Utilitários

14/03/2017 17h41 - Atualizado em 14/03/2017 17h57

Microsoft Teams chega para usuários do Office 365; saiba como funciona

Gabriel Ribeiro
por
Para o TechTudo

A Microsoft liberou o uso do Microsoft Teams para pessoas que já usam o Microsoft Office 365nesta terça-feira (14). A plataforma de chat corporativo foi lançada em caráter preview para 170 países em novembro do ano passado, apenas para os já assinantes do Microsoft Office 365 das versões Business ou Enterprise. 

Slack organiza mensagens e acaba com confusão em canais públicos

O Microsoft Teams, serviço conversas que podem ser privadas ou visíveis para toda a equipe, traz a integração com os aplicativos do Microsoft Office 365, como o Microsoft Excel, Microsoft Word, Microsoft PowerPoint e Microsoft OneNote. Também é possível fazer videoconferência entre a equipe de colaboradores via Skype for Business. Além da versão web e para Windows (incluindo Windows Phone), o aplicativo oferece suporte para outros sistemas operacionais como macOS, iOS e Android.

Microsoft Teams tem sido apontado como uma das principais ameaças ao Slack (Foto: Divulgação/Microsoft)Microsoft Teams tem sido apontado como uma das principais ameaças ao Slack (Foto: Divulgação/Microsoft)


Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

O Microsoft Teams permite que os colaboradores interajam por meio de chat, possam adicionar e remover arquivos e dar sugestões sobre projetos em andamento. Além da integração com a suíte do Microsoft Office 365, o serviço permite a personalização da plataforma de acordo com as necessidades de cada equipe. Graças a API aberta, o aplicativo oferece a integração com o GitHub, Visual Studio 2017, Trello, entre outros.

Quanto custa o Microsoft Teams?

Diferente do Slack, o Microsoft Teams não tem uma versão gratuita. Para utilizar a plataforma é preciso ter uma conta no Microsoft Office 365. No Brasil os planos custam a partir de R$19,40 por mês.

Exemplo de como funciona a interação entre os colaboradores no Microsoft Teams (Foto: Reprodução/Microsoft)Como funciona a interação entre os colaboradores no Microsoft Teams (Foto: Reprodução/Microsoft)



Desde novembro, mais de 50 mil empresas participaram da fase de testes. Com o resultado, a Microsoft incluiu mais de 100 novas ferramentas ao aplicativo, incluindo ligações de áudio pelo smartphone, com chamadas de vídeo pelo Android, integração com e-mail e novos recursos de segurança e compliance.

De acordo com a Microsoft, até junho o aplicativo deve permitir o acesso para convidados, a integração com o Outlook, além de ter uma plataforma própria de desenvolvimento de soluções.

Nos últimos anos, o Slack tem atraído cada vez mais empresas que procuram uma solução para o gerenciamento de equipe e a comunicação entre os colaboradores.

De olho nesse mercado, gigantes como o Google, com a mudança no Hangout, e agora a dona do Windows com o Microsoft Teams, têm apostado em soluções próprias para combater o app rival.