Computadores

20/03/2017 07h00 - Atualizado em 20/03/2017 13h47

Pentium G4560: processador barato é bom para games; veja se vale a pena

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

A sétima geração de processadores da Intel chegou com novidades em todas as séries de CPUs da marca, mas é entre as opções de entrada que estão os chips mais interessantes, como o Core i3 7350K, que traz o suporte ao overclock pela primeira vez a um i3, e o Pentium G4560, primeiro Pentium a contar com o recurso Hyper Threading, que dobra a quantidade de núcleos da CPU, permitindo desempenho bastante superior.

Intel ou AMD: qual fabricante têm as melhores opções de processadores

A seguir, você vai conhecer o Pentium G4560 em maiores detalhes, saber quem são seus rivais e como ele se compara a eles, além de ter uma ideia clara sobre a relação de custo-benefício da nova CPU da Intel.

Desempenho

O Pentium G4560 tem dois núcleos, mas pode simular outros dois dependendo da situação, se comportando como um quad-core (Foto: Divulgação/Intel)O Pentium G4560 tem dois núcleos, mas pode simular outros dois dependendo da situação, se comportando como um quad-core (Foto: Divulgação/Intel)

O Pentium G4560 é um processador dual-core, mas graças à tecnologia Hyper Threading, ele pode simular mais dois núcleos, se comportando como um quad-core em determinadas situações. Essa característica era inédita entre os Pentium da Intel e dá ao G4560 uma margem muito superior, em termos de performance, aos demais Pentium e Celeron.

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Em termos de velocidade, o Pentium G4560 pode chegar a 3.5 GHz, dissipando um total de 54 watts de energia em situação de demanda máxima. Integrante da sétima geração da Intel, a CPU pode gerenciar memórias tipo DDR4 e conta ainda com uma GPU Intel HD Graphics 610, que oferece suporte à reprodução de mídia em 4K (será necessário, no entanto, uma porta HDMI 2.0 no computador).

Pentium G4560 e seus rivais

Mesmo com seis núcleos e velocidade de 3.5 GHz, o FX 6300 mostra sinais da idade e tem dificuldades de acompanhar o Pentium (Foto: Divulgação/AMD)Mesmo com seis núcleos e velocidade de 3.5 GHz, o FX 6300 mostra sinais da idade e tem dificuldades de acompanhar o Pentium (Foto: Divulgação/AMD)

O FX 6300 da AMD é um processador de seis núcleos, de tecnologia defasada, mas preço competitivo e ideal para a montagem de PCs mais acessíveis. Em diversos testes e comparativos, o Pentium G4560 supera o processador da AMD em termos de desempenho, tudo isso com preço inferior e consumo de energia consideravelmente menor. Outro processador que pode ser comparado ao baratinho da Intel é o Core i3 6100, da sexta geração, demonstrando desempenho equivalente, ou superior. Em relação a outro produto de destaque entre as linhas de entrada da sétima geração da Intel, o Core i3 7350K, que permite overclcock, a comparação ainda é positiva: o Pentium pode chegar a 80% da performance do i3, mas a 33% do preço do 7350K.

Pentium G4560: vale à pena?

Se o orçamento é mais apertado, o Pentium G4560 é um dos principais candidatos para conquistar espaço no seu computador: com fôlego suficiente para rodar games atuais sem comprometer o desempenho, - desde que pareado com uma placa de vídeo ao menos intermediária - o Pentium G4560 é uma boa escolha, se investir muito numa CPU não é o seu objetivo no momento.

Já disponível no Brasil, o dual-core da Intel pode ser encontrado no mercado nacional por R$ 250. O Core i3 7350K, outra proposta de baixo custo interessante da atual geração da Intel, sai por R$ 790. O FX 6300, inferior em desempenho e em tecnologia, é até mais caro que o Pentium, com preço a R$ 380.

O processador ideal?

Pentium G4560 tem performance que chega a 80% do Core i3 7350K, que permite overclock, e é mais caro (Foto: Divulgação/Intel)Pentium G4560 tem performance que chega a 80% do Core i3 7350K, que permite overclock, e é mais caro (Foto: Divulgação/Intel)

O Pentium G4560 é competitivo diante dos Core i3 de gerações anteriores da Intel, não faz feio se comparado ao melhor i3 disponível na atualidade e deixa para trás com facilidade as opções de baixo custo da AMD disponíveis no momento (lembre-se que a chegada dos Ryzen R3 e R5, só ocorre nos próximos meses), tudo isso numa faixa de preço extremamente competitiva.

É uma das principais CPUs do mercado na atualidade, tanto para gamers que não querem gastar muito como para usuários comuns, interessados em uma relação de custo-benefício interessante para o seu computador.

Qual GPU é melhor para jogos atuais? Comente no Fórum do TechTudo 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • André Callazzans
    2017-03-20T16:16:02  

    Ué? Não tinha Hyper Threading no Pentium 4?

    recentes

    populares

    • André Callazzans
      2017-03-20T16:16:02  

      Eu acho que o cara quis dizer que nao tinha quatro cabeças . Será que foi isso???

  • Paulo Ferro
    2017-03-21T02:55:45  

    Pensei que estivesse no túnel do tempo. Em 2004 comprei um Dell Optiplex que vinha com um Pentium 4, com tecnologia HT, 4 G de Ram... Era top.

    recentes

    populares

    • Paulo Ferro
      2017-03-21T02:55:45  

      Vendo isso hoje me recordo quando troquei meu processador para um Pentium mmx ... era coisa do outro mundo. Quando coloquei dois pentes de 4MB de RAM vim com muito medo no onibus de me roubarem pois custou os olhos da cara ... rsrsrsrsrsrsrs, fiz isso tudo para rodar o GP2 kkkk

    recentes

    populares

    • Paulo Ferro
      2017-03-21T02:55:45  

      Estou ficando velho .. kkkk quando me identifico com o cara da propaganda usando um Walkman com uma fita K7 dizendo que cabia quase 30 musicas ... kkkkkk queria viver uns 500 anos para assistir cada vez mais o ser humano atingindo o top da tecnologia. Esse era meu maior desejo mas infelizmente hoje torço para viver a tempo de ver essa corja política morrendo na minha frente.

  • Sincero
    2017-03-21T08:04:10  

    Com uma boa placa de vídeo ate um Pentium bate todos

    recentes

    populares

    • Sincero
      2017-03-21T08:04:10  

      Você sabe que não pois a placa de vídeo depende de um conjunto de favores, onde o processador tem um peso muito parecido com a capacidade de processamento da placa.

  • Diego Fonseca
    2017-03-21T08:28:01  

    Devia estar escrito em baixo "artigo publicitário" pois tá na cara que é propaganda dá Intel. Nem sequer menciona os Raízen dá AMD. Que vieram forte agora.

    recentes

    populares

    • Diego Fonseca
      2017-03-21T08:28:01  

      - Raízen ta certo , é mas Rayzen nao kkkk

    recentes

    populares

    • Diego Fonseca
      2017-03-21T08:28:01  

      raizen que eu saiba é uma empresa de combustíveis...

  • John Mclane
    2017-03-20T21:54:37  

    Barato e bom para o momento mas ano que vem não tá rodando mais nada!! Melhor gastar um pouco mais em um i5 que vai te atender durante muito mais tempo...

    recentes

    populares

    • John Mclane
      2017-03-20T21:54:37  

      tenho um i5 que vai completar 6 anos esse ano

  • RODRIGO SILVA
    2017-03-20T17:08:25  

    Bom processador para garantir que o Paint Brush não vai travar.

    recentes

    populares

    • RODRIGO SILVA
      2017-03-20T17:08:25  

      ahuaahuahauahauahauh..

  • Bruno Botelho
    2017-03-21T01:44:30  

    HAUHUAUHAHUHUAUHUHAHUAHUAHUUHAHUAUHAHU matéria de quem não entende, péssimo para games de última geração.

    recentes

    populares

    • Bruno Botelho
      2017-03-21T01:44:30  

      Reportagem puxando sardinha pra intel, da onde q este processador bate um fx6300, so na techtudo. :)

  • Carlos Ferreira
    2017-03-21T09:44:08

    com o preço desse i3, eu pego um i5

  • Clayton Andrade
    2017-03-20T22:59:27  

    Comprei meu primeiro i7 há mais de 6 anos. O que está acontecendo com a tecnologia X mercado? Alguém sabe explicar ou indica uma matéria sobre essa desaceleração dos processadores? Estranho né?

    recentes

    populares

    • Clayton Andrade
      2017-03-20T22:59:27  

      desaceleração? estamos na setima geração dos corei's!

  • José Filho
    2017-03-20T15:55:54  

    quando li Pentium top conferi a data pra ver se não tava lendo algo de 1998...

    recentes

    populares

    • José Filho
      2017-03-20T15:55:54  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk primeira coisa que fiz foi ver a dada kkkk

    recentes

    populares

    • José Filho
      2017-03-20T15:55:54  

      Eu também fui olhar a data. Juro que achei que tava lendo uma materia de mais de 10 anos

  • Izaias Lourenço
    2017-03-20T20:13:16

    HT, É UMA TECNOLOGIA ANTIGA, DO VELHO E SOFREDOR PENTIUN IV, QUE ANTIGAMENTE FOI Ô Ô Ô PROCESSADOR.

  • Marcos Barbosa
    2017-03-20T18:52:17

    Eu ia compartilhar o link no face mais depois dessa do HT eu desisti.

  • Valmir Oliveira
    2017-03-20T18:29:38

    barato só lá fora porque aki no Brasil tudo é caro!!!!

  • Emanuel Leite
    2017-03-20T17:38:01  

    Hyper Threading já foi usada na linha de processadores Pentium sim. Os Pentium 4 HT

    recentes

    populares

    • Emanuel Leite
      2017-03-20T17:38:01  

      Verdade, eu tinha um pentium 4 3.0 que era HT.

  • Marco Junior
    2017-03-20T18:15:02

    ôhhh glória!! que informação mais ridícula!!!!!kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Raphael Castro
    2017-03-20T17:30:14

    Hyper Threading já existe desde o Pentium 4....

  • Alessandro Tavares
    2017-03-20T17:19:45

    A intel reinou durante esses anos que o FX ficou ao mercado. Mas agora com os Ryzen, com certeza podemos afirmar que há duas companhias agora dos processadores. Que a AMD volte aos tempos de Phenom, onde intel era para empresas e AMD para jogos.

  • Marcio Pinheiro
    2017-03-20T17:10:33

    Notícia velha mas nova....

  • Thiago Silva
    2017-03-20T15:35:57  

    Beleza, mais um artigo comprado do tech tudo. Vamos esclarecer os fatos: Esse pentium tem um ótimo desempenho por núcleo por ter um IPC muito superior aos processadores FX ( pra falar a verdade, o phenom x6 já é melhor que o FX 6300, isso sendo antecessor dele ). Contudo, não deixa de ser um dual core com emulação de 2 threads a mais. Isso significa que em jogos cpu bounds, o FX 6300 mesmo sendo defasado terá um desempenho superior devido a maior quantidade de núcleos em jogos que puxem mt do CPU ou em resoluções baixas. Pra se ter uma noção, o i3 6100 em inúmeros jogos alcança 100% de uso!

    recentes

    populares

    • Thiago Silva
      2017-03-20T15:35:57  

      outra coisa... desde quando que ht é inedito no pentium... sendo que o primeiro que saiu com ht foi o piv...

  • Raphael Pah