Video game

08/03/2017 06h00 - Atualizado em 08/03/2017 14h21

Nintendo Switch vs PS4; confira os prós e contras dos dois consoles

Murilo Molina
por
Para o TechTudo

PS4 e Nintendo Switch são os atuais consoles da Sony e da Nintendo que disputam a preferência dos jogadores. Apesar de propostas diferentes, os aparelhos são concorrentes e boas opções para quem busca lançamentos, títulos exclusivos ou a opção de jogar longe da TV, como se fosse um portátil.

Vale a pena comprar um Switch no lançamento? Confira prós e contras

Mas qual é o melhor console? O TechTudo comparou todos os aspectos de cada aparelho para ajudar os consumidores na hora de decidir pela compra de um Nintendo Switch ou de um PS4. Confira.

Nintendo Switch vs PS4 (Foto: Reprodução/Murilo Molina)Nintendo Switch vs PS4 (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

Hardware e desempenho

Lançado no final de 2013, o PlayStation 4 logo se destacou pelo seu hardware. Anos depois do lançamento, o console da Sony ainda é uma boa opção de videogame, pois consegue rodar a maioria dos jogos, sejam exclusivos ou de multiplataforma.

Outra opção é o PS4 Pro, lançado em 2016, com versões com até 2TB de armazenamento. Além do hardware revisado e novo visual,  o console oferece suporte a jogos em 4K, HDR e melhora o desempenho de alguns títulos com o Boost Mode.

PS4 Pro é versão turbinada do console da Sony (Foto: Divulgação/Sony)PS4 Pro é versão turbinada do console da Sony (Foto: Divulgação/Sony)

Apesar de ter chegado recentemente, o Nintendo Switch mostra mais uma vez que o foco da Nintendo não está no hardware. Mesmo sendo superior ao Wii U, o Switch não pode ser comparado ao console da Sony quando o assunto é potência.

O console roda jogos a 720p em sua tela embutida, e até 1080p quando ligado a uma TV. Um de seus principais jogos, The Legend of Zelda: Breath of the Wild, só chega à resolução 900p, o que também ocorre em alguns títulos do PS4. O Switch conta com apenas 32GB internos (apenas 25GB disponíveis para uso), mas pode ter sua memória expandida com cartões MicroSD.

Tela do Switch roda jogos em resolução HD (Foto: Divulgação/Nintendo)Tela do Switch roda jogos em resolução HD (Foto: Divulgação/Nintendo)

DualShock 4 vs Joy-Con

Seguindo o padrão estabelecido desde o lançamento de seu primeiro console, O PlayStation 4 conta com um controle bastante tradicional. Com todos os botões vistos no PS3, o DualShock 4 tem como novidade um painel de toque, pequenas caixas de som, uma saída para fones de ouvido e a barra luminosa posicionada em sua parte superior.

O design é bastante conservador e confortável, em todos os formatos de mãos. O DualShock 4 é alimentado por uma bateria interna, que chega a durar pouco mais de dez horas.

DualShock 4 é recheado de recursos interessantes (Foto: Divulgação/Sony) (Foto: DualShock 4 é recheado de recursos interessantes (Foto: Divulgação/Sony))DualShock 4 é tradicional e confortável (Foto: Divulgação/Sony)

Com o estilo híbrido do Switch, a Nintendo apostou alto em um sistema de controles removíveis, que podem ser usados tanto ligados diretamente ao console (como em um portátil), quanto separados do aparelho, encaixados a um grip ou usados por até dois jogadores.

Mesmo com a aparência bastante frágil e pequena, os Joy-Con se destacam pela versatilidade no uso. A parte direita do controle conta com um sensor infravermelho, enquanto os dois lados são equipados com o sistema HD Rumble, que torna a vibração dos controles mais fiel às situações dos jogos. A bateria dos Joy-Con chega a durar 20 horas.

JoyCons são uma das inovações do Switch (Foto: Divulgação/Nintendo)JoyCons são uma das inovações do Switch (Foto: Divulgação/Nintendo)

Jogos e exclusivos

Com muito mais tempo de vida, o PlayStation 4 leva vantagem sobre o concorrente quando o assunto é a variedade de títulos disponíveis. Desde o lançamento, o console recebeu uma série de bons exclusivos, além do grande suporte de desenvolvedores como EA, Ubisoft, Activision, Rockstar e tantos outros.

Entre os destaques do PS4 estão os exclusivos Uncharted 4, Bloodborne, The Last of Us Remastered e o novo Horizon Zero Dawn. As opções de títulos multiplataforma também chamam a atenção, com GTA 5, The Witcher 3, Overwatch e versões dos shooters Battlefield e Call of Duty.

Uncharted 4 é um dos destaques do PS4 (Foto: Divulgação/Sony)Uncharted 4 é um dos destaques do PS4 (Foto: Divulgação/Sony)

Talvez o ponto fraco do Switch seja a escassa oferta de games. Mesmo para um console lançado recentemente, a lista é pequena e ainda não conta com títulos muito impactantes, com a exceção de The Legend of Zelda: Breath of the Wild.

Porém, esse problema deve ser solucionado nos próximos meses, com o lançamento de diversos games anunciados. Os destaques ficam para Super Mario Odyssey, Splatoon 2, Arms e remasters de Mario Kart 8 Deluxe, Super Street Fighter 2 e Skyrim. O console também receberá versões de Fifa e NBA 2K, dois dos mais populares jogos de esportes.

The Legend of Zelda: Breath of the Wild é o grande nome do Switch (Foto: Divulgação/Nintendo)The Legend of Zelda: Breath of the Wild é o grande nome do Switch (Foto: Divulgação/Nintendo)

Rede online

O PlayStation 4 conta com a PSN como sua plataforma online. Lançada originalmente no PS3, a rede permite que os jogadores disputem partidas, se comuniquem por mensagens de texto e voz, criem grupos dedicados e acessem uma loja digital onde é possível comprar todos os títulos lançados para o console.

Para jogar online é preciso pagar uma assinatura mensal da PlayStation Plus (R$ 24,99). Também é possível pagar por um ano do serviço (R$ 129,99). A assinatura é ligada a uma conta do aparelho, mas os benefícios são disponibilizados para todos os usuários daquele console.

Plus é a rede online do PS4 (Foto: Divulgação/Sony)Plus é a rede online do PS4 (Foto: Divulgação/Sony)

O Switch marcará a estreia da nova rede online da Nintendo, que pela primeira vez exigirá uma assinatura mensal. O serviço ainda não foi lançado completamente, mas oferecerá multiplayer online, e um aplicativo de chat por voz para smartphones.

Por enquanto, os jogadores podem acessar uma loja virtual para comprar os games lançados para o console, ou experimentar demos. Ainda não existe uma previsão para o lançamento de uma versão brasileira da loja, nem dos preços de assinaturas. A Nintendo já confirmou que os donos do console poderão experimentar o serviço por um período gratuitamente.

Switch terá serviço online paro (Foto: Reprodução/Nintendo)Switch terá serviço online paro (Foto: Reprodução/Nintendo)

Vantagens e funções

Um dos pontos positivos da assinatura Plus da PSN são os games liberados gratuitamente a cada mês para os assinantes. Esses títulos ficam disponíveis permanentemente para os jogadores, desde que eles tenham uma assinatura válida da PSN. Little Big Planet 3, Zombi e NBA 2K16 já entraram no programa.

O PlayStation 4 também conta com funções como a captura nativa e compartilhamento de vídeos e imagens de games. Também é possível transmitir gameplays em plataformas como YouTube e Twitch. Além disso, o console oferece aplicativos de serviços como Netflix, YouTube, Cruchyroll e Twitch.

Para aqueles que não abrem mão de jogar em qualquer canto da casa, ou mesmo fora dela, o PlayStation 4 tem uma opção ao estilo Nintendo Switch. Com o PlayStation Vita, é possível jogar os games do PS4 transmitidos sem fio. A função requer a compra do portátil e uma boa conexão, mas agrada os fãs de portáteis.

PS4 conta com ferramentas para gravar, editar e transmitir gameplays (Foto: Reprodução/Murilo Molina)PS4 conta com ferramentas para gravar, editar e transmitir gameplays (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

A assinatura paga do Switch também garantirá games de graça. A Nintendo ainda não divulgou muita informação sobre o serviço, mas sabe-se que serão clássicos do NES e Super Nintendo, com direito a modo online.

O Switch também conta com um botão dedicado de captura de imagens, que, por enquanto, só é capaz de fazer capturas de tela. A Nintendo promete que adicionará a opção de gravar vídeos em uma futura atualização. Navegador de internet, apps para Netflix, YouTube e outros serviços também ficaram de fora do aparelho.

Qual é o melhor jogo já anunciado para o Nintendo Switch? Deixe sua opinião em nosso Fórum!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Henrique Oliveira
    2017-05-05T15:52:09  

    comparação mais inútil que vi em toda minha vida ps4 ou xone infinitamente melhor jogar multiplayer ? Faço isso no meu wii de 300 conto

    recentes

    populares

    • Henrique Oliveira
      2017-05-05T15:52:09  

      Não é inútil. Para mim que jogo no PC, vale mais a pena pensar em comprar um PS4 pelos exclusivos ou o Switch pelas franquias da Nintendo. Comprar um XBOX ONE tendo um PC ao invés de comprar um PS4 para mim é desperdício de dinheiro.

  • Thiago
    2017-03-08T15:19:53  

    Acho que o nintendo switch será muito bom, pode ser que seja melhor que o PS4, mas esse joystick não me agradou muito, mas nunca joguei, então pode ser apenas impressão

    recentes

    populares

    • Thiago
      2017-03-08T15:19:53  

      Outro problema é que a nintendo investe em tecnologia, acho que isso fará o Switch bombar, mas rodar até 1080p só, é muita coisa mas os rivais fazem mais, aguardar pra ver

    recentes

    populares

    • Thiago
      2017-03-08T15:19:53  

      meu deus que papo de fanboy em, sai dessa filho.

  • William Santos
    2017-03-15T08:21:37

    PS4 perde feio na questão de multiplayer, sinceramente eu gosto de jogar com mais pessoas, é muito mais divertido, esse é o proposito deles, não ficar disputando potencia, e é nisso que ela ganha, muitas familias se divertem jogando nitendo Wii u, enquanto ps4 se limita muito, mas ps4 é legal para outro tipo de publico, mas todas tem seu espaço, o que eu queria muito é que a Sega voltasse pra dar um banho em todo mundo.

  • Eduardo Machado
    2017-03-11T08:57:00  

    jogos gratis na plus so indie de pessima qualidade de gracasai caro plus nunca mais prefiro jogar killzone 3 no ps3 que de graca

    recentes

    populares

    • Eduardo Machado
      2017-03-11T08:57:00  

      por favor não compara os consoles, PS4 qualquer ser humano normal tem,agora a pergunta seria vale a pena gastar 2500R$ para jogar Zelda e Mario eu acho caro e prefiro esperar ainda mais pelo XBone S que promete mtu

  • Renato
    2017-03-08T10:46:27  

    "...o console da Sony ainda é uma boa opção de videogame" Ainda??? Ta viajando cara???? Cara uns dos melhores videogames atualmente, o Ps4 tem muito jogão, Horizon Zero Dawn, Bloodborne, Nioh, Nier automata, SF5, GOW, Uncharted... e nem vou falar do TLOU que é convardia... fora os de multiplataforma... e vem mais ai!

    recentes

    populares

    • Renato
      2017-03-08T10:46:27  

      Incrível a falta de respeito de "gamers" de hoje em dia com a Nintendo. Video games teriam sido uma coisa do passado fora do Japão se não fosse ela. Loco Poco, ela já acabou de lançar um exclusivo que está sendo considerado um dos melhores jogos de todos os tempos, Zelda Botw, que está sendo posto ao lado de Ocarina.

    recentes

    populares

    • Renato
      2017-03-08T10:46:27  

      Infeliz de quem quer comparar um PS4 com um Switch !!!São propostas diferentes !!! E a falta de respeito com a Nintendo...Lamentável !!! Quem conhece um pouco da história dos Games sabe que muitas concorrentes já usaram de muitas idéias da Nintendo em seus consoles! !!

  • Jonathan Henrique
    2017-03-08T14:59:37  

    O PlayStation é igual a Apple, todos tentam comparar mas todos nós sabemos que não tem comparação.

    recentes

    populares

    • Jonathan Henrique
      2017-03-08T14:59:37  

      nossa nada a ver uma coisa com a outra, o colega ai em cima estava comparando qualidade e não data de lançamento. e ainda ganhou 21 likes, zé povinho

    recentes

    populares

    • Jonathan Henrique
      2017-03-08T14:59:37  

      Vou da minha opinião a Sony é uma grande empresa em tudo que faz consoles , sons e por ai vai, Mais a Nintendo jamais pode ser desprezada pois foi dela que a própria sony tirou inspiração para seus consoles vendo isso explicito no controle e por ai vai e até hoje é uma das gigantes do mercado nesse sentido !!

  • Will Gonçalves
    2017-03-08T14:59:50  

    "Apesar de ter chegado recentemente, o Nintendo Switch mostra mais uma vez que o foco da Nintendo não está no hardware". Vcs mesmo viram que a proposta da Ninte do não é competir em hardware.Desde o Wii que ela opta por outro caminho.

    recentes

    populares

    • Will Gonçalves
      2017-03-08T14:59:50  

      infelizmente a nintendo só fez sucesso com o wii pois era uma proposta inovadora ,já o switch não tem nada de inovador Só torço para não ser um fracasso igual o wii u pois gosto da nintendo, e é uma concorrência a mais.

    recentes

    populares

    • Will Gonçalves
      2017-03-08T14:59:50  

      Realmente, estar jogando na tv e de repente sair de casa e continuar jogando não é nenhuma novidade rs

  • Marco Junior
    2017-03-08T17:29:14

    ridículo!!!! colocar Switch e PS4 na mesma frase é um desrespeito ao Console top da sony!!!

  • Michel Reis
    2017-03-08T13:51:21

    Complicado...Nintendo Switch é um bom console? sim, é, porém, o conceito dele é diferente, dizer q o Switch superou o PS4 é piada, visto que o poderio gráfico do PS4 está a anos luz do Switch, agora se comparar o Switch com o PSVita, ai sim é muuuuito superior, o Switch é mais portatil do que caseiro, enfim, acho que precisam analisar melhor antes de colocar uma reportagem desse tipo, pos são conceitos diferentes.

  • Juliano Lopes
    2017-03-08T12:01:43  

    XBOX One é melhor que os dois.

    recentes

    populares

    • Juliano Lopes
      2017-03-08T12:01:43  

      Doente do xboxmilgrau detected!!!

    recentes

    populares

    • Juliano Lopes
      2017-03-08T12:01:43  

      Aceitem, o XBOX comanda.

  • Tiago Silva
    2017-03-08T16:18:09

    Gosto do ps4 mais meu primeiro console e joguei foi o supernitendo

  • João Henrique
    2017-03-08T11:23:11  

    Um controle com trackpad, saida de som e botão para compartilhar não é nenhuma novidade, já um controle pra cada mão sem nenhum recurso excepcional é algo inovador.

    recentes

    populares

    • João Henrique
      2017-03-08T11:23:11  

      pessoal da techtudo manja de sarcasmo

    recentes

    populares

    • João Henrique
      2017-03-08T11:23:11  

      quero ver compartilhar e transmitir ao vivo no xbox one com a facilidade do ps4 kkkkk

  • Machete Cortez
    2017-03-08T12:36:20  

    se ja não bastasse ser superado pelo xbox, agora vai ser pelo nintendo, R.I.P ps4

    recentes

    populares

    • Machete Cortez
      2017-03-08T12:36:20  

      ps4 está acabado, nintendo é superior

    recentes

    populares

    • Machete Cortez
      2017-03-08T12:36:20  

      aff que briguinha idiota ,cada um compra oque quiser. eu tenho o ps4 e xone mas por enquanto não compro o switch por estar muito caro pelo oque ele vai me proporcionar. quem sabe quando chegar na casa dos 1500 eu pego.

  • Gabriel Heguedusch
    2017-03-08T15:54:13

    Não se esquecendo que o dualshock 4 também tem giroscópio, e entende quando você está movendo o controle para os lados e etc.

  • Henrique Oliveira
    2017-03-08T15:53:36

    comparação inútil. acho que vai de cada um gostar da plataforma que quer. Se gosta do ps4 compra ele o mesmo se aplica com outros consoles ou se tiver grana compra todos e pronto.

  • Adrian Ferrari
    2017-03-08T14:45:37

    Switch melhor que PS4 kkkkkkkkkkkkkkk piada

  • Pedro Almeida
    2017-03-08T14:44:32

    Que comparação mais tosca! O mundo dos games hoje não é assim que funciona. Cada um escolhe a plataforma que mais lhe atende baseado nos games exclusivos que mais agradam. Eu gosto mais da Sony pq os exclusivos do PlayStation me atraem mais. E não vai ser por esse motivo que irei desmerecer as outras empresas e as outras plataformas. Nesse mundo não existe comparação e sim diversão! Quem fica sendo Fanboy nessa história só vai perder tempo! Discussão mais sem noção mds!

  • Emir Bezerra
    2017-03-08T14:05:59

    Quem pagou para fazer essa comparação ridícula? Por que a Nintendo não esta no mercado nacional. Estão comparando dois consoles que podemos dizer nem fazem parte do mesmo nicho de mercado. Ridícula as colocações a matéria.

  • Victor Corrêa
    2017-03-08T13:51:08

    São dois videogames diferentes para comparar assim. Propostas em períodos diferentes. O PS4 é uma maquina. O NS é uma nova forma de jogar videogame. O PS4 segue uma linha mais tradicional de videogames, focado no poder gráfico e na imersão. O NS já busca um resgate as origens, trazendo a velha jogatina divertida dos videogames antigos da Nintendo e acrescentando a portabilidade (sem esquecer os conceitos que nasceram no seu videogame de maior sucesso, o Wii).

  • Renato Fiuza
    2017-03-08T13:48:30

    Sinceramente não sei porque a nintendo não lançou um console mesmo tipo ps4 e xbox one???

  • Italo Zucareli
    2017-03-08T12:49:11

    que piada, comparar o minigame da nintendo com o melhor console!

  • Daniel Oliveira
    2017-03-08T12:50:50

    quando vocês irão colocar alguém que realmente conheça de consoles e games ? sugiro que seja rápido ....

  • Elie Feghali
    2017-03-08T12:49:10

    Grafico é muito importante mas não é tudo! Uma prova disso foi a geração Ps3 e Xbox360, ambos com excelentes graficos e multiplayer, e venderam menos que o Nintendo Wii, que revolucionou o jeito de jogar video game! Cada Um tem sua importancia, essa"" guerrinha "" pra saber qual é o melhor não tem ganhador pois, pra mim, todos são importantes!

  • Pedro Hp
    2017-03-08T12:32:51

    Há um tempo era certo dizer que a Big N tinha melhores exclusivos, mas hoje, ouso dizer, a Sony supera-a até nesse quesito.

  • Mauricio
    2017-03-08T12:20:16

    Estagiários são paia véi, compara não mano, ta errado!