TV

10/02/2017 12h38 - Atualizado em 10/02/2017 12h38

Smart TVs da Sony serão as primeiras com Google Assistant integrado

Raquel Freire
por
Para o TechTudo

A Sony anunciou que suas Smart TVs receberão o Google Assistant ainda este ano. Anunciado no ano passado junto com o Android 7.0 Nougat, o Assistant é uma evolução do Google Now e chegará apenas em modelos 4K. A Sony ainda não confirmou a data precisa para atualização do firmware.

Descubra cinco tendências para o mercado de Smart TVs em 2017

A fabricante, que já usa o Android TV em seus aparelhos, será a primeira a adotar a nova geração do assistente de voz em televisores. Até o momento, o sistema funciona apenas dentro do Allo, o mensageiro do Google concorrente do WhatsApp, nos celulares Google Pixel e Pixel XL e nos novos smartwatches da LG, Watch Sport e Watch Style.

Sony é a primeira fabricante a colocar Google Assistant em TVs (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)Sony é a primeira fabricante a colocar Google Assistant em TVs (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Diferente do que acontece nos celulares, o comando “Ok, Google” não funcionará sozinho. O usuário precisará pressionar um botão no controle remoto para que o Assistente registre as pesquisas. Quem tiver o alto-falante Google Home poderá se comunicar com a TV sem apertar o botão.

O funcionamento geral, no entanto, será bastante parecido ao dos smartphones. Depois de apertado o botão, o usuário pode fazer perguntas e controlar outros aparelhos do Google Home pelo sistema de voz, que consegue manter uma conversa dinâmica com o interlocutor. Nas Smart TVs, o Assistant terá recursos específicos, como mudança de canal, controle de volume e exibição de programas.

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Linha Bravia A1E, com display OLED 4K, contará com Google Assistant (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)Linha Bravia A1E, com display OLED 4K, contará com Google Assistant (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

O recurso estará presente na nova linha Bravia A1E, composta por aparelhos com displays OLED 4K, que foi apresentada na CES no início de janeiro. É possível que a companhia disponibilize a atualização para outros modelos, já que o processador top de linha X1 Extreme, que alimenta a TV Z9D e a A1E, também está sendo adicionado e televisores como X930E, X940E, X800E, X850E e X900E.

Embora a Sony tenha saído na frente, é certo que outras fabricantes de TV seguirão o mesmo caminho. Em um post do Google publicado no início do ano, a gigante de buscas afirmou que o Assistant será visto em breve em aparelhos Android TV como AirTV Player, Sharp Aquos, Sony Bravia, Xiaomi Mi Box e Nvidia Shield.

Via Wired e Google

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • elieser vicente
    2017-02-11T00:39:41  

    Evite televisores sony, tenho duas em casa e ambas com 2 anos e 4 meses queimaram a placa principal e a tela... obsolescência programada pesquise isso e saiba que a SONY é rainha disto...

    recentes

    populares

    • elieser vicente
      2017-02-11T00:39:41  

      Verifique sua rede elétrica. Ela pode estar instável