Internet

16/03/2017 09h30 - Atualizado em 16/03/2017 14h15

Lotta de Macedo Soares ganha doodle do Google que celebra arquitetura

Luana Marfim
por
Para o TechTudo

Lotta de Macedo Soares, arquiteta e urbanista, recebe hoje, dia 16 de março, no qual completaria 107 anos, uma homenagem do Google em forma de Doodle . Lotta trabalhava como arquiteta, embora não tenha passado por nenhuma faculdade, e, por isso considerada autodidata. Com a carreira marcada por grandes obras, como a do Parque do Flamengo,  Maria Carlota Costallat de Macedo Soares – nome completo da aniversariante – nasceu em Paris em 1910, mas veio morar no Brasil ainda pequena, em 1912. 

Qual o melhor notebook para um estudante de arquitetura? Usuários trocam dicas no Fórum do TechTudo

Doodle do Google celebra vida de Lota, arquiteta e urbanista (Reprodução/Google)Doodle do Google celebra vida de Lota, arquiteta e urbanista (Reprodução/Google)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

O Doodle do Google traz a figura de Carlota desenhando uma planta de arquitetura e, ao fundo, uma imagem do Parque do Flamengo, sua maior obra. Lotta foi convidado por Carlos Lacerda, então governador do Estado da Guanabara, a fazer parte da construção do maior aterro urbano do mundo.

Lotta de Macedo Soares (Foto: Reprodução/Instituto Lotta)Lotta de Macedo Soares (Foto: Reprodução/Instituto Lotta)


Biografia

Um ícone marcante de sua vida foi a Casa da Samambaia, localizada em Petrópolis. Lá, Lotta passou grande parte da sua vida e viveu com sua companheira Elizabeth Bishop, uma escritora americana que conhecera em Nova York. Hoje, Samambaia é sede social do Instituto Lotta de Cultura e Cidadania, que trabalha junto a artesãs fiandeiras e tecelãs.

Filha de José Eduardo de Macedo Soares e Adélia de Carvalho Costallat de Macedo Soares, Lotta foi casada com duas mulheres: Mary Stearns Morse e Elizabeth Bishop. A arquiteta morreu em 1967, aos 57 anos, após ter vivido em depressão por um período. Ela foi encontrada desmaiada com um vidro de antidepressivos nas mãos. Maria Carlota entrou em coma e faleceu dias depois.

Em 2013, Lotta teve sua vida adaptada em um filme: Flores Raras. A arquiteta foi interpretada pela atriz Glória Pires. O longa trouxe a história vivida por Carlota e Elizabeth Bishop, que se apaixonam uma pela outra.

Conheça a História do Doodle do Google


Via Google e Instituto Lotta


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Fernando Nascimento
    2017-03-16T10:11:16

    Agradecemos o espaço ao Techtudo e em especial a Luana Marfim pelo carinho com a história da Lotta. Um abraço, Fernando Nascimento - Instituto Lotta