TechTudo

20/05/2012 05h58 - Atualizado em 21/05/2012 11h40

Top 10: dicas avançadas para Facebook

Aline Jesus Para o TechTudo

O TechTudo preparou um especial com dez dicas importantes para que sua experiência na rede social seja cada vez melhor. Alguns recursos avançados, outros mais simples, mas todos de muita importância – relacionados às fotos, publicações, check-ins e à privacidade do usuário no site. A lista é inspirada em uma compilação feita pelo site norte-americano Mashable.

10 dicas avançadas para o Facebook (Foto: Reprodução)Dez dicas avançadas para o Facebook (Foto: Reprodução)

 

1. Visualizar fotos em tela cheia

Recurso tela cheia está presente nas fotos do Facebook (Foto: Reprodução)Recurso tela cheia está presente nas fotos do Facebook (Foto: Reprodução)

Navegar nas imagens dos seus álbuns e dos seus amigos em tela cheia é muito mais interessante do que visualizá-las em um tamanho menor. Para fazer isso em um álbum, basta clicar na primeira imagem e passar o mouse sobre ela. Um menu flutuante será exibido na parte inferior da tela. Clique em “opções” e depois em “Exibir Tela Cheia”. Assim, será possível navegar com um fundo preto, limpo, sem que o resto das informações da tela do Facebook “atrapalhe” a sua navegação. Para voltar ao modo antigo, aperte ESC ou clique no X na parte direita superior da tela.

2. Esconda o que você está lendo

Sabia que é possível banir os chatos do seu feed? (Foto: Reprodução)Sabia que é possível banir os chatos do seu feed? (Foto: Reprodução)

Se você gosta dos aplicativos de leitores sociais do Facebook, mas não quer mostrar a todo o mundo o que você está lendo, é simples. Acesse as configurações de sua conta, vá à aba “Aplicativos” e clique em “Editar” ao lado do app que você quer editar. Uma pequena janela vai ser aberta e na opção “Posts on your behalf”, você vai selecionar quem deseja que leia estas informações.

É possível selecionar um grupo, customizar as pessoas e até mesmo bloquear todo mundo, selecionando a opção “Only Me”. Este processo pode ser feito em qualquer aplicativo e para as mais diversas opções. Ou seja, sua privacidade só depende de você.

3. Crie listas

Listas: recurso fundamental para organizar seu feed (Foto: Reprodução)Listas: recurso fundamental para organizar seu feed (Foto: Reprodução)

As listas estão entre os recursos mais interessantes do Facebook, mas muita gente não as utiliza. Semelhantes às listas do Twitter, as do Facebook têm como objetivo fazer com que o usuário armazene informações semelhantes a uma determinada categoria de gostos a um mesmo local. Criar uma lista é fácil: clique em “Mais” na sua aba de “Interesses”. Depois, “Adicionar Interesses” e “Criar Lista”.

Nela, você poderá adicionar páginas que curte e até mesmo amigos de seus contatos. Assim, é possível dividir o seu Facebook em grupos de interesse, como por exemplo, Moda, Esportes, Cinema, Notícias e etc.

4. Coloque fotos nos seus mapas

Mapas ficarão bem mais legais com fotos (Foto: Reprodução)Mapas ficarão bem mais legais com fotos (Foto: Reprodução)

Você provavelmente já usou o serviço de localização do Facebook, mas sabia que ele pode ficar muito mais interessante com fotos? O mapa com os locais que você já visitou e publicou na rede social fica armazenado em uma página. É nela que você pode adicionar imagens justamente destes lugares. Basta clicar em “Fotos” abaixo da sua foto de capa e selecionar “Adicionar Fotos Ao Mapa”. Será possível navegar pelas localizações e escolher a melhor foto, dentro dos seus uploads, para representá-las.

5. Reposicione as fotos de sua Timeline

Você pode posicionar a foto como quiser (Foto: Reprodução)Você pode posicionar a foto como quiser (Foto: Reprodução)

Reposicionar imagens na Timeline é uma função que pode lhe diferenciar de outros usuários do Facebook. Muitas vezes, as suas fotos são posicionadas de uma maneira sem muito destaque na sua página, não? Mas é possível modificar isso. Basta clicar no ícone de editar ou remover no post em questão e selecionar a opção “Reposicionar foto”. Clique e arraste-a para o local onde você achar mais adequado.

6. Fique invisível no chat:

Opção de ficar invisível pode ser bem útil (Foto: Reprodução)Opção de ficar invisível pode ser bem útil (Foto: Reprodução)

Quer bater papo no Facebook, mas sem mostrar a uma determinada pessoa que está online? Você pode. Normalmente, ao se conectar ao chat da rede social, seu status fica disponível para todos os seus contatos. No entanto, é possível mudar isso. Se você quer ficar invisível para alguém, basta clicar nessa pessoa no chat, passar o mouse no ícone de configurações e selecionar a opção “Ficar offline para esta pessoa”.

7. Pré-aprove as marcações que fazem com seu perfil

Cuidado com as configurações de privacidade (Foto: Reprodução)Cuidado com as configurações de privacidade (Foto: Reprodução)

Sabe aquela marcação em uma foto em que você está horrível? Ou então aqueles posts com um monte de gente marcada e que têm atualizações a todo o momento e acabam te tirando do sério? Caso você ajuste suas configurações de privacidade, nunca mais terá que passar por isso. Basta ir à aba “Timeline e Marcação” e editar as opções. Nesta tela, você diz quem pode escrever na sua timeline, quem pode ver o que é publicado nela e também a opção de aprovar as possíveis marcações com o seu nome. Esta é uma dica fundamental!

8. Esconda conteúdo indesejado na Timeline

Esta é uma forma de banir pessoas indesejadas (Foto: Reprodução)Esta é uma forma de banir pessoas indesejadas (Foto: Reprodução)

Aplicativos chatos, amigos que postam toda hora e brandpages que não param de fazer spam. Quem não tem, pelo menos, um desses em seu perfil no Facebook? Mas é possível tirar estes perturbadores do seu feed de notícias. Na listagem de atualizações, clique no ícone em forma de lápis ao lado do feed e selecione editar as configurações. Nesta janela, é possível esconder posts de certas pessoas, apps e páginas. De verdade, esta é uma “experiência libertadora”. Seu Facebook vai ficar muito mais interessante.

9. Crie grupos secretos

Segredos também podem ser guardados no Facebook (Foto: Reprodução)Segredos também podem ser guardados no Facebook (Foto: Reprodução)

Você sabia que pode criar um grupo secreto no Facebook? É isso mesmo. Se você quer conversar alguma coisa exclusivamente com um grupo de amigos, sem que ninguém se intrometa, também há espaço para isso. Na aba Criar Grupos, siga o processo normalmente até que, depois de escolher o nome e a foto do grupo, clique na última opção que fica no menu como “secreto”. Você vai receber as atualizações deste grupo normalmente, mas ninguém vai saber.

10. Envie fotos em alta qualidade

Fotos em HD são semprei mportantes (Foto: Reprodução)Fotos em HD são sempre mais interessantes (Foto: Reprodução)

Por último, mas não menos importante, ajude também os outros usuários a terem experiências legais com o seu Facebook: envie fotos em alta resolução para a página. Quando for enviar uma imagem, clique sempre na caixa “alta qualidade”. Demora um pouco mais, mas vale a pena.

E aí, gostou das dicas? Sentiu falta de mais alguma boa dica? Conte para nós!

  • imprimir
  • Compartilhar no Orkut
  • Enviar para um Amigo
140 caracteres

Verificação de segurança

Gênero

  • Amanda Vignatto
    2012-11-03T23:52:01

    Boa noite, gostaria de saber se é possível postar fotos diretamente do feed ou da linha do tempo para um álbum no facebook. Desde de já, agradeço.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Jussara Geschwind
    2012-09-21T08:08:47

    Não vejo os cacteres para enviar como mens.a um amigo. Como faço?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Caroline Luiz
    2012-09-17T12:46:08

    Faltam inventar uma coisa... Um meio mais simples de deletar as mensagens, sem ter que entrar nas msgs de contato por contato... um simples botão deletar, invez daquele arquivar bastaria!!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Renata Dias
    2012-05-27T00:08:55

    Sensacional! Já fiz uso de algumas dicas e simplesmente adorei.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Chris
    2012-05-20T19:08:09

    Felipe e Anderson, todos mal educados e incapazes de desenvolver um diálogo com respeito e tolerância. não sei para que tanta agressividade e falta de educação. concordo com João Lima. é geração y mal amada.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

TechTudo.com.br © Copyright 2010-2014 Globo Comunicação e Participações S.A. Política de Privacidade