TechTudo

Google – TechTudo
  • REVIEWS
  • BLOGS
  • DICAS & TUTORIAIS
  • ARTIGOS
  • JOGOS
  • DOWNLOADS
  • FÓRUM

Google quer PageRank mais inteligente

seg, 28/02/11 por Renê Fraga | categoria Google

O Google anunciou nesta última semana a implementação de uma grande alteração nos algoritmos do Google Search, em outras palavras, no núcleo de diretrizes do PageRank. As mudanças, que chegam ser profundas e seletivas, poderão ter um impacto direto em 12% das buscas realizadas, o que demonstra uma preocupação de Mountain View com o conteúdo que a web anda gerando no dia-a-dia.

A tentativa de melhorar os resultados de buscas não é algo novo para o Google. Outras ferramentas, também desenvolvidas pela empresa, tentaram obter da classificação humana e individual uma resposta para a mudança na relevância das informações. Um desses experimentos, o Search Wiki, lançado em 2008 (descontinuado), visava apenas melhorar a experiência do próprio usuário, sem qualquer efeito nos algoritmos do buscador.

E quais serão as novas mudanças? O Google infelizmente não revela detalhes. Entretanto, com base no histórico do mecanismo de pesquisa, é possível verificar que a classificação dos sites passará a ser mais profunda, com base na análise da originalidade do conteúdo, o que deve inibir o “paraquedismo” e a propagação de sites sem propósito para existirem.

“Esta atualização é destinada a reduzir rankings de sites de baixa qualidade, sites que são de baixo valor agregado para os usuários, cópia de conteúdo de outros sites ou sites sem utilidade. Queremos proporcionar uma melhor classificação, priorizando sites com conteúdo original e de qualidade, tais como pesquisas, relatórios, análises e assim por diante”, explicou Amit Singhal e Matt Cutts, Engenheiros do Google, no blog oficial da empresa.

Coincidência ou não, a mudança chega a poucos dias do vazamento de um memorando interno de Tim Armstrong, diretor-executivo da AOL, que detalhava um processo interno onde os blogs sob seu comando (incluindo TechCrunch, Engadget, TMZ, TUAW e outros) deveriam explorar o máximo de assuntos possíveis, com temas populares e visando principalmente os resultados de buscas do Google.

Atualmente os algoritmos do PageRank contam com mais de 100 fatores para dar relevância a um conteúdo. A avaliação principal, se podemos dizer assim, são os hyperlinks trocados entre os sites, o que dá ao sistema de avaliação uma sensação de aprovação em relação ao conteúdo de destino. Em uma análise simples, quanto mais links gerados para um site específico, maior será a chance do material hospedado ser relevante.

Entretanto, com os estudos voltados a dar relevância junto ao mecanismos de pesquisas, a gigante da internet tem sido cada vez mais obrigada a reverter o jogo em prol dos usuários. Com os estudos avançados de especialistas em SEO e Farm Links, se tornou praticamente uma tarefa fácil dar relevância artificial a um site, mesmo que o conteúdo não seja bom o suficiente para merecer o destaque em uma posição privilegiada nas páginas de resultados.

Para conseguir avaliar seus resultados, o Google iniciou recentemente uma nova fase de experimentações que tem contribuído positivamente para contrapor a relevância das informações. O novo experimento, que conta com uma extensão gratuita para o navegador Chrome, oferece aos usuários a possibilidade de bloquear a presença de específicos resultados.

Apesar do pouco tempo junto ao novo teste, o buscador líder da internet diz ter encontrado a fórmula ideal para encontrar os sites que são realmente relevantes aos consumidores: “Fizemos uma comparação dos dados de bloqueios gerados pelos usuários e aqueles que identificamos pelo nosso algoritmo, e ficamos muito satisfeitos ao notar que a preferência de nossos utilizadores serão bem representados junto as mudanças no Google Search”, explicou a empresa.

Com a agressiva competição com o Bing, principalmente em relação as últimas manchetes, Larry Page e Sergey Brin precisam continuar atentos a promover mudanças que possibilitem uma melhor avaliação e rank do conteúdo, sendo este o importante avanço para a nova era do mecanismo e ao futuro da própria internet.

4 Comentários para “Google quer PageRank mais inteligente”

  1. 1
    Luiz Otavio:
    3 março, 2011 as 10:40

    Google querendo filtrar nossas informações, filtrando nossos pensamentos ;x

  2. 2
    Leonardo Nakahara:
    3 março, 2011 as 11:14

    Eu ouvi num podcast chamado Buzz Out Loud e os comentaristas lá falaram dessa mudança no pagehank. Basicamente, segundo eles, é que o Google tem percebido que muitos dos resultados, principalmente no mercado americano, apontam para URLs que estão nos chamados serviços de Parking. Então, o que acontece: você faz uma pesquisa por um termo e vem o 1o resultado. Esse resultado é um site de parking que, efetivamente, não tem o resultado que você procura, apesar de haver o termo por lá. Dentro do site, ele aponta para outro site como tendo o resultado correto. Você clica e cai em outro site que também está hospedado como parking. E assim por diante. Isso acaba criando um ciclo em que os resultados não são bons. Com isso a receita do Google cai, já que o resultado não é o ideal. Como um site em parking aponta para o outro, ele sobe no pageHank. Com a mudança, o Google espera reconhecer quais são os sites em Parking e retirá-los dos resultados principais, melhorando o resultado.

  3. 3
    Renan Tobias Lopes:
    9 março, 2011 as 15:06

    Ter uma melhor PageRank é sempre bom….
    alguns sites acabam entrando no topo, sem nenhum conteúdo e relação com a pesquisa.
    vlw cara. abraço.

  4. 4
    Caue Rego:
    10 março, 2011 as 12:15

    No fundo essa eh a velha briga de gato e rato onde um persegue o outro que foge. No caso, o google esta fugindo dos spambots e pessoas tentando se dar bem em cima da forma como funciona o sistema do google. E creio que o google continua fazendo isso muito bem! :)

« post anterior
próximo post »
  • Renê Fraga

    Renê Fraga é bacharel em Administração de Empresas e criador do Google Discovery, o maior blog independente em português sobre o Google. Atualmente trabalha com comunicação digital e mídias sociais.

  • Últimos posts

    • A cultura de privacidade do Google
    • Steve Wozniak ama seu iPhone, mas está apaixonado pelo Android
    • O presente de Natal do Google para a Mozilla
    • Google X, o laboratório secreto do Google
    • Apple Siri pode se tornar o pior pesadelo do Google
  • Categorias

    • Android (12)
    • Google (26)
    • Google Chrome (3)
    • Orkut (2)
    • YouTube (1)
  • Mais colunas

    • Baixatudo
    • Blogs
    • Fotografia
    • Gadgets
    • Hardware
    • Internet
    • Jogos
    • Linux
    • Mac
    • Microsoft
    • Mobile
    • Negócios