Celular

14/03/2017 06h00 - Atualizado em 14/03/2017 10h19

Moto G5 está mais barato do que Moto G4 no Brasil; entenda os motivos

Ana Marques
por
Da redação

O Moto G5 chegou ao Brasil com o preço de R$ 999 – valor bem abaixo do que é cobrado pelo seu antecessor, Moto G4, que custa R$ 1.199 no site oficial da Motorola/Lenovo. A ação, que vai contra a lógica de mercado, gerou dúvidas entre os consumidores a respeito do desempenho do novo smartphone intermediário da fabricante.

Para ajudar você a entender os possíveis motivos pelos quais a empresa decidiu manter o preço do Moto G4 mais caro do que seu lançamento, o TechTudo conversou com o Diretor de Produtos de Mobile Business Group da Lenovo, Renato Arradi, e reuniu detalhes sobre a ficha técnica do novo Moto G5. Veja a análise a seguir.

Primeiras impressões: Moto G5 se renova para continuar vendendo muito


Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Fim da variante "Play"

A quinta geração do Moto G marcou também o fim da variante "Play", ao menos por enquanto. Para quem não se lembra, essa categoria contava com o Moto G4 Play, o celular com especificações mais básicas da quarta geração da família Moto G, e também o mais barato. Dessa forma, a estratégia da Motorola em 2017 foi unir dois públicos em um único produto: o Moto G5, que custa mais do que o G4 Play e menos do que o G4.

Quando perguntado sobre a possibilidade de o Moto G5 ter desempenho numa faixa entre estes dois modelos de 2016, Arradi explicou que são celulares diferentes que atendem a necessidades diferentes. No entanto, ao analisar a ficha técnica em alguns pontos-chave, como tela e processador, é possível notar que as especificações, assim como o preço, também ficam no meio termo entre Moto G4 e G4 Play.

Moto G5 Plus já roda o Android 7.0 Nougat (Foto: Thássius Veloso/TechTudo) (Foto: Moto G5 Plus já roda o Android 7.0 Nougat (Foto: Thássius Veloso/TechTudo))Moto G5 tem preço entre o Moto G4 Play e Moto G4 (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)


Tela

A tela do Moto G5 sofreu uma redução de tamanho em relação ao Moto G4. O display do novo Moto G tem 5 polegadas, assim como o Moto G4 Play e o Moto G3, de 2015, enquanto o G4 tem 5,5". No entanto, segundo Arradi, o usuário ganha em termos de definição de imagem, já que a resolução permaneceu Full HD (1920 x 1080 pixels).

O resultado é uma tela menor – o que pode não agradar a quem gosta de assistir a filmes e séries pelo celular. Por outro lado, o G5 possui uma densidade de pixels maior do que a presente no Moto G4, o que deve proporcionar imagens mais nítidas.

Processador

O Moto G5 conta com processador 
Snapdragon 430 octa-core de 1,4GHz, um chip intermediário da Qualcomm anunciado no final de 2015. O componente é superior ao Snapdragon 410 quad-core presente no Moto G4 Play, e inferior ao Snapdragon 617 octa-core de 1,5 GHz, que é oferecido no G4.

Na teoria, o chipset do Moto G5 busca o equilíbrio entre a reprodução de tarefas básicas com fluidez e o suporte a aplicativos mais pesados. Mas uma análise de seu desempenho frente ao Android 7.0 Nougat de fábrica, e em conjunto com a memória RAM de 2 GB, só é possível por meio de testes com o aparelho.

Comprar Moto G5 ou Moto G5 plus? Comente no Fórum do TechTudo.

[marca] Moto G 4 (Foto: Ana Marques/TechTudo)Moto G4 tem processador superior ao chipset do Moto G5 (Foto: Ana Marques/TechTudo)

TV Digital

O Moto G5 não tem TV Digital, e esse é um dos pontos apontados pelo Diretor de Produtos da Lenovo para explicar a relevância do Moto G4 no mercado. Segundo ele, o modelo de 2016 ainda deve ser buscado por muitos consumidores, mesmo após o lançamento do Moto G de quinta geração, e continua sendo uma opção boa para os usuários. Além disso, a versão turbinada do G5, Moto G5 Plus, conta com o recurso de DTV e pode ser adquirida por R$ 1.499.

Relembre o lançamento do Moto G4 no vídeo abaixo.


Ainda de acordo com Renato Arradi, o preço sugerido do Moto G4 não deve sofrer uma redução maior no momento. Vale ressaltar que o celular foi lançado no Brasil em 2016 por R$ 1.299, mas é possível encontrá-lo em lojas online por cerca de R$ 1 mil. Já o Moto G4 Play está à venda no site oficial da Motorola por R$ 769, além de também estar disponível em sites de ofertas por aproximadamente R$ 720.

EspecificaçõesMoto G4Moto G5
Preço R$ 1.199 R$ 999
Tela 5,5" 5,0"
Resolução1920 x 1080 pixels1920 x 1080 pixels 
Processador Snapdragon 617 de até 1,5 GHzSnapdragon 430 octa-core de 1,4 GHz
Memória RAM 2 GB 2 GB
Memória interna16 GB32 GB 
Bateria 3.000 mAh 2.800 mAh
Câmera traseira 13 MP 13 MP
Câmera frontal 5 MP 5 MP


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Julio Mendes
    2017-03-14T10:02:22  

    Se corrigiram o aquecimento por bug do sistema e mudaram a cola usada no display, pode haver melhoras, mas não acredito. A reportagem fala em octa-core de 1.2 e na tabela aparece 1.4 GHz que representa uma perda menor. Perdi meu Motorola por esse defeito de descolar e não recomendo!

    recentes

    populares

    • Julio Mendes
      2017-03-14T10:02:22  

      Se o meu moto g 5 plus descolar eu processo o fabricante

  • Marcelo Olaia
    2017-03-14T20:40:53  

    Pesquisem muito antes de comprar. Depois não digam que não foram avisados.... Falo porque tive muita experiência na família. Foram 6 aparelhos e apenas o primeiro foi bom. Moto x1. Os demais, inclusive o moto force, foi pura enrolação... Motorola Lenovo, nunca mais.... Nem na próxima encarnação...

    recentes

    populares

    • Marcelo Olaia
      2017-03-14T20:40:53  

      quando uma marca me decepciona meu próximo é de outra, não compro mais 4 aparelhos da mesma marca se pisarem na bola, tive um galaxy note 1 e na propaganda enganosa diziam que tinha gorila glass e depois retificaram a informação, ou tem oou não tem, soube que não tinha porque não somos europeus nem norte americanos, não comprei iPhone porque Steve Jobs disse que o Brasil não merece um aparelho desses, não gosto de marca que discrimina a gente.

  • Victor Corrêa
    2017-03-14T12:16:10  

    Me parece mais vantajoso ir de Moto G4 Plus.

    recentes

    populares

    • Victor Corrêa
      2017-03-14T12:16:10  

      MG4 não vi um sem o ghost touch, sem zuação

    recentes

    populares

    • Victor Corrêa
      2017-03-14T12:16:10  

      Tenho o Moto G4 Plus e devo comprar um para minha esposa em breve. Gosto bastante dele e tem configuração superior ao atual. Quanto aos Samsungs, já tive. Mas os aparelhos vêm com muitos aplicativos que não podemos desinstalar, enquanto os Moto G's têm Android quase puro.

  • Elizeu Machado
    2017-03-14T18:24:58  

    Samsung tem perdido muitos clientes, por conta de estar muito ruim os aparelhos.

    recentes

    populares

    • Elizeu Machado
      2017-03-14T18:24:58  

      Samsung, Motorola, LG... Cada um gosta de um estilo, mesmo que o outro no papel seja melhor. Já tive Samsung e LG, comprei esse Motorola G5 até agora estou muito satisfeito, agora meus últimos dois Samsung só me deram dor de cabeça. Samsung nunca mais!!!!!!

    recentes

    populares

    • Elizeu Machado
      2017-03-14T18:24:58  

      Samsung é bom!! Até você ter a infelicidade de quebrar Display!! Ai vai ver a porcaria que é! O concerto custa quase o preço do aparelho em si... Tive a infeliz experiência com o j7, nem um mês de uso! A motorola pode até ser um pouco inferior nas configurações mais não te deixa na mão, as peças de reposição muito em conta!! Vou de motorola...

  • Felipe
    2017-06-05T14:33:18

    Prefiro meu ficar com meu X2 mesmo..

  • Hygor Meireles
    2017-05-31T00:41:14

    A linha G da Motorola ficou muito cara, fora alguns bugs que vem desde o inicio da linha. O Zenfone 3 e Galaxy A5 2017 estão bem mais em conta, com preço similar e com Hardware e câmera melhor (Apenas o Moto G5 plus tem uma câmera que consegue concorrer). Prefiro pagar 1300 num zenfone 3 ou A5 do que num G5 plus. Alias a linha A da samsung vem só melhorando, e se tornou a melhor alternativa na faixa dos intermediários, finalmente a fabricante entendeu que precisa de bastante memória pra rodar seu OS totalmente mexido.

  • Diogo
    2017-03-14T20:10:41  

    Será que resolveram o problema do "ghost touch" que assola nós proprietários de um G4 ou G4 Plus?

    recentes

    populares

    • Diogo
      2017-03-14T20:10:41  

      Diogo, esse foi um dos motivos de terem lançado um novo ao invés de resolver esse problema. Com certeza devem ter resolvido isso!

    recentes

    populares

    • Diogo
      2017-03-14T20:10:41  

      Tive esse problema com o meu G4 Plus, e a assistência da Motorola NÃO COBRIU UM PROBLEMA DE FÁBRICA. Resultado: Impossível de usar o Moto G4 Plus, virou um peso morto com um custo de conserto que não compensa. Motorola nunca mais!

  • Gustavo Dutra
    2017-03-14T09:49:32  

    Nunca vi evoluir para trás!! kkk

    recentes

    populares

    • Gustavo Dutra
      2017-03-14T09:49:32  

      No entanto, se você observar bem, a linha Zenfone foi ao 3, 4 e 5 e somente depois lançou a versão Zenfone 2, que é melhor que as (anteriores). Vai entender essas ideias!

    recentes

    populares

    • Gustavo Dutra
      2017-03-14T09:49:32  

      kkkk faz sentido

  • Bruno Rodrigues
    2017-03-15T07:47:55  

    Pontos a se considerar: 1- Snapdragon 430 é processador de entrada e não intermediário 2- mudança de política de mercado sendo justificada com bobeiras 3- moto g 5 veio substituir o moto g4 play e o moto g5 plus o moto g4 plus, o do meio não existe mais

    recentes

    populares

    • Bruno Rodrigues
      2017-03-15T07:47:55  

      Pô rra finalmente um comentário lúcido

  • Mais Tolo
    2017-03-15T03:16:45  

    logica doida essa o mais novo e mais barato que o mais antigo...

    recentes

    populares

    • Mais Tolo
      2017-03-15T03:16:45  

      Pois é ate agora não entendi nada também.

  • Leonardo Vieira
    2017-03-14T09:57:24  

    Prefiro meu z3nfone 3

    recentes

    populares

    • Leonardo Vieira
      2017-03-14T09:57:24  

      Quem usa o termo "meu" carece de autoafirmação.

  • Wallace Aquino
    2017-03-14T21:36:28  

    Esse moto G5 plus tem especificações muito baixas para ser vendido por 1499 existem opções melhores no mercado e esse G5 consegue ser pior que seu antecessor...

    recentes

    populares

    • Wallace Aquino
      2017-03-14T21:36:28  

      VERDADE

  • Daniel Vieira
    2017-03-15T08:15:33

    Fujam, tenho o g4 não roda quase nada sem engasgos imagina esse com essa especificação menor, com processador de 2 anos obsoleto.

  • Ulisses Beraldi
    2017-03-15T00:21:17

    Povo não vamos fazer dividas de novo,, o governo não vai liberar outro FGTS de novo, não comprem celulares com preços exorbitantes e irreal, nosso salário mínimo é mínimo mesmo, o governo não vai dividir com vc, o dinheiro da lava jato,, esquece....

  • Felipe Magalhães
    2017-03-14T15:46:35  

    Tela TFT IPS? Podem descartar !! É sucata. Vamos investir em tela Lenovo. Cadê as telas amoled?

    recentes

    populares

    • Felipe Magalhães
      2017-03-14T15:46:35  

      IPS LCD Eu tenho o G4 e não tenho nada a reclamar

    recentes

    populares

    • Felipe Magalhães
      2017-03-14T15:46:35  

      Tenho um Moto G4 Play, e só tenho elogios. Excelente aparelho e bateria que dura 1 dia e meio sem problemas.

  • Leonardo Moreira
    2017-03-14T19:53:24

    Eu tenho o G4 e não tenho nada a reclamar ! Ótimo smartphone, e agr vendo q não mudou nada pró G5 fico até mais tranquilo de ter comprado o G4 mesmo!

  • Rodolfo Pessanha
    2017-03-14T17:50:22

    Evoluir para trás, você quis dizer. Lançamento ser pior que o anterior G4...

  • Alex Sales
    2017-03-14T17:01:55

    tem que ficar mais barato mesmo, é pior que o G4, pô!

  • Cassio Ferreira
    2017-03-14T16:46:45

    moto g4 de metal. mudou nd

  • Sergio Zanon
    2017-03-14T15:19:37

    o moto g5, tem a função transmitir tela, ou é igual ao g4?

  • Olavo Morett
    2017-03-14T12:59:43

    A verdade e que o G5 e uma coisa muito ruim ai para vender vamos baixar o preço , tem otario pra tudo mesmo. O xines e Xou e mais balato ne.

  • Fernando Teixeira
    2017-03-14T12:25:12

    Ainda bem que estão vendo e falando que o telefone regrediu, pq as primeiras "reportagens", só apontavam "evoluções".

  • Sueldo Melo
    2017-03-14T10:59:02

    barato é meu ovo

  • Thintérro Osbago
    2017-03-14T10:31:27

    Escorrega nas mãos que nem sabão... hihihihi

  • Guilherme Machado
    2017-03-14T10:19:59

    isto, dai ano que vem 2017 vai vir com as configuração do moto G3 e androide 4.4. não este padrão da M no Brasil retroceder.