Imagens

23/03/2017 09h31 - Atualizado em 23/03/2017 09h31

Google Fotos melhora backup e compartilha mesmo com Internet ruim

Melissa Cruz Cossetti
por
de São Paulo*

O Google Fotos, app de armazenamento de imagens do gigante de buscas, melhorou a troca de arquivos entre os celulares e a nuvem mesmo quando a conexão com a Internet estiver ruim. A mudança garante o backup das fotos e dos vídeos, em qualidade reduzida, mesmo quando não houver conexão adequada. Isso permite, por exemplo, que o conteúdo seja compartilhado mais facilmente — até mesmo se você perder o celular. Quem explica é Manjari Bhatia, diretora do Google Fotos.

Google Maps ganha compartilhamento de local em tempo real no celular

Google Fotos reduz a qualidade das imagens para quando a Internet estiver ruim (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)Google Fotos reduz a qualidade das imagens para quando a Internet estiver ruim (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)











Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Durante o "Google for Brasil", na quarta-feira (22), Bhatia mostrou as novidades que caminham junto de outros recursos do Google que já oferecem soluções offline como Google Maps e a Busca. Quando a conexão de Internet for interrompida ou ficar ruim, o Google Fotos vai sincronizar o banco de imagens em versões de baixa resolução, para que nenhum arquivo seja perdido, e retomado quando possível.

Sendo assim, quando a conexão for restabelecida, fotos em baixa resolução serão substituídas por fotos na qualidade em que foram registradas. Isso quer dizer que, se você quiser compartilhar uma foto ou um vídeo, o Google vai conseguir enviar o conteúdo — ainda que em resolução mais leve — para quem desejar. Depois, quando ajustados, estarão disponíveis para visualização completos também pelas pessoas que receberam o arquivo de menor tamanho em e-mails ou mensagens.

O esforço é também uma tentativa de melhorar a nuvem para usuários do Brasil, onde as conexões 3G/4G ainda são muito instáveis. No mesmo evento, o Google anunciou mudanças para o Allo e Duo, com foco semelhante. Ainda de acordo com Bhatia, o Google Fotos é ótima uma alternativa quando o armazenamento do smartphone está perto do fim.

Google Fotos envia as imagens para nuvem (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)Google Fotos envia as imagens para nuvem (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)


"O que fazer quando não tem mais espaço no celular? O Fotos consegue liberar espaço, mandando fotos para a nuvem", disse. "Você pode ver as fotos mesmo se você perder o seu celular", completa.

*A jornalista viajou a convite do Google

Android N: qual a melhor novidade da versão? Comente no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares