07/04/2017 07h00 - Atualizado em 07/04/2017 07h00

Caneta com tinta de prata permite desenhar circuitos elétricos

Raquel Freire
por
Para o TechTudo

A Circuit Marker parece uma caneta comum, mas ela foi criada para desenhar circuitos elétricos. A mágica acontece graças à tinta de prata, que, em contato com um papel especial, conduz a eletricidade. O resultado é a possibilidade de criar protótipos de placas de circuito rapidamente, o que pode ajudar os desenvolvedores de eletrônicos.

Tecnologia do MIT permite que circuitos se formem sozinhos

O produto foi criado pela startup japonesa AgIC e inicialmente lançado no Kickstarter. Com o sucesso da campanha, a Circuit Marker passou a ser vendida no site da companhia. Atualmente ela custa US$ 14,99, cerca de R$ 47 em conversão direta (sem impostos).

Circuit Marker, caneta que desenha circuitos elétricos (Foto: Divulgação/AgIC)Circuit Marker, caneta que desenha circuitos elétricos (Foto: Divulgação/AgIC)

O manuseio é o mesmo de uma caneta comum. A diferença é que o desenho precisa ser feito em folhas de papel revestidas com material que permite a reação química necessária para conduzir a eletricidade.

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

A tinta de prata seca em alguns segundos e é suficiente para desenhar até 40 metros de circuitos elétricos – ou até 150 folhas A6. Se errar o traço, o usuário pode usar a Circuit Eraser, uma caneta corretora também, para apagar a tinta.

Os produtos podem ser comprados separadamente ou em kit, que conta ainda com capacitores, transistores e luzes de LED. Tudo é enviado do Japão em até sete dias,  com frete grátis para o Brasil.

Via AgIC, Mashable

Mini PC Android é bom? Comente no Fórum TechTudo.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Paulo Assad
    2017-04-13T10:05:36

    Uáu!!!!!!!!!!!!!!!!! Que novidade...