Sistemas Operacionais

07/03/2017 10h00 - Atualizado em 07/03/2017 10h00

Como remover feed.snap.do do navegador

Gabriel Galli
por
Para o TechTudo

Se você utiliza o Windows, é provável que já tenha se incomodado com modificações no navegador que surgem inesperadamente e sem uma razão clara. Isso acontece principalmente quando baixamos e instalamos algum software que vem com um malware. O feed.snap.do é um deles, vem em softwares como o vShare e faz com que o dispositivo padrão de busca do navegador e a página inicial sejam alterados para outros sem que o usuário tenha solicitado, além de exibir propagadas. Esse tipo de extensão é chamada de browser hijacker (sequestrador de navegador). Veja como removê-lo de uma vez por todas neste tutorial.

Como remover e evitar malwares

Veja as dicas de como evitar atualizações automáticas no Windows 10 (Foto: Luana Marfim/TechTudo) (Foto: Veja as dicas de como evitar atualizações automáticas no Windows 10 (Foto: Luana Marfim/TechTudo))Veja as dicas de como evitar atualizações automáticas no Windows 10 (Foto: Luana Marfim/TechTudo)

Passo 1. Verifique, nas configurações do sistema, se existe algum software estranho e com um nome que você não reconhece. Alguns deles podem estar com o nome do fabricante como “ReSoft Ltd".

No Windows 10, clique em "Iniciar" > "Configurações" > "Sistema" > "Aplicativos e Recursos".

 
  • SnapDo toolbar
 
  • Snap.Do Updater
 
  • Shopping Helper Smartbar
 
  • Shopping Helper Smartbar Engine
 
  • Saving Expert Smartbar

Se achar algum aplicativo com os nomes "SnapDo toolbar", "Snap.Do Updater", "Shopping Helper Smartbar", "Shopping Helper Smartbar Engine" e "Salving Expert Smartbar", selecione e clique em “Desinstalar”.

A melhor opção é desinstalar os softwares maliciosos manualmente. (Foto: Reprodução / Gabriel Galli)A melhor opção é desinstalar os softwares maliciosos manualmente. (Foto: Reprodução / Gabriel Galli)

Passo 2. Você também precisará limpar o Internet Explorer, mesmo que ele não seja utilizado. Abra o IE e clique no ícone de configurações e em “Opções da Internet”. Vá em “avançado” e em “Redefinir”.

As opções de internet do Internet Explorer são o padrão para diversos softwares, por isso é importar fazer a limpeza dele. (Foto: Reprodução / Gabriel Galli)As opções de internet do Internet Explorer são o padrão para diversos softwares, por isso é importar fazer a limpeza dele. (Foto: Reprodução / Gabriel Galli)

Passo 3. Reconfigure o Chrome e o Firefox. No Chrome, vá no menu “Configurações” e, no item “Inicialização”, clique “Abrir página nova guia”. Verifique no menu “Extensões” se há alguma que você não instalou. Caso exista, clique nela e depois no ícone de “Lixeira”. Já no item “Pesquisar”, escolha “Google” ou outro motor de buscas de sua preferência na Internet e restaure o padrão do navegador.

O malware altera a página inicial do Chrome e do Firefox. (Foto: Reprodução / Gabriel Galli)O malware altera a página inicial do Chrome e do Firefox. (Foto: Reprodução / Gabriel Galli)

Passo 4. No Firefox, vá em “Configurações” e no item “Ao iniciar o Firefox” clique em “Restaurar o padrão”. Depois, no menu “Complementos”, veja se há algum que não lembra de ter instalado. Caso exista, clique em “Remover”. Em “Pesquisar”, use o “Google” para “Mecanismo de pesquisa padrão”.

No Firefox, o procedimento é semelhante ao feito no Chrome. (Foto: Reprodução / Gabriel Galli)No Firefox, o procedimento é semelhante ao feito no Chrome. (Foto: Reprodução / Gabriel Galli)


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares