Celular

02/04/2017 07h00 - Atualizado em 02/04/2017 16h15

Galaxy S8 e Galaxy S8 Plus: o que muda nos novos celulares da Samsung

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

A principal mudança que os novos Galaxy S8 e Galaxy S8 Plus trouxeram à linha S da Samsung foi a tela grande e alongada, com bordas curvas. Os celulares não vêm com o display tradicional e optam pela "tela infinita", antes exclusiva da linha Edge. A novidade agrada, mas, sem a linha Edge, ficou mais difícil saber as diferenças entre os modelos.

Os smartphones ainda não têm data de lançamento e nem preço oficial no Brasil. No entanto, mesmo antes de chegarem ao país, é importante conhecê-los e entender o que muda na ficha técnica dos novos celulares top de linha, antes de decidir qual o melhor para você. Veja, a seguir, uma análise de semelhanças e diferenças entre o Galaxy S8 e S8 Plus.

Galaxy S8 e S8 Plus: testamos os celulares da Samsung com 'tela infinita'

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Tela

Os Galaxy S8 e S8 Plus trazem telas com uma nova proporção de 18,5:9, que deixa o painel com um aspecto mais alongado do que o usual. Ao contrário do que aconteceu com a dupla Galaxy S7 e Galaxy S7 Edge, os dois trazem bordas curvadas. Além disso, oferecem a mesma resolução Quad HD+ (2960 x 1440 pixels) e tecnologia Super AMOLED, responsável por cores mais intensas e vivas.

A diferença nesse quesito fica principalmente por conta do tamanho. O S8 tem tela de 5,8 polegadas, ligeiramente maior do que o Galaxy Note 7 – o modelo que sofreu recall ano passado por causar explosões. Já o S8 Plus é o primeiro celular da Samsung a oferecer 6,2 polegadas. Como a resolução é a mesma, a densidade de pixels acaba ficando um pouco diferente: 570 ppi no S8 e 529 ppi na versão maior. Na teoria, o "irmão menor" deve apresentar imagens com maior definição.

Principal diferença entre S8 e S8 Plus é o tamanho da tela (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)Principal diferença entre S8 e S8 Plus é o tamanho da tela (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

O TechTudo testou o celular durante o lançamento em Nova York e constatou que a tela do S8 Plus pode ser grande demais para a maioria dos usuários. Se você tem mãos pequenas, talvez seja melhor optar pela versão menor.

Design

O visual dos dois smartphones é exatamente o mesmo, excluindo as dimensões. Com uma tela maior, naturalmente o S8 Plus é mais avantajado. Ele é cerca de 10 mm mais alto e 5 mm mais largo, além de 20 g mais pesado do que o S8, o que tende a dar uma boa diferença ao segurar nas mãos. A espessura é praticamente a mesma, com diferença de apenas 1 mm.

Os dois celulares trazem também corpo resistente a água e poeira, e têm construção toda em vidro e metal. 

Câmeras

A câmera do Galaxy S7 foi transportada para a geração mais recente, e são as mesmas no Galaxy S8 e na variante Plus. Os dois modelos trazem um sensor de 12 megapixels na traseira, com tecnologia Dual Pixel e abertura de lente f/1.7 para capturar o máximo de luz em ambientes escuros. Ambos também filmam em 4K com o mesmo desempenho.

Na frente, os celulares trazem um novo sensor de 8 MP que agora conta com autofoco para evitar fotos tremidas. De novo, a experiência de fotografia tende a ser a mesma nos dois lançamentos. 

Armazenamento, processador e memória RAM

Hardware interno dos aparelhos é o mesmo, com exceção da bateria (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)Hardware interno dos aparelhos é o mesmo, com exceção da bateria (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

O Galaxy S8 Plus conta exatamente com o mesmo hardware do “irmão menor”. Os modelos dos Estados Unidos trazem o novo Snapdragon 835, processador top de linha da Qualcomm. Já no Brasil, os smartphones devem chegar com o Exynos 8895, que também conta com oito núcleos de processamento, e rodará em conjunto com memória RAM de 4 GB. A dupla vem com 64 GB de armazenamento e suporte para cartão de memória até 256 GB.

Bateria

A bateria do Galaxy S8 Plus tem 500 mAh a mais do que no S8 – são 3.500 mAh contra 3.000 mAh. O resultado tende a ser mais tempo de autonomia na versão Plus, apesar do telão de 6,2 polegadas. Por outro lado, com uma carga menor, o Galaxy S8 tem mais chances de recarregar rapidamente na tomada.

Versão do Android

Android 7.0 está nos dois modelos do S8 (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)Android 7.0 está nos dois modelos do S8 (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

O Android 7.0 Nougat com a versão mais nova da interface da Samsung vem pré-instalado tanto no S8 quanto no S8 Plus. Dessa vez, os dois têm os mesmos recursos do sistema, diferentemente do ano passado, quando o S7 Edge trazia funções extras para usar na borda curva.

Vale lembrar que a Samsung costuma liberar updates ao mesmo tempo para os dois celulares top de linha, então a tendência é também de igualdade em atualizações do software.

Preço e custo-benefício

Esse ano há menos disparidade entre os dois smartphones tops de linha da Samsung, mas a variação de preço se mantém. Nos Estados Unidos, onde os valores já foram anunciados, os modelos são comercializados com os mesmos US$ 100 de diferença. Eles são vendidos por cerca de US$ 720 e US$ 820, respectivamente (R$ 2.248 e R$ 2.560 na cotação atual, sem impostos). Os preços dos novos Galaxy no Brasil, por enquanto, permanecem incertos.

Galaxy S8 Galaxy S8 Plus
Sistema Operacional  Android 7.0 (Nougat)  Android 7.0 (Nougat)
Processador  Snapdragon 835 octa-core (EUA) / Exynos 8895 octa-core (BRA)  Snapdragon 835 octa-core (EUA) / Exynos 8895 octa-core (BRA)
Memória  4 GB de RAM e 64 GB de armazenamento 4 GB de RAM e 64 GB de armazenamento
Tela 5.8” Quad HD+ (2960 × 1440 pixels) 6,2” Quad HD+ (2960 × 1440 pixels)
Câmera 12 MP traseira e 8 MP frontal 12 MP traseira e 8 MP frontal
Bateria  3.000 mAh 3.500 mAh
Dimensões e peso 148,9 x 68,1 x 8 mm, 155 g 159,5 x 73,4 x 8,1 mm, 173 g
Preço US$ 720 US$ 820


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Lorenza Neves
    2017-04-11T14:43:42

    gostaria de saber se o s8 terá película de vidro? estou sofrendo com meu s7 edge até agora pq não há película resistente para essa tela curva. acabei quebrando toda a minha

  • Thaizy Trindade
    2017-04-03T09:26:04

    Fui à loja comprar o moto g4 e o vendedor me apresentou o aparelho K6 da Lenovo, e me convenceu a comprar. Mais barato e melhor custo benefício. Estou satisfeita, aparelho excelente!!!

  • Dj Maya
    2017-04-03T09:56:30  

    "Samsung abandona linha de smarts; veja o muda nos modelos". Cara, sou usuário de iPhone e não sou fanboy. Mas pela chamada eu diria que o pessoal tá zuando na hora de escrever. Se a Samsung, LG, Apple, ASUS, entre outras, saírem do mercado, seria ruim para todos. Daí colocam uma chamada dessa na página pra quê? Só pra ganhar cliques? Mais seriedade TechTudo, mais seriedade...

    recentes

    populares

    • Dj Maya
      2017-04-03T09:56:30  

      A Samsung deveria desistir definitivamente pois seus equilamentos são péssimos. Pena que a chamado do artigo é mal feita e uma inverdade.

    recentes

    populares

    • Dj Maya
      2017-04-03T09:56:30  

      Eu também pensei que havia acontecido alguma coisa no mercado muito radical que tivesse tirado a Samsung do mercado. E mesmo não curtindo os telefones da marca, acho que seria um tremendo mal se eles abandonassem o segmento. Agora, se o aparelho tem tela infinita ele deixa de ser smartphone? Então ele vira o quê? Ainda acho que quem colocou a chamada fez um grande desserviço.

  • Gustavo Ferraz
    2017-04-04T17:28:43

    Globo virou piada com esses "jornalistas"

  • Mauricio
    2017-04-04T16:21:13

    Nada a ver o título da matéria com o conteúdo. Precisam apelar tanto por mais clicks?? Por essas e outros que acesso cada vez menos esse portal.

  • José Gomes
    2017-04-04T14:54:12

    Só li por causa do título. Esses editores são espertos. Técnica avançada de persuasão. Publicidade Paga! gostaria de voltar para a idade das pedras..... menos stress...

  • Varlei Sr
    2017-04-04T14:28:04

    ...O pior que isso estra entrando em nossas raízes desde a época do Império, quando Tomé de Souza comete abusos do poder que lhe é concedido. Deixo aqui a minha INDIGNAÇÃO quanto ao título e o autor desta matéria, principalmente que já fora publicada quando o TECTUDO noticiou o lançamento do Galaxy S8.

  • Lidiane Souza
    2017-04-04T14:14:22

    ai explodiu.

  • Luiz Galo
    2017-04-02T13:28:06  

    Muito bom mas deixou cair já era !

    recentes

    populares

    • Luiz Galo
      2017-04-02T13:28:06  

      Sorte!

    recentes

    populares

    • Luiz Galo
      2017-04-02T13:28:06  

      Marcelo, na cama não vale...

  • Junior Alves
    2017-04-04T13:48:01

    VOU FICAR COM MEU S7 POR MUITO TEMPO.......FUI

  • Carlos Monestel
    2017-04-04T11:57:37

    ...respectivamente (R$ 2.248 e R$ 2.560 na cotação atual, sem impostos) com imposto deve ficar R$ 3.800,00 e R$ 4.300,00 uashuhasuhassuha

  • Armando Pinto
    2017-04-02T14:59:25  

    Não entendi o título da matéria " Samsung abandona linha de smarts, veja o muda nos modelos" será que o Techtudo acha que Smart significa tipo de tela?

    recentes

    populares

    • Armando Pinto
      2017-04-02T14:59:25  

      Acredito que seja por causa do tamanho da tela, os dois são considerados phablets

    recentes

    populares

    • Armando Pinto
      2017-04-02T14:59:25  

      A propaganda é a alma do sucesso, e cai de novo Mizeravi.

  • Edwaldo Ferreira
    2017-04-03T23:11:15  

    Uma pena. Comprei 3 s7 edge e as 3 telas quebram. Quedas simples e com capa da própria Samsung. Borda arredondada nunca mais. Detalhe: 2mil pra trocar o vidro. E só o vidro. Fujam dessas telas com borda arredondadas, não bonitas mas qualquer simples queda e já quebram. Quanto a Samsung, simplesmente falam pro consumidor se ferrar kkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Edwaldo Ferreira
      2017-04-03T23:11:15  

      ja passei por dores de cabeça iguais e a samsung realmente lava as mãos pro consumidor

  • Xumbo
    2017-04-04T10:10:46

    o preço agente já sabe 4.000,00

  • Sergio Moras
    2017-04-04T08:39:17

    Que titulo da materia é esse? Nada a vê.

  • Edwaldo Ferreira
    2017-04-03T23:20:59  

    Tenho 3 com tela quebra. Vão por mim são muito pesados pra esse tipo de tela.

    recentes

    populares

    • Edwaldo Ferreira
      2017-04-03T23:20:59  

      Usa ele com os pés?

  • Helio Bueno
    2017-04-04T06:23:41

    Xiaomi 6 deu show!

  • Rodrigo Sobrinho
    2017-04-03T23:27:21  

    Mais uma reportagem feita na base das drogas... eu não entendi a linha abandonada pela Samsung...

    recentes

    populares

    • Rodrigo Sobrinho
      2017-04-03T23:27:21  

      É pra chamar a atenção de nós, Trouxas...

    recentes

    populares

    • Rodrigo Sobrinho
      2017-04-03T23:27:21  

      A linha Edge foi "abandonada" na verdade agora td eh edge, ou seja, bordas curvadas.

  • Jean Silva
    2017-04-02T23:40:12  

    S8 por 720 dolares, aqui será lançado por mais de 3 mil, sendo generoso, pq na realidade vai beirar os 4 mil ou mais. Com metade desse valor vc compra um aparelho zenfone 3 ou xiaomi que bate de frente e é tão bonito quanto s8 e iphone, só não tem o status destes, mas ai é opção de cada um

    recentes

    populares

    • Jean Silva
      2017-04-02T23:40:12  

      Não estou falando mal da marcar,, bem pelo contrário,,, tenho uma TV samsung é a ótima,,,, a melhor que tive ( e ja tive várias).. conheço o S7 edge e é muito bom,. tenho um Iphone 5s é muito bom tbm,,, todos tops.. cada um com os seus diferenciais.. uns apelam para a qualidade outros para a praticidade e hobustez e outros pelo preço.. cabe a cada um decidir o que acha melhor..

    recentes

    populares

    • Jean Silva
      2017-04-02T23:40:12  

      O tal do "Sinto Autorizado" lá encima acredita de certo que os Iphones são feitos nos EUA. hahaha Asiáticos dominam o mercado tecnológico fazem anos... se atualize!

  • Eduardo Bigeli
    2017-04-03T23:23:32

    S8....s7.......... . Iphonr7 plus

  • Gustavo Volpe
    2017-04-03T09:15:30  

    Esperando pra ler uma chamada sem "tela infinita", "indestrutível", "imbatível" ou "bater iphone". Será que um dia isso vai se realizar por aqui?

    recentes

    populares

    • Gustavo Volpe
      2017-04-03T09:15:30  

      eu já tive do galaxy 2 até o 7 edge . mais quando eu precisei fazer um reparo do 7 edge na autorizada eles cobrou 1800 reais eu comprei um iphone 7 e abandonei a samsung

    recentes

    populares

    • Gustavo Volpe
      2017-04-03T09:15:30  

      2. Nunca mais.

  • Gilmar Oliveira
    2017-04-03T20:49:38

    Pelo que dá para entender do título da reportagem, a SAMSUNG vai abandonar a fabricação de smartphones. Aí, voltariam a fabricar o quê, telefone de madeira, com um pedaço no ouvido e outro na boca? Ou um tijolão com o jogo da cobrinha?

  • Fabio Rocha
    2017-04-03T19:35:44

    Cadê a linha que vai ser abandonada?

  • Django Freeman
    2017-04-03T11:27:55  

    tô nem ai. ja tenho o 7+ e em breve o s8+ só pra zoar

    recentes

    populares

    • Django Freeman