Fone de ouvido

NOTA tt
9.0

Review AKG N60NC

Testamos o fone de ouvido que promete uma experiência única de graves, agudos e redução de ruídos em um produto para o dia a dia. Será que vale a pena?

Viviane Werneck
por
em

A AKG já é uma velha conhecida dos que buscam fones de ouvido confortáveis e de alta performance. O recém lançamento no Brasil do modelo N60NC, que conta com um novo sistema de cancelamento de ruídos, consegue aumentar em 40% o desempenho do produto diante dos modelos anteriores, segundo a fabricante. 

Confira diferenças entre os modelos de fones de ouvido e escolha o seu

O TechTudo colocou o fone à prova e, apesar do preço um pouco mais caro, a maioria dos atributos do N60NC fazem valer o investimento. Confortável de usar durante longos períodos, dobrável, com cabo específico para recarregar o redutor de ruídos e áudio 360º limpo, o produto pode dificultar apenas para caso seja necessário substituir alguns dos seus conectores exclusivos. Confira a análise completa.

AKG N60NC (Foto: Camila Peres/TechTudo)O N60NC acompanha kit com dois cabos e bolsa para viagem (Foto: Camila Peres/TechTudo)

Confortável, áudio excelente e redutor de ruídos

Um dos principais problemas de um fone de ouvido, para quem costuma fazer uso contínuo, muitas vezes recai sobre o seu design. O AKG N60NC surpreende pelo conforto de uma estrutura leve a base de alumínio, couro e espuma com memória, ou seja, que se molda ao formato das orelhas. Apesar do visual simples, o fone é resistente, os auriculares possuem articulação com eixo 3D e o material da espuma promete durar bastante sem descascar.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

O áudio não chega a níveis profissionais, mas não deixa a desejar no uso cotidiano e possui uma sensação clara de som 360º, com agudo sem distorções e grave potente para um produto de uso casual. O headphone conta com resposta de frequência de 10 Hz a 22 kHz, 32 Ohms de impedância e sensibilidade de 123 dB SPL/V. Nos testes feitos em ambientes mais “barulhentos”, como em transportes públicos, academia, na rua ou mesmo no ambiente de trabalho, o N60NC cumpriu a sua promessa de isolar o máximo de ruído externo.

AKG N60NC (Foto: Isabela Giantomaso/TechTudo)Fone é confortável de usar e tem ótimo redutor de ruídos (Foto: Isabela Giantomaso/TechTudo)

Para ativar o sistema de cancelamento de ruídos, o grande destaque do modelo, basta apenas ativar uma pequena chave atrás do auricular esquerdo e já é possível perceber o seu funcionamento. Automaticamente, o regulador faz um balanceamento do barulho externo e ameniza sua interferência no som interno, que mesmo no último volume, não apresenta distorções suficientes que possam prejudicar a experiência, apesar de “vazar” um pouco o áudio.

A média de uso do sistema de redução de ruídos, estando ativado, é de 30 horas de bateria. O tempo necessário para recarregar pode chegar até uma hora e o cabo, específico para o procedimento, já vem incluso na caixa do produto. Basta apenas conectar a ponta P1 no auricular esquerdo e encaixar a USB em algum computador ou mesmo carregador de celular. 

AKG N60NC (Foto: Viviane Werneck/TechTudo)Para carregar o N60NC basta conectar o fone a um computador através do cabo P1/USB incluso na caixa do produto (Foto: Viviane Werneck/TechTudo)

Cabos, acessórios e compatibilidade com PlayStation 4

O N60NC acompanha uma bolsa para viagem, cabo com saídas P1 e P2 com microfone (com 1,2 metros), o que o torna versátil para usar em diferentes smartphones do mercado, e o cabo de carregamento USB. Sobre os conectores, os dois possuem revestimento em náilon e ambos os plugs e a USB são banhados a ouro, o que os tornam mais resistentes à oxidação. Tratando-se de cabos bem exclusivos, um dos pontos negativos seria a dificuldade de se trocar o kit em caso de defeito. Nesta situação, a assistência técnica deverá ser acionada para trocar ou comprar novos conectores.

Em outro teste realizado, o headphone teve um ótimo desempenho ao ser usado no PlayStation 4, que possui uma entrada P2 na base do seu controle. O áudio mais limpo e a redução dos ruídos aumentaram a sensação de imersão nos jogos e sons, que antes poderiam passar despercebidos, se tornaram mais nítidos.

Qual é o headphone com o melhor custo-benefício? Opine no Fórum do TechTudo

AKG N60NC (Foto: Camila Peres/TechTudo)Os dois cabos são revestidos em náilon e com plugs banhados a ouro (Foto: Camila Peres/TechTudo)

Conclusão

O N60NC já está a venda no Brasil em varejistas online e é uma ótima escolha para quem faz questão de um fone para uso diário com alta qualidade de graves e agudos, som limpo e pouquíssima interferência externa. O sistema de redução de ruídos realmente faz o que promete e com baixo consumo da bateria. Apesar do preço sugerido de R$ 1.299,00, o que pode ser bem caro para a maioria dos usuários, o produto faz valer o investimento, se você estiver mesmo buscando alta performance.

 

Nota TechTudo

NOTA tt
9.0
Design
10
Funcionalidades
9
Desempenho
10
Custo-benefício
7

Prós

  • - Confortável de usar
  • - Redutor de ruídos entrega o que promete
  • - Graves e agudos limpos
  • - Revestimento do fone e cabos de qualidade
  • - Dobrável e fácil de transportar

Contras

  • - Preço pode assustar
  • - Possível dificuldade em repor cabos com defeito
  • - Áudio vaza um pouco no volume máximo
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Patrick Souza
    2017-11-11T14:32:58

    Esse fone é Bluetooth??

  • Maurício Redaelli
    2017-08-30T09:47:33

    Anderson, você tá certo, tem limite pra nossa audição, mas próximo a ele a sensibilidade é muito muito baixa. Também é muito baixa a amplitude das ondas geradas pelo fone nos limites, mas cresce quando se afasta dele. Você entende isso? Os fabricantes precisam colocar o limite em 10Hz, por exemplo, para que em 20Hz a amplitude já esteja mais alta. "Pessoal, estudem antes." foi um comentário bem arrogante, mas e você?

  • Anderson Gama
    2016-04-01T11:02:32  

    Porque um fone com resposta de frequência de 10hz à 22khz sendo que a faixa audível por um ser humano varia de 20hz à 20khz?

    recentes

    populares

    • Anderson Gama
      2016-04-01T11:02:32  

      Falando em estudar: "The commonly stated range of human hearing is 20 Hz to 20 kHz. Under ideal laboratory conditions, humans can hear sound as low as 12 Hz and as high as 28 kHz" (Wikipedia)

    recentes

    populares

    • Anderson Gama
      2016-04-01T11:02:32  

      Beto Jamaica, quem vai comprar um fone de ouvido e ir escutá-lo em um laboratório com condições ideais? Até mesmo pois tais condições geralmente são extremamente difíceis e impossíveis de se conseguir. Releia seu comentário e veja a incoerência com o que está defendendo agora.