Sistemas Operacionais

09/02/2017 06h00 - Atualizado em 09/02/2017 10h18

Tizen ou webOS? Saiba qual é o melhor sistema operacional para Smart TVs

Isabela Giantomaso
por
Para o TechTudo

Tizen e webOS são, respectivamente, os sistemas operacionais das Smart TVs Samsung e LG. Cada um é exclusivo dos produtos de sua fabricante e permite deixar a TV mais inteligente ao liberar aplicativos e recursos extras como um serviço de streaming de jogos ou a divisão da tela grande em duas partes.

Android TV, webOS ou Tizen: veja diferenças entre sistemas das Smart TVs

Na dúvida sobre qual software escolher em um televisor smart? Confira, a seguir, o melhor sistema nos quesitos: aparelhos compatíveis, apps, funções extras e conectividade e veja, no final, qual é o melhor SO para investir.

Tizen ou webOS? Descubra qual o melhor sistema para Smart TVs (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)Tizen ou webOS? Descubra qual o melhor sistema para Smart TVs (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)

Aparelhos compatíveis: Empate

O principal rival do Tizen e do webOS é o Android TV, sistema operacional do Google disponível em Smart TVs da Sony e da Philips. Por conta disso, os softwares utilizados pela Samsung e LG saem em desvantagem. Entretanto, olhando apenas os dois juntos, há empate.

Ambos os sistemas, exclusivos de cada marca, estão disponíveis em Smart TVs com telas de 32” a 88”, no caso da Samsung, e até 105” da LG. Os aparelhos acompanham diferentes tecnologias, entre elas a 4K (UHD), que entrega imagens mais nítidas.

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

WebOS da LG está disponível em TVs de 32 a 105 (Foto: Divulgação/LG)WebOS da LG está disponível em TVs de 32" a 105" (Foto: Divulgação/LG)

Aplicativos: Empate

Os dois sistemas possuem lojas de aplicativos com centenas de opções para ver filmes e séries, fazer videoconferências, ouvir música e jogar. Tanto o Tizen quanto o webOS oferecem acesso a apps como YouTube, Netflix, Spotify e Globo Play, além de browser para portais de notícias e redes sociais. Para usuários Google, os softwares também permitem navegar pelo Play Movies & TV.

Aplicativos mais conhecidos estão disponíveis nos dois sistemas (Foto: Divulgação/LG)Aplicativos mais conhecidos estão disponíveis nos dois sistemas (Foto: Divulgação/LG)

Funções extras: Tizen

Os recursos adicionais de cada sistema podem ajudar a desempatar o comparativo. O webOS oferece uma plataforma multitarefa, que permite ajustar as configurações da TV ao mesmo tempo em que acessa a programação de canais.

Além disso, a versão mais recente do software, o webOS 3.0 traz a opção para dividir a tela do televisor em duas partes para ver, ao mesmo tempo, canais diferentes ou um conteúdo da TV e outro de uma porta HDMI ou USB.

GameFly, no Tizen, permite jogar na Smart TV sem um console de videogame (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)GameFly, no Tizen, permite jogar na Smart TV sem um console de videogame (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)

Já no Tizen, as ferramentas extras se destacam com o GameFly, serviço de streaming de jogos que pode substituir um console de videogame. A plataforma tem mais de 50 opções no catálogo, entre elas títulos como Batman Arkham Origins e Lara Croft.

O sistema das Smart TVs Samsung também possui uma função de proteção, como um antivírus contra ataques hackers que têm atacado televisores, comprometendo informações armazenadas nos aparelhos.

Controle inteligente: webOS

O Tizen funciona com ajuda do One Control, um controle remoto integrado ao sistema operacional que reconhece dispositivos conectados ao televisor, como Home Theater, Blu-Ray e TV por assinatura para rodar tudo em um só acessório.

Controle do sistema da LG tem scroll e zoom (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Controle do sistema da LG tem scroll e zoom (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

No caso do webOS, o controle inteligente é o Smart Magic, que funciona identificando o movimento como o acessório do Nintendo Wii. Diferente do modelo do Tizen, que é mais básico, o controle das Smart TVs LG traz mais teclas, como em um aparelho comum.

Um dos botões é o scroll, uma barra de rolagem para mudar de canais com facilidade. Há também o Magic Zoom, uma lupa para destacar e focar em determinados pontos das imagens exibidas.

Conectividade: Tizen

Os dois sistemas oferecem conexão Wi-Fi para que o usuário possa se conectar a rede para baixar aplicativos e utilizar serviços de streaming. Entretanto, além da configuração básica, o Tizen e o webOS também possuem ferramentas para conectar a TV em aparelhos móveis.

No SO da Samsung o aplicativo Smart View facilita a visualização de conteúdos armazenados em celulares e no computador na tela grande, sem precisar de um cabo HDMI, por exemplo. Além disso, é possível controlar o televisor com o smartphone integrado.

Smart View do Tizen está disponível para Android, iPhone e PC (Foto: Divulgação/Samsung)Smart View do Tizen está disponível para Android, iPhone e PC (Foto: Divulgação/Samsung)

No webOS a ferramenta de conectividade é a Magic Mobile Connection, do app LG TV Plus. Ela faz o pareamento de um celular com o televisor e permite controlar configurações e canais pelo aparelho móvel. O recurso também transmite vídeos para a tela grande.

Por conta do maior número de aparelhos que podem ser conectados no sistema via app, o Tizen sai ganhador na categoria conectividade.

Conclusão: Tizen

Descobrir qual sistema operacional para Smart TVs é melhor entre o Tizen e o webOS não é tarefa fácil, já que os dois estão disponíveis apenas em aparelhos das fabricantes responsáveis pelo software, o que fecha o leque de opções de produtos para os usuários. Porém, ambos oferecem funções extras interessantes que prometem facilitar o uso do televisor inteligente, além de adicionar ferramentas para garantir uma experiência divertida na tela grande. 

Tizen é o melhor sistema para Smart TVs, mas webOS não fica muito atrás (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)Tizen é o melhor sistema para Smart TVs, mas webOS não fica muito atrás (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)

Com o serviço de streaming de jogos, GameFly, e conectividade mais abrangente, o sistema da Samsung é o melhor no comparativo. Para quem procura principalmente uma Smart TV para entretenimento completo, que além de permitir ver filmes e séries, navegar em redes sociais e ouvir música, também traz opção de games, o Tizen é o mais indicado.

Entretanto, vale ressaltar que o webOS não fica muito atrás e também oferece uma loja ampla de aplicativos, além de um controle mais inteligente, modo multitarefas e ferramenta para dividir a tela grande em duas, útil para acompanhar dois canais ao mesmo tempo, sem precisar brigar pelo espaço da TV.

Caso queira comparar os preços, design, imagem e som das Smart TVs da Samsung e da LG, confira o duelo completo dos aparelhos de cada marca neste link.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Ana Nascimento
    2017-02-10T08:25:33  

    Discordo, a única TV que me permite entrar num site e ver qquer filme é a LG.

    recentes

    populares

    • Ana Nascimento
      2017-02-10T08:25:33  

      Pessoal tem samsung antiga, realmente as primeiras smartv tizen eram ruins, mas comprei a geração 6500 é sensacional. Rápida, intuitiva.

    recentes

    populares

    • Ana Nascimento
      2017-02-10T08:25:33  

      Igor, qual o modelo da tua Samsung?

  • João Veloso
    2017-02-15T16:56:05

    Pra mim de nada o que importa é a imagem, que da LG é muito melhor! Já tive as duas!

  • Renato Togashi
    2017-02-09T14:01:52  

    Discordo. Tenho as duas TVs, com os dois sistemas. A LG leva vantagem, por ter o Play Movie do Google, o que permite que você tenha uma locadora em casa, o que a faria levar o quesito aplicativo.

    recentes

    populares

    • Renato Togashi
      2017-02-09T14:01:52  

      Android é o melhor.

    recentes

    populares

    • Renato Togashi
      2017-02-09T14:01:52  

      Não tem a menor conparação: o webOS é MAIS LEVE e verdadeiramente multi tarefa... ele brinca com a cara do tizen. Visual infinitamente melhor tbm. Comparativo com vitória do tizen chega a ser comédia!