Redes sociais

18/04/2017 17h14 - Atualizado em 18/04/2017 18h08

Facebook Messenger ganha bots em grupo com marcas e Guia Descoberta

Camila Peres
por
Para o TechTudo

O Facebook segue anunciando novidades na F8, conferência anual para desenvolvedores em San Jose, Estados Unidos, entre os dias 18 e 19 de abril. O fundador e CEO da rede social, Mark Zuckerberg divulgou a plataforma 3D de realidade aumentada e ferramentas novas para o Facebook Messenger. Ao todo, são oito novidades incluindo bots, players de música e jogos.

Facebook lança na f8 2017 plataforma de filtro 3D e realidade aumentada

Para o Facebook Messenger, a rede social pensou na plataforma como uma nova sala de estar para o mundo, onde as pessoas possam sair, compartilhar, conversar, jogar ou comprar coisas, e continuam sendo capazes de falar com todos, onde quer que estejam, a qualquer momento. Ou seja, o Facebook está combinando dois recursos do passado: 
a “lista telefônica” (um livro enorme para encontrar telefones de outras pessoas) e as “páginas amarelas” (com números de empresas e negócios).

Facebook Messenger ganha reactions e menções (Foto: Carolina Ochsendorf/ TechTudo)Facebook Messenger ganha novidades na f8 2017 (Foto: Carolina Ochsendorf/ TechTudo)


Confira, na lista abaixo, oito novidades do Messenger na f8 2017. Todas já estão disponíveis em inglês, nos Estados Unidos. Segundo o Facebook, o lançamento e atualização dos aplicativos acontece em ondas. Entretanto, ainda não há previsão de quando o recurso vai chegar ao Brasil, em português.

1. Guia de Descoberta

O Facebook queria descobrir uma maneira simples para as pessoas encontrarem as páginas suas empresas preferidas — ou não — no bate-papo do Facebook Messenger. Por isso, construíram um guia no aplicativo e agora, diretamente da tela inicial, é possível achar categorias relevantes, bots comerciais usados recentemente, bots populares e um campo de pesquisa. Vale notar que desenvolvedores podem solicitar que seu bot seja incluído nesta guia ao Facebook (developers.facebook.com).

Agora é possível encontrar empresas direto no Messenger (Foto: Divulgação/Facebook)Agora é possível encontrar empresas direto no Messenger (Foto: Divulgação/Facebook)

2. Códigos do Messenger

Agora, os novos QR codes do Facebook permitem que, quando as pessoas estiverem fora de casa — em eventos como em museus, shows musicais ou jogos esportivos, por exemplo — elas possam descobrir outras e novas informações de um bot. Para isso, basta digitalizar o código no Facebook Messenger em um ponto físico ter acesso a dados e mensagens de bots através do código QR.

Usuários terão informações a mais sobre os lugares que estão ou lojas por perto (Foto: Divulgação/Facebook)Usuários terão informações a mais sobre os lugares que estão ou lojas por perto (Foto: Divulgação/Facebook)

3. Extensões de Bate-papo em Grupo

Agora, com as extensões de bate-papo, é possível que várias pessoas conversem com um mesmo negócio — ou página — ao mesmo tepo, como se fosse um grupo de fãs ou consumidores. "Se não falta animação para compartilhar a nova música da vez, agora é possível adicionar um bot diretamente em um grupo e compartilhar a experiência com seus amigos.", explica a rede social. 

A rede social acredita que, dessa maneira, a comunidade irá compartilhar naturalmente novos bots de música e vídeo. Hoje os usuários já conseguem encontrar diversas marcas nos Estados Unidos, como Spotify, TheScore, OpenTable, Food Network, NBA, Wall Street Journal e Kayak.

Agora é possível compartilhar músicas no Messenger (Foto: Divulgação/Facebook)Agora é possível compartilhar músicas no Messenger (Foto: Divulgação/Facebook)

4. Assistente Virtual “M” e Mais Bots

A assistente virtual do Messenger, conhecida como M, faz sugestões durante as conversas e, entre essas propostas, está o uso de adesivos divertidos para agradecer ou dar um "oi", um lembrete para encontrar um amigo ou uma maneira fácil de realizar uma transferência de dinheiro entre duas pessoas.

Alimentada por inteligência artificial, a M reconhece quando as pessoas estão fazendo tarefas específicas e fornece sugestões adequadas. Além disso, ela consegue fazer pedidos online pelo site delivery.com nos EUA e tudo acontece dentro do Messenger, desde o pedido até o pagamento.

Assistente virtual faz pedidos Delivery (Foto: Divulgação/Facebook)Assistente virtual faz pedidos Delivery (Foto: Divulgação/Facebook)

Caso você esteja conversando com amigos sobre o jantar, a assistente M pode sugerir fazer um pedido. Quanto mais a M for usada, mais sugestões assertivas poderá fazer, é o que afirma o Facebook.

5. Guia Jogos

Nos últimos 90 dias, mais de 1,5 bilhão de jogos foram testados pelo Facebook e, agora, a rede está adicionando novos recursos, como bots e outras maneiras de jogar. O objetivo é tornar ainda mais fácil desafiar os amigos para uma partida no Messenger, apenas escolhendo a guia Jogos.

Agora está mais fácil desafiar seus amigos (Foto: Divulgação/Facebook)Agora está mais fácil desafiar seus amigos (Foto: Divulgação/Facebook)

Ao escolher jogos, você verá os amigos que jogam o mesmo game e pode dar "play" para uma partida.

Mais três novidades para donos de páginas e fãs, marcas e negócios:

6. Respostas inteligentes para Páginas

Para aprimorar o gerenciamento de mensagens recebidas, o Facebook anunciou uma alternativa para as empresas: a possibilidade de oferecerem respostas automáticas às perguntas mais frequentes. Dois exemplos são horário de funcionamento ou referências para chegar até o local. 

7. Códigos Paramétricos do Messenger

As empresas podem gerar vários QR codes paramétricos para um bot — citados acima — dando mais opções para os clientes. A função permite também digitalizar um código em uma loja, balcão ou parede utilizando a própria câmera em vez de um aplicativo de scanner para QR code no celular.

Por exemplo, uma loja pode oferecer um código na porta do restaurante ou então para cada mesa de um restaurante.

8. Protocolo de Transferência

A rede social também pensou em uma forma para que as empresas trabalhassem com diversos desenvolvedores. Por exemplo, um negócio pode querer ter um bot de compras e outro para deixar disponível os serviços ao cliente. Para isso, basta fazer uma solicitação para que diferentes comerciantes e desenvolvedores possam gerenciar as conversas da marca dentro do aplicativo.

O Facebook chamou as mudanças de Messenger Platform 2.0, com o objetivo de alavancar o poder em inteligência artificial e construir mais bots para ajudar empresas a se conectar de maneira significativa. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares