Computadores

23/04/2017 06h00 - Atualizado em 26/04/2017 15h54

Raspberry Pi passa a contar com a Cortana via Windows IoT

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

A atualização Creators Update do Windows 10 também chega para o Windows IoT Core, versão do sistema operacional destinada a rodar em dispositivos com a 'Internet das Coisas'. O novo pacote de correções e funcionalidades traz como destaque a compatibilidade da assistente virtual Cortana para o Raspberry Pi 3. 

Novo Raspberry Pi Zero: mini PC chega ‘completo’ custando apenas R$ 33

A novidade é importante porque dará a desenvolvedores que usam o sistema da Microsoft e o computador da Raspberry Foundation a possibilidade de criar invenções e dispositivos conectados capazes de responder a comandos de voz.

Raspberry Pi pode passar por overclock para atingir velocidade maior (Foto: Filipe Garrett/TechTudo) (Foto: Raspberry Pi pode passar por overclock para atingir velocidade maior (Foto: Filipe Garrett/TechTudo))Raspberry Pi 3 passa a ter acesso à assistente virtual Cortana via Windows IoT (Foto: Filipe Garrett/TechTudo)

O desenvolvimento de dispositivos capazes de responder a comandos de voz já é realidade no Raspberry Pi, mas depende do uso de outros recursos e conhecimentos mais avançados. Com a nova versão do Windows IoT, em tese, o percurso entre planejar e criar algo capaz de usar comandos de voz tende a ser encurtado – desde que o usuário se disponha a usar sistema e ferramentas da Microsoft que, vale lembrar, no caso do Windows IoT são gratuitas.

Entre o uso possível da Cortana em criações com Raspberry Pi está uma grande quantidade de aplicações e dispositivos integrados para as chamadas casas conectadas, ou smart: fechaduras e interruptores que funcionam a partir do comando de voz, sistemas que permitem ao usuário fazer buscas e perguntar sobre o clima para a Cortana podem ser implementados a partir do Windows e do Raspberry, por exemplo.

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Além da Cortana, a atualização do Windows IoT traz suporte a sensores Adafruit bastante difundidos em uma grande quantidade de projetos com Raspberry Pi, mas que não podiam ser usados em conjunto com o Windows pela falta de drivers e de suporte no sistema.

Via Microsoft

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares