Redes sociais

09/02/2017 06h00 - Atualizado em 09/02/2017 14h58

WhatsApp ganhou integração com Instagram e escrita offline em janeiro

Camila Peres
por
Para o TechTudo

Passado o primeiro mês do ano, o WhatsApp mostrou que ainda tem bastantes recursos que merecem atualização. O mensageiro trouxe sete modificações que melhoram o desempenho e também facilitam a vida do usuário. Entre as novidades está a possibilidade de fazer uma busca por GIFs (aquelas figurinhas animadas), enviar até 30 fotos de uma só vez e escrever mensagens offline.

No entanto, algumas dessas mudanças não estão disponíveis para todas os sistemas operacionais. Para que você aproveite ao máximo todas as funções que WhatsApp oferece para o seu celular com AndroidiPhone (iOS) ou Windows Phone, reunimos tudo o que mudou no mensageiro em janeiro de 2017.

Retrospectiva do WhatsApp: relembre atualizações marcantes de 2016

[maca] WhatsApp Emojis Android (Foto: Aline Batista/TechTudo)WhatsApp teve sete modificações em janeiro de 2017 (Foto: Aline Batista/TechTudo)


Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

1) Perda de suporte a celulares antigos

Os sistemas Android 2.1 e 2.2, Windows Phone 7, iPhone 3GS e iOS 6 perderam o suporte do WhatsApp. Além disso, os sistemas BlackBerry OS, BlackBerry 10, Nokia S40 e Nokia Symbian S60 estão programados para perderem o suporte até o dia 30 de junho de 2017.

Os celulares que rodam esses sistemas não poderão baixar o aplicativo e nem fazer atualizações. No entanto, ainda não há informações sobre a possibilidade de esses smartphones continuarem rodando o app – caso os usuários tenham feito o download antes do fim de suporte.

Sistema perderam suporte ao WhatsApp (Foto: Reprodução/Camila Peres)Sistema perderam suporte ao WhatsApp (Foto: Reprodução/Camila Peres)

2) Busca interna por GIFs 

Os usuários do WhatsApp Beta, versão de testes disponível para quem tem Android, agora podem pesquisar GIFs por meio do buscador Giphy. Para essa função, o mensageiro adicionou um botão específico, dentro do próprio app. A atualização permite encontrar um catálogo com diversos GIFs animados e divertidos, sem sair do mensageiro, e não usar somente o que fica disponível nos arquivos do celular.

Agora também é possível enviar GIFs pelo Android (Foto: Reprodução/Camila Peres)Agora também é possível enviar GIFs pelo Android (Foto: Reprodução/Camila Peres)

Essa mudança já foi feita no iPhone (iOS), e deve chegar em breve à versão oficial do WhatsApp para Android. Veja no vídeo a seguir como enviar GIFs pelo WhatsApp.



3) Primeira atualização do ano para WhatsApp Web

O WhatsApp Web também foi atualizado. Agora, a interface do mensageiro ocupa uma parte maior da tela nos navegadores Chrome, Firefox, Opera, Safari e Microsoft Edge. Além disso, o WhatsApp no PC também ganhou a busca por GIFs e permite que usuários mandem a mesma mídia (como foto ou vídeo) para diversos contatos.

Agora é possível enviar GIFs pelo WhatsApp Web (Foto: Reprodução/Camila Peres)Agora é possível enviar GIFs pelo WhatsApp Web (Foto: Reprodução/Camila Peres)

4) Envio de até 30 fotos

Precisa enviar várias fotos de uma viagem para seus amigos? Com a atualização do WhatsApp para iPhone e da versão Beta para Android, o app ganhou suporte ao envio de até 30 imagens. Dessa forma, você pode selecionar todo esse conteúdo de uma só vez, e enviá-lo para quem desejar.

Agora é possível enviar até 30 fotos no WhatsApp pelo iPhone (Foto: Reprodução/Camila Peres)Agora é possível enviar até 30 fotos no WhatsApp pelo iPhone (Foto: Reprodução/Camila Peres)

5) Escrever mensagens sem internet, para a alegria dos donos de iOS

Os usuários do iPhone (iOS) agora podem escrever mensagens para outras pessoas mesmo que o celular não esteja conectado à internet. Antes dessa atualização, não era possível apertar o botão de enviar a mensagem (ele é um botão redondo e azul, com uma seta branca dentro). A funcionalidade já existia no sistema do Google.

Para usar o recurso, basta escrever o texto e clicar no envio da mensagem. Ela ficará numa espécie de caixa de saída – assim como um email – caso você não esteja conectado à internet. Quando o aparelho voltar a ter alguma conexão (4G, 3G ou Wi-Fi), o recado será enviado.

Usuários do iPhone podem enviar mensagens mesmo sem internet (Foto: Reprodução/Camila Peres)Usuários do iPhone podem enviar mensagens mesmo sem internet (Foto: Reprodução/Camila Peres)

6) Limpar dados de armazenamento de uma conversa 

Entre as novidades de janeiro do WhastApp para iPhone (iOS), está a possibilidade de apagar todas as mídias de uma só vez, incluindo fotos, vídeos, GIFs e áudios. Para usar a função, vá em "Ajustes" » "Uso de Dados e Armazenamento" » "Uso de Armazenamento". Em seguida, escolha o contato ou grupo, toque em “limpar” e selecione o que deseja apagar. Para confirmar, toque novamente em “limpar”.

Apague todo conteúdo de uma conversa com apenas alguns cliques (Foto: Reprodução/Camila Peres)Apague todo conteúdo de uma conversa com apenas alguns cliques (Foto: Reprodução/Camila Peres)

7) Integração com Instagram

Os usuários do Android já podem aproveitar a integração do Instagram com o WhatsApp. Agora, é possível compartilhar um conteúdo público da rede social com algum contato do mensageiro. A novidade ainda não chegou para os sistemas da Apple e Microsoft.

Usuários do Android podem compartilhar conteúdo do Instagram direto no WhatsApp (Foto: Reprodução/Camila Peres)Usuários do Android podem compartilhar conteúdo do Instagram direto no WhatsApp (Foto: Reprodução/Camila Peres)

Como baixar vídeos no celular para compartilhar no WhatsApp? Comente no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Willian Laurindo
    2017-02-09T12:58:49  

    "Bastantes recursos"...

    recentes

    populares

    • Willian Laurindo
      2017-02-09T12:58:49  

      Vc errouuuuuu Willian

    recentes

    populares

    • Willian Laurindo
      2017-02-09T12:58:49  

      Está corretíssimo uso bastantes recursos

  • Andrei Denoni
    2017-02-10T10:14:18

    Seria interessante poder baixar todas as fotos de uma única vez pela web

  • Wendel Lucas
    2017-02-09T19:55:23

    Limpar dados de armazenamento de uma conversa realmente seria útil no Android

  • Elemento K
    2017-02-09T18:58:09

    Mas pra que ? Vcs não disseram que o Telegram deixou o whatsapp pra trás ?

  • Piu
    2017-02-09T14:35:24  

    já é uma bosta, ainda ficam intupindo de porcarias aí é pra caba mesmo

    recentes

    populares

    • Piu
      2017-02-09T14:35:24  

      Cara, não dá nem mais um piu!

  • Wanderson Oliveira
    2017-02-09T14:25:17  

    O WhatApp vai ficar bom de verdade quando deixar visualizar as mídias sem precisar fazer download delas... VIVA TELEGRAM!!!

    recentes

    populares

    • Wanderson Oliveira
      2017-02-09T14:25:17  

      Na verdade ele já é assim em alguns países!

  • Pedro Almeida
    2017-02-09T16:37:08

    A integração dos serviços pode agradar alguns usuários enquanto outros não querem ter suas informações em outras redes sociais estão meio que sujeitas as suas informações estarem sendo divulgadas em outras redes sociais. Eu mesmo não uso mais o Facebook e querem integrar tudo. Não demora fica inviável e desagradável essas integrações.

  • Hugo André
    2017-02-09T14:09:06

    kkk, só correndo atrás do Telegram!

  • Stefano Luz
    2017-02-09T12:13:18  

    o o kiko?

    recentes

    populares

    • Stefano Luz
      2017-02-09T12:13:18  

      kiko comeu a tua irmã.

  • Igor Botura
    2017-02-09T12:02:31  

    Já integraram o facebook e no WhatsApp, ninguém gostou. Agora querem fazer com o Instagram também. Assim que atualizar, tem que desativar esse serviço.

    recentes

    populares

    • Igor Botura
      2017-02-09T12:02:31  

      Me parece que isso não será possível!