Áudio e Vídeo

19/03/2017 08h00 - Atualizado em 19/03/2017 08h00

Netflix está mudando avaliação de cinco estrelas por curtida; entenda

Felipe Alencar
por
P=Para o TechTudo

O vice-presidente de produto da Netflix, Todd Yellin, informou numa conferência que, em breve, o sistema de avaliação de filmes e séries que é atualmente usado será substituído por outros, parecido com uma velha função do Facebook. Em vez de avaliar o conteúdo por estrelas, atribuindo um valor de um até cinco, os usuários poderão avaliar os melhores e os piores filmes da Netflix com “curti / não curti” ou “gostei / não gostei”; ainda não se sabe qual será o nome do botão.

Lista tem 12 dicas para Netflix que todo assinante deveria saber

A explicação do executivo ao TNW para tal mudança é de que a novidade deverá melhorar as recomendações que são dadas para cada usuário com base nos conteúdos curtidos. Além disso, esse tipo de avaliação aumenta a participação dos usuários, gerando mais votos e avaliações.

Sistema de avaliação por estrelas está com os dias contados (Foto: Felipe Alencar/TechTudo) Sistema de avaliação por estrelas está com os dias contados (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

A Netflix chegou a esta conclusão depois de realizar testes A/B com usuários de vários países. Nos testes a participação das pessoas aumentou em espantosos 200% em relação ao sistema de estrelas. Acredita-se que esse aumento se deve à familiaridade que os usuários têm com o sistema de curtidas, usado no Facebook e também no YouTube, site de vídeos do Google.

Os testes mostraram que a maioria dos usuários simplesmente não avalia o filme ou série depois de assisti-lo. O esquema de atribuir de um a cinco estrelas, aparentemente, é mais complexo e exige uma certa reflexão do usuário sobre quando estrelas merece. Então, a grande maioria prefere simplesmente não avaliar.

Além disso, a classificação por estrelas tende a ser mais subjetivo. Por exemplo, um filme que tenha média de três estrelas para algumas pessoas pode ser interpretado como bom, mas para outras pode ser ruim. Então, o novo sistema de avaliação por curtidas também pode ser mais preciso nesse aspecto.

Entretanto, ao se dispensar a avaliação por estrelas, perde-se as nuances de cada filme. Alguns títulos são bem medianos, o que pode deixar muita gente na dúvida se “curte” ou “não curte”.

Com as estrelas, esse tipo de título poderia ser melhor avaliado. Para tentar contornar este problema, a empresa irá adicionar uma porcentagem de afinidade que levará em conta vários parâmetros. Quanto mais perto de 100% esse índice de porcentagem estiver, maiores as chances do filme agradar você. Infelizmente, ainda não há uma data específica para o início das mudanças. Mas Yellin informou que ela começará a partir de abril, em todos os mercados em que o serviço de streaming atua.

Via The Next Web

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Geraldo Gomes
    2017-03-19T10:09:52

    Não curti esta mudança.