível de luminosidade. Isso significa que você pode ajustar o brilho no máximo e, ainda assim, a TV QLED irá mostrar cores fiéis à realidade.

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

QLED usa o conceito dos pontos quânticos: mais brilho por toda a área da tela, contraste maior e cores mais precisas. Na imagem, a comparação da TV QLED com uma convencional (Foto: Divulgação/Samsung)QLED usa o conceito dos pontos quânticos: mais brilho por toda a área da tela, contraste maior e cores mais precisas. Na imagem, a comparação da TV QLED com uma convencional (Foto: Divulgação/Samsung)

Além de serem capazes de reproduzir a totalidade das variações de cores, as TVs QLED possuem um brilho impressionante. Os modelos que estavam em demonstração alcançavam uma faixa de 1.500 a 2.000 nits (índice de brilho) nos picos de luminosidade. A média é de apenas 1.000 nits. Isso faz com que as TVs QLED se saiam bem em qualquer tipo de iluminação ambiente.

Outra vantagem dessa tecnologia é o seu ângulo de visão. Ela pode compensar os reflexos criados pela luz ambiente e, desta maneira, exibir uma imagem perfeita tanto se olhada de frente quanto de lado. Além disso, as telas QLED têm potencial de consumir metade da energia das OLED tradicionais e de terem um custo de produção menor.

A tecnologia QLED pôde ser vista na CES deste ano por meio dos televisores Q7, Q8 e Q9, que possuem uma tela de 65 polegadas e resolução 4K. Infelizmente, ainda não há previsão de quando essas TVs chegarão às lojas brasileiras e nem o seu preço. Mas podemos ter certeza que serão bem caras.

OLED

A tecnologia OLED (Organic Light Emitting Diodes) é um pouco mais antiga e já é utilizada até por outras fabricantes. Mas quem está investindo pesado é a LG. A grande diferença entre um display OLED de um QLED é que o primeiro não precisa de um painel adicional de LED, chamado de backlight.

lg_md_001LG Signature - OLED TV W é quase tão fina quando um iPhone 7 (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)LG Signature - OLED TV W é quase tão fina quando um iPhone 7 (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Isso é possível graças aos diodos orgânicos emissores de luz, que são responsáveis por emitir e controlar sua própria luz e, por isso, não precisam do auxílio do backlight.

Com a exclusão desse item, que é obrigatório inclusive nas novíssimas TVs QLED, a LG pode fabricar televisores absurdamente finos. A série W, por exemplo, tem apenas 2,6 milímetros de espessura. O “W” vem de “wallpaper”, ou papel de parede. Daí você já tem ideia de quão fina ela é.

O televisor é projetado já para ficar preso à parede e não possui sequer um pedestal ou apoio para mesa. Ele se fixa à parede por meios de hastes com ímãs. Sua instalação se assemelha a de um quadro.

Os altos falantes também saíram. Agora o áudio das TVs OLED da LG são transmitidos por uma espécie de soundbar que fica separada do display. É nesse acessório que também ficam as diversas entradas, como HDMI e USB.

A LG OLED TV W TV é pendurada na parede usando ímãs (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)A LG OLED TV W TV é pendurada na parede usando ímãs (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

As TVs OLED, em geral, tem menos brilho e um ângulo de visão menor quando comparada com uma TV QLED. A linha W da LG não tem previsão de chegar ao Brasil e o preço também não foi divulgado ainda. 

Resumindo

As TVs QLED da Samsung possuem uma qualidade de imagem melhor e mais ângulo de visão, mas são um pouco mais conservadoras no que se refere a design. Já as novas TVs OLED da LG encantam os olhos com sua espessura finíssima e design inovador. Mesmo assim, ainda é cedo para dizer qual tecnologia levará a melhor.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Sabrina
    2017-02-11T16:20:28  

    Em termos de durabilidade qual a melhor marca de tv?

    recentes

    populares

    • Sabrina
      2017-02-11T16:20:28  

      só sei q a Samsung não é durável

  • Júnior Marco
    2017-02-11T10:22:06  

    Aparentemente tudo muito bonito e moderno. Porém, estes produtos não tem durabilidade alguma. Comprei uma Smart TV Samsung e durou somente 26 meses, com display e placa queimados, investimento acima de 2.500,00 e completamente ignorado pelo fabricante.

    recentes

    populares

    • Júnior Marco
      2017-02-11T10:22:06  

      Minha LG 42lw4500 3d é de 2011, imagem é ótima e nunca deu qualquer problema.....vou sempre de LG

    recentes

    populares

    • Júnior Marco
      2017-02-11T10:22:06  

      concordo com Kaizen, a durabilidade das peças samsung estão cada vez pior

  • Emerson Nascimento
    2017-02-20T21:43:45  

    Eu não vi comparação alguma entre a Samsung QLED e a LG OLED, o que li foi apenas falar bem da qLED e mal da OLED. Na qLED fala de tudo de bom que tem a tecnologia e na OLED já começa informando que é uma tecnologia antiga e dá destaque ao design e que é fina.

    recentes

    populares

    • Emerson Nascimento
      2017-02-20T21:43:45  

      concordo

  • Walter Carneiro
    2017-02-11T11:00:13  

    A minha antiga Toshibona de 29" (27" exatos) durou mais de 20 anos, agora as melhores, mais modernas, mais "full Featured", mais bonitas, e mais caras TVs do mundo são projetadas para durarem em média apenas 5 anos. A minha fabulosa Panasonic Plasma 65VT50b já está com 4,5 anos, se ela pifar não vou investir mais em TVs hiper caras, qualquer porcaria de até R$1.990,00 pode me servir muito bem.

    recentes

    populares

    • Walter Carneiro
      2017-02-11T11:00:13  

      Das TVs de LCD/Leds que eu tenho visto até agora a marca que mais esbanja uma qualidade de imagem próxima à minha Super Plasma Panna é a SONY, podem crer, não sei quanto ao resto, mas nenhuma tecnologia atual supera as OLEDs da LG..

    recentes

    populares

    • Walter Carneiro
      2017-02-11T11:00:13  

      Tenho uma TV LED LG smart com 3D há uns 5 anos, parece nova. Infelizmente com 3D não está mais sendo produzido. Espero então que a TV dure por muitos anos.

  • João Filho
    2017-02-11T16:15:42  

    Tenho uma LG não tem 2 anos de uso e já apresentou defeito, pontos luminosos na tela, eram dois, agora são três, pelo telefone uma empresa autorizada aqui da cidade onde moro diz que pode ficar entre 300 e 600 reais o concerto, pra uma tv com 2 anos de uso é muito coisa!

    recentes

    populares

    • João Filho
      2017-02-11T16:15:42  

      isso se chama dead pixel

  • Renato Pc
    2017-02-11T16:23:34

    Eu tenho uma Lg 55 4K e posso dizer que estou muitíssimo satisfeito e jogos na PS4 Pro é realmente demais.

  • Sabrina
    2017-02-11T14:20:13

    Gente, não falem mau da SumgSamg, é matéria paga!!!!!

  • Fernando Leite
    2017-02-11T14:12:30

    Na minha casa tenho 3 Smarts Samsung e estou muito feliz com a marca.. TVs tops demais... Meu home theather e Bluray também são da marca...Mas também gosto da LG e Sony.

  • Eduardo Azul
    2017-02-11T13:55:24

    No planeta Romulus já tem a resolução de 32K, meu amigo Romulano vai trazer uma para mim, na sua próxima visita a terra...

  • Eduardo Azul
    2017-02-11T13:46:34

    No planeta Romulus, já tem a resolução de 32k,meu amigo romulano vai trazer uma para mim na sua próxima visita ................

  • Edmilson Oliveira
    2017-02-11T09:55:48  

    Pra vc ver o que é a tecnologia .

    recentes

    populares

    • Edmilson Oliveira
      2017-02-11T09:55:48  

      rapaz... pra voce ver, se continuar assim onde chegaremos?

    recentes

    populares

    • Edmilson Oliveira
      2017-02-11T09:55:48  

      estamos ainda na idade da pedra da tecnologia de telas, essas sao apenas perfumarias, daqui ha 10 anos vamos rir dessas novas tvs

  • Donodaverdade
    2017-02-11T13:36:32

    Genteeee....td que a LG faz,dá problemas.

  • André Teixeira
    2017-02-11T11:11:31

    Durabilidade nota 0

  • Glayson F
    2017-02-11T10:40:45  

    As resoluções dos televisores atuais já superaram a capacidade de percepção dos olhos humanos. Assim você compra uma TV com resolução absurda mas seu sentido de visão não permitirá usufruir do recurso. Você percebe que algo de bom está sua frente, mas não consegue dizer o quão bom é. Quando testam em laboratório a resolução de TVs eles não usam olhos humanos, usam equipamentos sofisticados que, estes sim, são capazes de detectar todo o poder da TV. Então quem tiver dinheiro que compre, mas não irá usufruir... a menos que não seja humano.

    recentes

    populares

    • Glayson F
      2017-02-11T10:40:45  

      Até 4k num televisor acima de 50" dá para perceber as melhoras na imagem 4K nativa, e quanto maior o display melhor a comparação com outra mesma TV FullHD a favor do 4K. O display 8K futuro só servirá mesmo para telas maiores de 70".

    recentes

    populares

    • Glayson F
      2017-02-11T10:40:45  

      Eu sou capaz de perceber as inovações das tvs leds atuais...e sonho com a 4K que será melhor ainda

  • Carlos Schneider
    2017-02-11T10:06:48  

    Sempre bato na mesma tecla, obvio q as novas tecnologias tem qualidade absurdas, mas de nada adianta se vc n sabe calibrar a imagem ou costuma usar as configurações pre programadas do fabricante, q é o caso da maioria dos consumidores usam. Calibrar bem a imagem pode fazer uma diferença enorme, desde uma simples LCD, LED até dessas novas. Claro q oq conta é a resolução, mas faz muita diferença um bom ajuste.

    recentes

    populares

    • Carlos Schneider
      2017-02-11T10:06:48  

      E tem outra, as resoluções dos televisores atuais já superaram a capacidade de percepção dos olhos humanos. Assim você compra uma TV com resolução absurda mas seu sentido de visão não permitirá usufruir do recurso. Você percebe que algo de bom está sua frente, mas não consegue dizer o quão bom é. Quando testam em laboratório a resolução de TVs eles não usam olhos humanos, usam equipamentos sofisticados que, estes sim, são capazes de detectar todo o poder da TV. Então quem tiver dinheiro que compre, mas não irá usufruir... a menos que não seja humano.