Navegadores

08/04/2017 08h00 - Atualizado em 08/04/2017 11h15

UR Browser: conheça o navegador francês que cuida da sua privacidade

Pedro Cardoso
por
Para o TechTudo

O UR Browser é um navegador francês projetado para que o usuário navegue com mais privacidade na Internet. Desenvolvido pela AdaptiveBee, o software já está disponível em português e tem como principal diferencial a sua enorme lista de recursos no campo da segurança digital. O browser é gratuito e tem versões para Windows e macOS.

Chrome simula Spotify e permite ouvir música pelo YouTube

Construído sobre a plataforma Chromium, a mesma do  Chrome, o UR Browser foi pensado para que os usuários consigam navegar com privacidade na Internet, mesmo sem grandes conhecimentos sobre informática. Portanto, várias aplicações internas já estão configuradas por padrão ou são ativadas automaticamente. Um exemplo é a função que guarda as senhas digitadas: presente nos principais navegadores, esse recurso vem desativado no UR Browser.

UR Browser (Foto: Gabrielle Lancellotti/TechTudo)UR Browser: conheça o navegador francês que cuida da sua privacidade (Foto: Gabrielle Lancellotti/TechTudo)


Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Enquanto outros apps do gênero se preocupam apenas com alguns aspectos da privacidade do usuário, o navegador UR amplia este espectro e também desativa vários serviços do Google por padrão, como a detecção de “hot words”, tradução em tempo real e até mesmo o Google Now. Todas são ferramentas conhecidas por rastrear a navegação do usuário para enviar resultados de busca mais precisos — o que tem o seu lado bom, mas também o lado ruim.

Google não é a busca padrão

Não são apenas essas “pequenas” funções do Google que o UR deixou de lado. Ao procurar um termo na barra de navegação, o programa também não utiliza os serviços da gigante das buscas como padrão, mas sim o site Qwant, que promete entregar resultados sem violar a privacidade.

Qwant é a busca padrão do UR Browser (Foto: Reprodução)Qwant é a busca padrão do UR Browser (Foto: Reprodução/Pedro Cardoso)

Bloqueador de anúncios

Outro diferencial deste navegador está na forma como retira os anúncios sem prejudicar o layout da página. Além de evitar que o usuário seja rastreado por diversos cookies com o objetivo de propaganda, a medida ajuda a navegar de forma mais rápida na Internet e economizar com o pacote de dados.

O bloqueador de AD não quebra o layout do site (Foto: Reprodução)O bloqueador de AD não quebra o layout do site (Foto: Reprodução/Pedro Cardoso)

Vale reforçar que esta função está presente em todos os apps que têm a mesma proposta de privacidade, mas nem sempre, em nossos testes, se mostra tão ágil e eficiente quanto no UR Browser.

Participação da comunidade

O UR Shield é uma função dentro do UR Browser que depende da participação dos próprios usuários para mostrar eficiência. A ferramenta, representada por um escudo na barra superior, permite que qualquer pessoa classifique um site em dois aspectos: confiabilidade e segurança para crianças. O TechTudo, por exemplo, tem avaliação excelente, a mais alta do serviço do UR.

O UR Shield mostra se um site é confiável (Foto: Reprodução/Isabella Giantomaso)O UR Shield mostra se um site é confiável (Foto: Reprodução/Pedro Cardoso)

Similar a outros navegadores que se preocupam com a segurança digital, o UR também bloqueia cookies de terceiros, tem alertas de sites suspeitos (com malware, por exemplo), traz um scanner de vírus interno e sua própria solução de VPN, chamada UR Ninja, que navega em rede privada.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Hugo Desmascarador
    2017-04-08T20:18:58

    Esse navegador novo francês também pega informações do usuário. Eles dizem que não, mas ninguém garante de verdade isso. Nada muda.

  • Leitor
    2017-04-08T19:27:35

    Qualquer iniciativa para restringir a coleta sistemática de dados de forma ardilosa que o Google, Facebook, Apple, Microsoft, etc fazem é bem-vinda. Tenho certeza de que esse comentário que eu estou fazendo agora está sendo copiado e tratado por sistemas que usarão essas informações para todo tipo de exploração comercial.